Trabalhos Aprovados 2019

“Civilizações” em conflito: cinema no Rio de Janeiro da Belle Époque

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Vinicius Asterito Lapera

“Eu rezei uma missa bárbara”: filme e culto na Bahia

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Paola Barreto Leblanc

“Narrador” em extinção? Uma análise de Estamira e Os Catadores e Eu

Painel
Proponente: Suzana Schulhan Lopes

“SUPEROUTRO” OU MEMÓRIA DE UM CINEMA

Trabalho em Mesa: MEMÓRIA(S) DA INVENÇÃO NO CINEMA BAIANO
Proponente: Maria do Socorro Sillva Carvalho

“Telas & Fatos”: Recepção e cultura cinematográfica no Recife

Inscrição Individual
Proponente: Luciana Corrêa de Araújo

‘Atrações’ do cinema (de rua): multiusos, variedades e inovações

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Wilson Oliveira da Silva FilhoCoautor: Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)

2019 | 2049: A DIALÉTICA CROMÁTICA EM BLADE RUNNER

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: TIAGO MENDES ALVAREZ

30 anos de Línguas Desatadas: autobiografias de bixas pretas no cinema

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Bruno Felipe Duarte da Silva

A abertura da margem: proposta de análise do cinema de Ozualdo Candeia

Inscrição Individual
Proponente: Natalia de Oliveira Conte Delboni

A alma no olho: o olhar para a câmera em Café com Canela e Temporada

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Cleissa Regina de Oliveira Martins

A apropriação do super-8 por mulheres nordestinas nos anos 70 e 80.

Inscrição Individual
Proponente: moema pascoini

A arte de narrar e o ato de fingir em Cópia Fiel

Inscrição Individual
Proponente: Cristiane Moreira Ventura

A atuação de Jean-Pierre Léaud em “A morte de Luís XIV”

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Leonardo Couto da Silva

A Câmera Analítica e os rastros da história

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Alexandre Kenichi Gouin

A capoeira-dança nos desenhos de Carybé e no filme Vadiação

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Cyntia Araújo Nogueira

A casa claustrofóbica de Chantal Akerman: Estilo e feminismo

Painel
Proponente: Natália Marchiori da Silva

A casa que Jack construiu em decomposição: entre agressão e crueldade

Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Perrone Vianna

A chegada: tempo e linguagem no cinema de ficção científica

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Camarneiro

A comédia mexicana no cinema de Luís Buñuel

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: YANET AGUILERA VIRUEZ FRANKLIN DE MATOS

A contribuição dos elementos visuais no espaço fílmico de Seguindo em

Inscrição Individual
Proponente: Mari Sugai

A Corcina e a Lei do Curta: auge e crise do curta-metragem brasileiro?

Trabalho em Mesa: História e preservação do curta-metragem brasileiro
Proponente: Lucas Gadelha Parente

A Criada: um estudo sobre a representação feminina no cinema hanryu

Painel
Proponente: Ana Maria Antunes Monteiro

A direção de arte de inferninho: a potência estética do artifício.

Trabalho em Mesa: Sensorialidade e alegorias na direção de arte
Proponente: Iomana Rocha de Araújo Silva

A direção de arte na construção da visualidade háptica de Naomi Kawase

Trabalho em Mesa: Sensorialidade e alegorias na direção de arte
Proponente: Elizabeth Motta Jacob

A DIREÇÃO DE ARTE NO CINEMA DE RISCO: O COLETIVO ATOS DA MOOCA

Inscrição Individual
Proponente: Ivan Ferrer Maia

A direção de fotografia e a poética do espaço

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Rogério Luiz Silva de Oliveira

A direita vai ao cinema: uma análise de 1964: entre Armas e Livros

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Silvestre Cardoso

A distribuição de filmes no Brasil ou o eterno trabalho de Sísifo.

Trabalho em Mesa: Políticas e Mercado do Audiovisual Contemporâneo: ações e impactos.
Proponente: Mannuela Ramos da Costa

A dramaturgia dos corpos na mise-en-scène de Wong Kar Wai

Inscrição Individual
Proponente: PAULA TELLES DE MENEZES FARO

A duração da palavra filmada em três livros de Rithy Panh

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Tomyo Costa Ito

A encarnação monstruosa: entre ator, personagem e figura

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: João Vitor Resende Leal

A epifania dos arquivos abandonados e inacabados da Shoah

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Marcia Antabi

À ESCUTA DE TELEFONE SEM FIO, VIDEO-ARTE BRASILEIRA DE 1976.

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: CLOTILDE BORGES GUIMARÃRS

A experiência do cinema como forma de habitação

Trabalho em Mesa: Experiências cinematográficas do morar
Proponente: Vitor Zan

A feminização do masculino hétero em eXistenZ, de Cronenberg

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Mascarello

A figura do inimigo na produção audiovisual do Ocupe Estelita

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Cristina Teixeira Vieira de Melo

A formação audiovisual dos educadores

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Rafael Romão Silva

A formação do educador em cinema, audiovisual e educação

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Eliany Salvatierra Machado

A Fotografia em Tempo de Alta Resolução: contrausos da nitidez

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Ian de Vasconcellos Schuler

A imagem como arma no trabalho de Rabih Mroué

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Mariana Teixeira Elias

A imagem de Cristo no cinema: um caso de idolatria

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Pedro de Andrade Lima Faissol

A imagem-clichê na escrita cinematográfica

Inscrição Individual
Proponente: Joanise Levy (Jô Levy)

A inovação na cadeia produtiva do audiovisual brasileiro contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Padovani

A INSTÂNCIA GRÁFICA E A EXPERIÊNCIA DO RASTRO EM AGNÈS VARDA

Inscrição Individual
Proponente: Giulianna Nogueira Ronna

A Jornada Brasileira de Cinema Silencioso e os festivais italianos.

Inscrição Individual
Proponente: Vivian Malusá

A ligação de João César Monteiro com o Novo Cinema português

Inscrição Individual
Proponente: Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira

A montagem de filmes de família como construção de lugar de memória

Inscrição Individual
Proponente: Maíra Magalhães Bosi

A montagem do cinema screenlife

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Ana Lucia Lobato de AzevedoCoautor: Alex Ferreira Damasceno

A montagem para (re)construir, (re)encenar e (re)escrever a memória.

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Luzileide Silva

A música no filme “No ritmo do Antonov” (2014) de Hajooj Kuka

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Jusciele Conceição Almeida de Oliveira

A narração em segunda pessoa e “Você”

Trabalho em Mesa: Narração em voz-over como recurso criativo do roteiro cinematográfico
Proponente: CAROLINA OLIVEIRA DO AMARAL

A nostalgia e os ritmos temporais urbanos na obra de Jacques Tati

Inscrição Individual
Proponente: Wendell Marcel Alves da Costa

A preservação do cinema: a CINEMATECA, a ESCOLA e a UNIVERSIDADE

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Adriana Mabel Fresquet

A produtora Sonofilms em comparação às suas contemporâneas argentinas

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Vitor Ferreira Pedrassi

A proliferação de recusas: Suplício de Uma Alma e Paris Nos Pertence

Painel
Proponente: Cauê Oliveira Dias BatistaCoautor: Felipe Soares Lopes

A questão do coautor nas legislações do cinema no Brasil e em Portugal

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Jorge Luiz Cruz

A questão síria na ficção seriada e no documentário jornalístico

Trabalho em Mesa: Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica
Proponente: José Augusto Mendes Lobato

A representação do conflito socioambiental no documentário rondoniense

Inscrição Individual
Proponente: Juliano José de Araújo

A sobrevivência dos arquivos: materialidades e memória

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: José Cláudio Siqueira Castanheira

A teatralização midiática da política no filme O processo (2018)

Inscrição Individual
Proponente: Márcio Zanetti NegriniCoautor: Helena StiggerCoautor: Cristiane Freitas Gutfreind

A teoria de Eisenstein e a direção de fotografia

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Taís de andrade e Silva Nardi

Acervos digitais na web e políticas de memória

Painel
Proponente: Douglas Ostruca

Acessibilidades em cinemas: entre novas estruturações e experiências.

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Andreson Silva de CarvalhoCoautor: Talitha Gomes Ferraz

Afetos, corpos e atmosfera: o medo de classe em Los Decentes

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Mariana Dias Miranda

Afirmação trágica em “A árvore dos frutos selvagens”, de Ceylan

Inscrição Individual
Proponente: Rogério de Almeida

Alinhar a Memória – A Escrita do Tempo em Elegia de uma Viagem

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Ana Costa Ribeiro

Amazônia infernal e o horror tipo exportação

Trabalho em Mesa: História(s) do horror brasileiro: memórias, circuitos e legados
Proponente: Leandro Cesar Caraça

Animação e memória: as subjetividades políticas no filme “Torre”

Trabalho em Mesa: Animação e efeitos visuais: questões de teoria e prática
Proponente: Jennifer Jane Serra

Animação eletrônica brasileira dos anos 1980: uma memória esvaecente

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: João Paulo Amaral Schlittler

Annalise Keating e o Feminismo Negro em narrativas seriadas

Inscrição Individual
Proponente: Joselaine Caroline da Silva Santos

Antecedentes da Performance AV nos Arquivos See this Sound e CVM

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Marcus Vinicius Fainer Bastos

Antifilosofia: Jean Epstein e realismo especulativo

Inscrição Individual
Proponente: Julio Bezerra

António Lopes Ribeiro: a câmara do poder do cinema português

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Afrânio Mendes Catani

Ao vivo como dispositivo em “Aos Vivos” (2018) de Nuno Ramos

Inscrição Individual
Proponente: Juliana Garzillo Cavalcanti

Apontamentos sobre a ditadura civil-militar no cinema brasileiro atual

Inscrição Individual
Proponente: Elisa Fonseca

Apontamentos sobre o início do cinema de mulheres em Goiás

Inscrição Individual
Proponente: Naira Rosana Dias da SilvaCoautor: Rosa Maria Berardo

Arqueologia na produção das imagens de três longas-metragens animados

Trabalho em Mesa: Animação e efeitos visuais: questões de teoria e prática
Proponente: Carla Schneider

Articulações cinematográficas da imagem de Rodney King

Painel
Proponente: Pedro de Alencar Sant’Ana do Nascimento

Articulações Locais na Política Pública de Fomento ao Audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: Raphael Brito Faustino

As “condições de estranheza” da voz em Doce Amianto (2013)

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Joice Scavone Costa

As autoritárias ondas na educação e a possiblidade de transformação

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYORCoautor: Isabela Cabral Félix de Sousa

As boas maneiras e os gêneros cinematográficos no cinema brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Cazes Costa

AS CABANAS DE VARDA. Ato político e estético que problematiza o exibir

Inscrição Individual
Proponente: Denise Lopes

As cartas em Chantal Akerman: inscrições do cotidiano e singularidade

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Daniela Moreira de Faria de Oliveira Rosa

AS DIMENSÕES POLÍTICAS DA LUZ NO ILUMINAI OS TERREIROS (2006)

Painel
Proponente: ANTOINE NICOLAS GONOD D ARTEMARE

As Imagens Gore. Narrativas alternativas e memética na política

Trabalho em Mesa: Políticas da Imagem e Imagens da Política no Neoconservadorismo.BR
Proponente: Ivana Bentes

As Olimpíadas de Tóquio: imagens do Japão de 1964 e 2020

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Pedro de Araujo Nogueira Tinen

As potencialidades dos paratextos para a Teoria dos Cineastas

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Patricia de Oliveira Iuva

Ascensão, Vertigem e Queda na Poesia e Cinema de Mário Peixoto.

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: BARBARA BERGAMASCHI NOVAES

Atos políticos cinematográficos e o golpe de 2016 no Brasil

Inscrição Individual
Proponente: bruno saphira ferreira andrade

Audiovisualidades críticas: Discursos sobre o cinema no YouTube Brasil

Inscrição Individual
Proponente: Wanderley de Mattos Teixeira Neto

Autobiografia e Interseccionalidade em “Privilégio” de Yvonne Rainer

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Carla Alice Apolinário Italiano

Autoria e o cinema periférico

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Biografias no cinema: resgate da memória individual e coletiva

Inscrição Individual
Proponente: Graziela Aparecida da Cruz

Bixa Travesty e o queerlombismo: a negritude trans no documentário

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Gilberto Alexandre Sobrinho

Bodylands: o entre-lugar da lésbica no cinema

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Alessandra Soares Brandão

Bomba de som e música: o discurso distópico de Branco Sai, Preto Fica

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Alexandre Camargo Scarpelli

Brasil e Argentina nos festivais de Cannes e Berlim (1994 – 2017)

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Belisa Brião Figueiró

Brasil sem escuta: reações do documentário à intolerância conservadora

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Reinaldo Cardenuto Filho

Brasília no longa-metragem “Branco Sai, Preto Fica” de Adirley Queirós

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Carlos Eduardo da Silva Ribeiro

C(elas): claustros femininos e maternagem no ambiente prisional

Inscrição Individual
Proponente: Gabriela Santos Alves

Café com Canela – Cinema como estrategia de autocuidado e afeto

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Edileuza Penha de Souza

Café, canela e transgressão: descolonizando narrativas feministas

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Geisa Rodrigues

Câmera e corpo no audiovisual político nos sites de redes sociais

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Adil Giovanni Lepri

Camerar pontos-de-ver: as crianças autistas e as teorias de cinema

Trabalho em Mesa: Cinema, território, subjetivação II
Proponente: Isaac Pipano Alcantarilla

Câmeras de vigilância e um novo regime de visualidades

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Paulo Souza dos Santos Junior

Cantares de Lucrecia: o design musical da trilogia de Salta

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Guilherme Maia de JesusCoautor: Diego Martin Haase

Capitu: memória, desejo e espectatorialidade

Inscrição Individual
Proponente: Carolina Soares Pires

Cartografia Cinematográfica e a Identidade em Rio Doce/CDU

Inscrição Individual
Proponente: Maria Helena Braga e Vaz da Costa

Casa Aurora: onde o cinema amador encontrou sua vitrine

Inscrição Individual
Proponente: Marilice Amábile Pedrolo Daronco

Cena, corpo e gestos em “Trabalho N.1”

Inscrição Individual
Proponente: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado

Charlie Chan e o whitewashing de detetives asiáticos em Hollywood

Inscrição Individual
Proponente: Lucas Ravazzano de Mattos Batista

Cidade e distopia: filmes brasileiros comparados (anos 1950-60 e 2019)

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Eliska Altmann

Cidades da diáspora africana e a criação de imagens cinematográficas

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Aida Rodrigues Feitosa

Cine andino e reforma agrária na ditadura de 1968 no Peru

Inscrição Individual
Proponente: Carlos Francisco Pérez Reyna

CINE-PERFORMANCE: Montagens espaciais e temporais entre a PERFORMANCE

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Roderick Steel

Cineastas e imagens dos povos – de Cabra Marcado a Martírio

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Leandro Rocha Saraiva

Cineastas mulheres seriam impermeáveis à grandeza?

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Karla Holanda

Cinema amador e universitário fluminense: a experiência do LUPA-UFF

Trabalho em Mesa: História e preservação do curta-metragem brasileiro
Proponente: Rafael de Luna Freire

Cinema como modo de atenção: o modus poético em Andrei Tarkovski

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Beatriz Avila Vasconcelos

Cinema de baixo orçamento no Rio Grande do Sul e a economia da dádiva

Inscrição Individual
Proponente: Miriam de Souza Rossini

Cinema de ficção e memória política durante a Ditadura Civil-Militar

Inscrição Individual
Proponente: Igor Araújo PortoCoautor: Guilherme Fumeo Almeida

Cinema de Heroínas: Olhares Críticos sobre Mulher Maravilha e Capitã M

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Regina Lucia Gomes Souza e SilvaCoautor: Letícia Moreira de Oliveira

Cinema e “Performance Art”

Inscrição Individual
Proponente: Lisandro NogueiraCoautor: wertem nunes faleiro

CINEMA E DIREITOS HUMANOS COMO PERSPECTIVA EDUCACIONAL

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Alexandre Silva Guerreiro

Cinema e intermidialidade: os ecos narrativos da música do Manguebeat

Trabalho em Mesa: Montagem Permitida: Eisenstein e Intermidialidade no Cinema Brasileiro
Proponente: Amanda Mansur Custódio Nogueira

Cinema experimental brasileiro e a experiência do exílio: Cartografias

Painel
Proponente: Natália Alves dos Reis Silva

Cinema Experimental, Cinema Expandido, Documentário: entre o Arquivo e o Found-footage

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Maria Guiomar Pessôa Ramos

Cinema feito por mulheres em Alagoas: um panorama da ausência

Painel
Proponente: Maysa Santos da Silva

Cinema In(ter)venção com as ruas, praças e o farol, em Fortaleza

Inscrição Individual
Proponente: Deisimer Gorczevski

Cinema Lésbico e Negro: Raça, Sexualidade e Decolonialidade

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Naira Evine Pereira Soares

Cinema negro brasileiro hoje e a insistência do “acordo transparente”

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Juliano Gomes

Cinema noir italiano: a (in)dependência de uma femme fatale clássica

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Rossato Augusti

Cinema paranaense em revisão: relações históricas na Cinemateca do Museu Guido
Viaro (Curitiba, 1975-1985)

Inscrição Individual
Proponente: Luciane Carvalho

Cinema, grupo, clínica: notas sobre uma prática

Trabalho em Mesa: Cinema, território, subjetivação II
Proponente: Cezar Migliorin

CINEMA, PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E TECNOLOGIA. SOBRE ORIGENS E DESCOBERTAS

Inscrição Individual
Proponente: João Guilherme Barone Reis e Silva

Cinemas do entrelugar: Filmes de Plástico e Rosza Filmes

Inscrição Individual
Proponente: Angelita Maria Bogado

Cinemas do Sertão do Pajeú

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: KATE VIVIANNE ALCANTARA SARAIVA

Cinemas pós-coloniais e decoloniais em contextos de crise

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Michelle SalesCoautor: Catarina Amorim de Oliveira Andrade

Cinemateca do MAM e Cinemateca Uruguaia: resistência cultural nos anos

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Fabián Rodrigo Magioli Núñez

Cinematografia como tradução

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Pedro Urano de Carvalho

Circulação audiovisual e formação de público no interior da Bahia

Inscrição Individual
Proponente: Cristiane da Silveira Lima

Cisgeneridade e transgeneridade no espaço físico do cinemão

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Helder Thiago Cordeiro Maia

Clandestinos: memórias/histórias de uma específica espectatorialidade

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Ricardo Jose de Barros Cavalcanti

Clémenti autor: sobreimpressão psicodélica, militância e… teoria?

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Leonardo Esteves

Coabitações e coexistências plurais no cinema de Sissako

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Hannah Serrat de Souza Santos

Colonialismo e capitalismo no mercado cinematográfico português (1961-

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Paulo Cunha

Como as imagens vêm ao mundo? Patrimonialização de imagens do Alemão

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Jean Carlos Pereira da Costa

Como dar close na precariedade: o cinema dândi-periférico de Sosha

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Pedro Pinheiro Neves

Como Enganar um Míssil Teleguiado – Pedagogia Farockiana

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: LUÍS FELIPE FLORES

Como mensurar a “escrita de si” no documentário?

Inscrição Individual
Proponente: Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues

Comparando filmes – Siegfried Kracauer e Pierre Sorlin.

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Pedro Miguel Camargo

COMULHER: A experiência do vídeo feminista na redemocratização

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Lívia Perez de Paula

Condensação e ressignificação: a retomada dos arquivos no cinema.

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Patricia Furtado Mendes Machado

Conflitos à margem: uma análise de João Antônio e Ozualdo Candeias

Painel
Proponente: Vinícius da Cunha Bisterço

Constelação de imagens ardentes: um cinema brasileiro ao redor do fogo

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Ana Caroline de Almeida

Construção audiovisual do espaço de criação de Deborah Colker em Start

Inscrição Individual
Proponente: Sofia Franco Guilherme

Contraponto e atrações em A visita do velho senhor (1976), de Candeias

Trabalho em Mesa: Montagem Permitida: Eisenstein e Intermidialidade no Cinema Brasileiro
Proponente: Fábio Raddi Uchoa

Conversas ao pé do ouvido: vamos falar do museu de cinema?

Inscrição Individual
Proponente: Thais Vanessa Lara

Cor e Tela Panorâmica no Cinema Novo: imersão e distanciamento

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Simplicio Neto Ramos de Sousa

Coreografias dos prazeres femininos – gestos e atrações pornô em As fi

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Mariana BaltarCoautor: Érica Ramos Sarmet dos Santos

COREOPOLÍTICAS AUDIOVISUAIS: VIDEOCLIPES ENQUANTO MANIFESTOS

Inscrição Individual
Proponente: JOUBERT DE ALBUQUERQUE ARRAIS

Corpo, desaceleração e resistência: Walker Series de Tsai Ming-Liang

Trabalho em Mesa: Corpo, duração e finitude: Jarman, Tsai Ming-Liang e Black Mirror
Proponente: Ericson Telles Saint Clair

Corpos marginalizados de Branco sai preto fica e Era uma vez Brasília

Painel
Proponente: Paloma Palacio Marcelino

Coutinho ator em “Ultimas Conversas”

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Luíza Zaidan

Créditos falados: dos talkies ao cinema moderno

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Matheus Strelow Saraiva

Cruzamentos entre práticas sonoras em tempo real e em tempo diferido

Inscrição Individual
Proponente: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Da adaptação a intratextualidade: o alter-ego de Woody Allen.

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Silva Wolf

Da alteridade à alterofobia: o outro no cinema latino-americano

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Luiz Fernando Roos Todeschini

Da entrevista à ação: uma tendência do cinema brasileiro contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Daniel R. Feix

Da pintura ao vídeo: a composição da imagem a partir de Kandinsky

Inscrição Individual
Proponente: ALINE DE CALDAS COSTA DOS SANTOS

Dada-data: Interações entre um webdocumentário e a arte inespecífica

Inscrição Individual
Proponente: Fernanda Bernardes

Darwin na programação: Entre heroínas, cômicos, atualidades e seriados

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Sancler Ebert

De Eddy a Marvin: homossexualidade e caminhos autorais da adaptação

Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Ribeiro Barreto

De Santiago a Roma: uma mirada patronal no Cinema Latino-Americano

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marcelo Vieira Prioste

Denis, Conrad e Camus: o pessimismo do empreendimento colonial

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Juliana Soares Lima

Desafios para a permanência da Preservação Audiovisual no Brasil

Trabalho em Mesa: Desafios políticos e metodológicos da preservação audiovisual
Proponente: Carlos Roberto de Souza

Descobrir a cena: a imagem subterrânea em Profondo Rosso

Painel
Proponente: Wellington Gilmar Sari

Descolonização do pensar e das infraestruturas Na Maré Profunda

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Ruy Cézar Campos Figueiredo

Desde Contagem: processo e estética de dois “cineastas moradores”.

Trabalho em Mesa: Experiências cinematográficas do morar
Proponente: Claire Allouche

Desejo feminino e política da imagem em Baise moi e As Filhas do Fogo

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Gabriela Machado Ramos de Almeida

Deslocamentos e errâncias: Chantal Akerman sob o olhar comparatista

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Larissa Veloso Assunção

DESTINOS DA MEMÓRIA: SALAS DE CINEMA DE RUA DE SANTA CATARINA

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Renata Rogowski Pozzo

Deuses entre nós: convenções das adaptações fílmicas de super-heróis

Inscrição Individual
Proponente: Vilson André Moreira Gonçalves

Devir ecológico: corporeidades não-humanas no cinema contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Mariana Arruda Carneiro da Cunha

Devir-cinema: Corpos e imagens infantis.

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: César Donizetti Pereira Leite

Diálogos estilísticos entre Barry Jenkins e Wong kar-wai

Inscrição Individual
Proponente: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Diálogos Vitais: o ato comunicacional nos filmes de Jan Švankmajer.

Inscrição Individual
Proponente: RODRIGO ANDRE DA COSTA GRACA

Diante das cisões: o cinema e a luta por moradia

Trabalho em Mesa: Experiências cinematográficas do morar
Proponente: Érico Oliveira de Araújo Lima

Direção de arte: repertório, interpretação e comunicação visual.

Trabalho em Mesa: A direção de arte na narrativa cinematográfica: composição e linguagem
Proponente: Nívea Faria de Souza

Discursos sobre jovens em conflito com a lei: considerações críticas

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Caio Túlio Padula Lamas

Dispositivos Sonoros: o design de som e a arte sonora no filme A Balsa

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Filipe Barros Beltrão

Diversidade Videoclipe em Paraíso Perdido: anotações e memórias

Inscrição Individual
Proponente: Wilton Garcia

Do grotesco ao antropofágico: corpos e rostos sganzerlianos

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: ISABEL PAZ SALES XIMENES CARMO

Do outro lado: pequena etnografia sobre viagem, imagem e comunidade

Trabalho em Mesa: Cinema, território e subjetivação I
Proponente: Samuel Leal Barquete

Do sound-system de reggae ao sistema de som dos cinemas

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Leonardo Alvares Vidigal

Do Teatro ao Cinema de Poesia – Segundo Movimento

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Flávio Costa Pinto de Brito (Flávio Kactuz)

Do ver juntos ao montar juntos

Trabalho em Mesa: Cinema, território e subjetivação I
Proponente: Douglas Resende

Documentário em primeira pessoa, busca e trânsitos

Painel
Proponente: Laís de Lorenço Teixeira

Duplo gesto: o corpo na redistribuição da violência colonial

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Leon Orlanno Lôbo Sampaio

Ed.,psicologia e cinema:reflexões a partir de Jonas e o circo sem lona

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: FERNANDA OMELCZUK WALTER

Edgard Navarro e o Corpo do escracho

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Geraldo Blay Roizman

EDUCAÇÃO E CINEMA: TÓPICOS SOBRE A PRODUÇÃO PRESENTE NO CATÁLOGO CAPES

Inscrição Individual
Proponente: Diogo José Bezerra dos Santos

Efeitos visuais e animação: uma relação de aproximações e afastamentos

Trabalho em Mesa: Animação e efeitos visuais: questões de teoria e prática
Proponente: Roberto Tietzmann

El documental autobiográfico y la preservación de la memoria histórica

Inscrição Individual
Proponente: María Marcela Parada

Em busca da amizade no cinema brasileiro LGBT+

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Haroldo Ferreira Lima

Encenações de si no cinema brasileiro contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Marília Xavier de Lima

Enlace onírico: limiares sonoros no filme musical

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Letícia X. L. Capanema

Entre Cinema e Videoclipe, Montagem de Atrações e Conflitos

Trabalho em Mesa: Montagem Permitida: Eisenstein e Intermidialidade no Cinema Brasileiro
Proponente: Samuel Paiva

Entre espectros e escuridão: notas sobre os refugiados em Border

Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Lessa Filho

Entre olhares: o fílmico, o teatral e performático em Jean Genet

Inscrição Individual
Proponente: Alex Beigui de Paiva Cavalcante

Entre pães e rosas, queremos os dois: revoluções, melancolia e desejo

Inscrição Individual
Proponente: Mariana Duccini Junqueira da Silva

Entre versões de O Mistério do Dominó Preto (1931)

Inscrição Individual
Proponente: Marcella Grecco de Araujo

Enunciação personalizada, focalização local e ramificações históricas

Trabalho em Mesa: Enunciação e temporalidade no documentário moderno e contemporâneo.
Proponente: Henri Arraes de Alencar Gervaiseau

Espaço-Além: O filme como um espaço in-between Cinema e Performance

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Huli de Paula Balász

Espaços híbridos entre o musical e o teatro no Ébrio de Gilda de Abreu

Inscrição Individual
Proponente: Margarida Maria Adamatti

Estéticas da Montagem nas Artes Audiovisuais: Movimentos Centrípetos

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: MILENA SZAFIR

Estilo narrativo do cinema brasileiro de 1950 baseado em roteiros

Inscrição Individual
Proponente: Natasha Romanzoti

Estilos críticos: Helena Silveira e Artur da Távola

Trabalho em Mesa: Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica
Proponente: Maria Ignês carlos Magno

Estratégias críticas de fabulação no cinema negro

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Kênia Cardoso Vilaça de Freitas

Estratégias de convocação dos personagens no documentário argentino

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Natacha Muriel Lopez Gallucci

Estratégias de escrita de roteiro no “Realismo de Confronto”

Inscrição Individual
Proponente: Marcela de Souza Amaral

Estratégias de Produção e Pós-produção de som em Baby Driver

Trabalho em Mesa: A MEMÓRIA CULTURAL DO CINEMA DE GÊNERO: UM MUSICAL DE GANGSTERS HOJE
Proponente: Fabrizio Di Sarno

EVALDO MOCARZEL E A DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA CONSTRUÍDA NO CORPO DANÇANTE

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Cristiane do Rocio Wosniak

Ex-pajé e as modulações no documentário

Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Soranz

Excesso e mobilização cognitiva-corpórea em “Ossos”, de Helena Ignez.

Inscrição Individual
Proponente: GABRIELA RUFINO MARUNO

Exibir cinema brasileiro na universidade: uma devolução?

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Cíntia Langie Araujo

Exílio e interrupção: a retomada dos arquivos em Guzmán e Coutinho

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Julia Gonçalves Declie Fagioli

Experiência e memória cinematográficas na partilha de uma curadoria

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Ana Paula Nunes

Experiências de iniciação ao cinema numa escola de favela carioca

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Leonardo Cesar Alves Moreira

Exploração de exportação: o díptico de horror satânico de Fauzi Mansur

Trabalho em Mesa: História(s) do horror brasileiro: memórias, circuitos e legados
Proponente: Tiago José Lemos Monteiro

Expressão fílmica ou estilo no cinema de Wigna Ribeiro

Inscrição Individual
Proponente: Veruza de Morais FerreiraCoautor: Sebastião Guilherme Albano

Falando de amor com Cristiano, Riobaldo, Diadorim e Camilo

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: vinicios kabral ribeiro

Fantasma, anacronismo e memória na montagem audiovisual contemporânea

Inscrição Individual
Proponente: Michael Abrantes Kerr

Fantasmas, rastros e memórias. 10 anos do filme de André Novais.

Painel
Proponente: richard dos anjos tavares

Feminismos na tela: deslizamentos entre narrativa e criação

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Karla Bessa

Fernando Belens: A memória que entra pelos olhos

Trabalho em Mesa: MEMÓRIA(S) DA INVENÇÃO NO CINEMA BAIANO
Proponente: Marise Berta de Souza

FESTIVAIS DE CINEMA E CONTINGÊNCIA: O CASO DO FESTIVAL DO RIO

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tetê Mattos [Maria Teresa Mattos de Moraes]

Festival de Cinema Amador JB/Mesbla: história e preservação

Trabalho em Mesa: História e preservação do curta-metragem brasileiro
Proponente: Lila Silva Foster

Filiações monstruosas: corpo e comunidade em As Boas Maneiras

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: João Victor de Sousa Cavalcante

Filmar, parar de filmar: cinema na encruzilhada

Trabalho em Mesa: Cinema, território, subjetivação II
Proponente: André Guimarães Brasil

Filme-ensaio e documentário – Passagens

Inscrição Individual
Proponente: Francisco Elinaldo Teixeira

Filmografia de Licínio Azevedo: estórias de Moçambique do pós-guerra

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Arenas

Fome, peste, guerra e morte: o cinema em Manaus durante a I Guerra

Painel
Proponente: Alan Gomes Freitas

Formação e perfil das associações de críticos

Trabalho em Mesa: A Associação de Críticos e a Memória do Cinema Brasileiro
Proponente: Ivonete Pinto

Formas de insubordinação cinematográfica ao mito do amor materno

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Roberta Veiga

Formas do sexo lésbico no cinema narrativo

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Ramayana Lira de Sousa

Genealogia da criação: um estudo focado no processo audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: Fahya Kury Cassins

Gênero e raça nos longas-metragens brasileiros de 1961 a 2017

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: PAULA ALVES DE ALMEIDA

GÊNERO, RACISMO E EDUCAÇÃO EM DIÁRIOS DE CLASSE (2017)

Inscrição Individual
Proponente: Carla Conceição da Silva Paiva

Gesto ensaístico e memórias na fricção do passado com o presente

Painel
Proponente: Rafael de Souza Barbosa

GLAUBER & WELLES – um estudo comparativo

Inscrição Individual
Proponente: Josafá Marcelino Veloso

H.O. – o estado documental no cinema de invenção de Ivan Cardoso

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Rodrigo Corrêa Gontijo

Harun Farocki e Bertolt Brecht: aproximações

Inscrição Individual
Proponente: Arlindo Rebechi Junior

Harun Farocki entre a estética dos games e a experiência do cinema

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Jamer Guterres de Mello

Haruo Ohara no Cinema: Uma Reflexão sobre Imagens e Memória

Inscrição Individual
Proponente: Pascoal Farinaccio

Hiato 71: transições (in)visíveis na montagem de “Lawrence da Arábia”

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: VINICIUS AUGUSTO CARVALHO

Hiato fílmico e liberação narrativa em Lições de História

Inscrição Individual
Proponente: Dalila Camargo Martins

Hiroshima Mon Amour : alegoria do esquecimento

Painel
Proponente: Thaís Itaboraí Vasconcelos

História e Nova História do Cinema Brasileiro: uma análise comparativa

Inscrição Individual
Proponente: NEZI HEVERTON CAMPOS DE OLIVEIRA

Histórias em quadrinhos de Sganzerla: filme marginal, mídia marginal

Inscrição Individual
Proponente: CIRO INACIO MARCONDES

Historiografia da Dança no Cinema: análise fílmica no século XXI

Inscrição Individual
Proponente: Maria de Lurdes Barros da PaixãoCoautor: Maria Consuelo Oliveira Santos

Hitler IIIoMundo (1968) e H. Bosch: o imaginário grotesco e da loucura

Inscrição Individual
Proponente: Juliana Froehlich

Hong Sang-soo e a volta do parafuso nos filmes de conversação

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Alexandre Rafael Garcia

Horror cotidiano: O social e político nos filmes brasileiros de horror

Painel
Proponente: Jéssica Patrícia Soares

Hospital Universitário Clementino Fraga Fº: uma construção da memória

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Mili Bursztyn de Oliveira SantosCoautor: Arthur Ribeiro Frazão

IDENTIDADE DE RESISTÊNCIA NO CINEMA DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS

Inscrição Individual
Proponente: Maria Neli Costa Neves

Imagem Pensamento: tempo e movimento nas imagens dos desenhos animados

Inscrição Individual
Proponente: Augusto Ramos Bozzetti

Imagem, percepção e sensação: o cinema experiencial de Peter Mettler

Inscrição Individual
Proponente: Lyana Guimarães Martins

Imagem-acontecimento / Cinema experimental e educação

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Gustavo Jardim

Imagens da (e para) morte – Rithy Panh, arquivos e vestígios da falta

Inscrição Individual
Proponente: Márcio H M Andrade

Imersão, games e experiência do espaço sonoro nos fones de Baby Driver

Trabalho em Mesa: A MEMÓRIA CULTURAL DO CINEMA DE GÊNERO: UM MUSICAL DE GANGSTERS HOJE
Proponente: Lucas Correia Meneguette

Infância e cinema: outra perspectiva para o corpo na escola

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Karine Joulie Martins

Inferno de repetições: Glauber e Sganzerla em comparação

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Alexandre Wahrhaftig

Intermedialidade, performance e afeto em Tinta Bruta

Inscrição Individual
Proponente: Thalita Cruz Bastos

Interpelações arquivísticas no cinema lésbico contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Adriana P F Azevedo

Interseções entre Cinema e Pintura em Maria Antonieta de Sofia Coppola

Painel
Proponente: Laís Serra

Intervenção divina: exílio, olhar em cena, mediação burlesca

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza

Invenções e (re)existências em Cuauhtémoc e Mundo Incrível REMIX

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Roberto Ribeiro Miranda Cotta

Jaulas pequenas, monstros gigantes: modos do horror cinematográfico

Inscrição Individual
Proponente: Lucas Procópio Caetano

Joan Jonas, do espelho ao vídeo

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Paula Nogueira Ramos

Jonas Mekas, cineasta e colecionador de memórias

Painel
Proponente: Natália Lago Adams

Jornada da Heroína nos Filmes de Animação Japonesa

Painel
Proponente: Luiza Pires Bastos

Juliana Rojas e Marco Dutra: um lobisomem brasileiro no cinema

Painel
Proponente: Esmejoano Lincol da Silva de França

Júlio Bressane, Miguel Bejo e o filme de horror autorreflexivo

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Estevão de Pinho Garcia

Kisteha: mídias indígenas e política na aldeia Kalapalo Aiha

Inscrição Individual
Proponente: Thomaz Marcondes Garcia Pedro

La Generación del 60 e o legado da obra teórica de Simón Feldman

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: RAFAEL ROSINATO VALLES

La Parole Vivant – A declamação no cinema de Eugène Green

Painel
Proponente: Rogerio Eduardo Moreira Pereira

La Pointe Courte: afetações foto-dramatúrgicas no filme de Agnès Varda

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle

La Teta Asustada, Roma e o conflito étnico-racial latino-americano

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Licia Marta da Silva Pinto

Ladrões de cinema (1977) e a carnavalização do filme histórico.

Inscrição Individual
Proponente: Míriam Silvestre 78609160106

Localidade, oralidade e acaso: Gede Vizyon e o espírito da memória

Inscrição Individual
Proponente: Jansen Hinkel Molineti Tavares

Localizando o western contemporâneo

Painel
Proponente: Luiz Felipe Rocha Baute

Loucura e insurreição do corpo feminino em Rivette e Cassavetes

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Maria Leite Chiaretti

LUGARES QUE SE MOVEM EM VERSOS E EM TELA

Inscrição Individual
Proponente: Diogo dos Santos Souza

Luiza Maranhão: A mulher negra no prelúdio cinemanovista

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Catarina de Almeida

Luta armada e ditadura em dois documentários ultraconservadores

Inscrição Individual
Proponente: WALLACE ANDRIOLI GUEDES

Mais popular que o “popular”: PelMex, Cine Azteca, circuito periférico

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: João Luiz Vieira

Mangue Bangue, filme-limite

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Theo Costa Duarte

Manoel Clemente: memórias da direção de fotografia na Paraíba

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Matheus José Pessoa de AndradeCoautor: Fernando Trevas Falcone

Mãos à obra: o trabalhador mexicano nos EUA em dois filmes

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Maurício de Bragança

Mário Peixoto, os diários e as amizades

Inscrição Individual
Proponente: Denilson Lopes Silva

Materialidade mutante do cinema de película para o digital

Inscrição Individual
Proponente: Dirceu Martins Alves

Maternidade: uma possibilidade para diretoras de fotografia no Brasil?

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Marina Cavalcanti Tedesco

Mauro em Caiena: do filme-carta ao filme-ensaio

Inscrição Individual
Proponente: Rafael de Almeida

Melancolia, memória e autobiografia : em torno de Lehman e Farocki

Trabalho em Mesa: Enunciação e temporalidade no documentário moderno e contemporâneo.
Proponente: Marcius Freire

Melodrama e sensibilidade gay em Praia do Futuro (2014)

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Lucas Hossoe Gomes

Memória e ficção na literatura e cinema espanhóis do século XXI

Inscrição Individual
Proponente: Flavio Pereira

Memória e identidade nos documentários de Joaquim Pedro de Andrade

Inscrição Individual
Proponente: MEIRE OLIVEIRA SILVA

Memória e nostalgia nas imagens de arquivo de Raoul Peck

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Gabriel Filgueira Marinho

Memórias do futuro da Metrópolis – retomada-ensaística de Ridley Scott

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Guilherme Bento de Faria Lima

Meninas no documentário brasileiro: visibilidade de vozes e corpos

Inscrição Individual
Proponente: Letizia Osorio Nicoli

Meteorango Kid & Caveira My Friend: memória dos anti-heróis marginais

Trabalho em Mesa: MEMÓRIA(S) DA INVENÇÃO NO CINEMA BAIANO
Proponente: José Umbelino de Sousa Pinheiro Brasil

Místico-digital: o retorno contemporâneo da fotogenia

Inscrição Individual
Proponente: André Antônio Barbosa

Mitocrítica fílmica: base teórico-metodológica para pesquisa em cinema

Inscrição Individual
Proponente: Danilo Fantinel

MONTAGEM AUDIOVISUAL ENTRE O OLHAR E A IMAGEM

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Elianne Ivo Barroso

Montagem e espaço nos discursos sobre imigrantes brasileiros

Painel
Proponente: Alexandre Nakahara

Montagem, documentário e política: uma proposta de método de análise

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: ana rosa marques

Montagens em soft narrativas: o Eu sou Amazônia, do Google Earth

Painel
Proponente: Madylene Costa BarataCoautor: Gustavo Daudt Fischer

Mostra Aurora (2008-2012): discurso curatorial e recepção crítica

Painel
Proponente: Adriano Ramalho Garrett

Motivos visuais do realismo fantasmagórico no cinema de Weerasethakul

Inscrição Individual
Proponente: Henrique Codato

Movimento criador e roteiro – relatos cartográficos

Inscrição Individual
Proponente: Ana Ângela Farias Gomes

Movimentos do corpo e do pensamento:Glauber Rocha e Roberto Rossellini

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Nikola Matevski

Movimentos pela Anistia em Belo Horizonte em registros da Globo Minas

Inscrição Individual
Proponente: Marcella Furtado Rodrigues

Muitas glorias e algumas aleluias

Inscrição Individual
Proponente: Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva

Muito além da muralha: a composição visual em Game of Thrones

Trabalho em Mesa: A direção de arte na narrativa cinematográfica: composição e linguagem
Proponente: Dorotea Souza Bastos

Mulheres e found footage: aproximações

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Clara Bastos Marcondes Machado

Mulheres em Narcos México e El Chapo (3ª temporada)

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marina Soler Jorge

Mulheres na direção: documentários de média-metragem no Brasil em 1980

Painel
Proponente: Hanna Henck Dias Esperança

Mulheres negras e imaginários sobre gênero e raça na recepção fílmica

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Ceiça Ferreira [Conceição de Maria Ferreira Silva]

Mutações do gênero faroeste nos anos 1960

Painel
Proponente: Francisco Etruri Parente

Não é feitiçaria, é sinergia: a eterna juventude de Sabrina

Inscrição Individual
Proponente: Pedro Peixoto CuriCoautor: Marcela Dutra de Oliveira Soalheiro Cruz

Não vi e não gostei: disputas de memória a partir de “Marighella”

Inscrição Individual
Proponente: Mônica Mourão Pereira

Narradores inconfiáveis nas séries de TV do século 21

Inscrição Individual
Proponente: Carlos Gerbase

Narrativa Interativa na Netflix: a estrutura de “Você Radical”.

Painel
Proponente: Luiz Eduardo Maués Cunha

Narrativas audiovisuais e disputas culturais em busca do povo

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Wilq Vicente

Narrativas da crítica: resgate e história na transformação dos meio

Trabalho em Mesa: A Associação de Críticos e a Memória do Cinema Brasileiro
Proponente: Fatimarlei Lunardelli

Narrativas documentais à luz do cenário socio-político

Inscrição Individual
Proponente: Mauro Giuntini Viana

Negruras e suas encruzilhadas no cinema negro contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: tatiana a c costaCoautor: Breno Henrique de Almeida Rocha

Nem fetiche, nem escatologia: crítica das imagens de squirting

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Carla Miguelote

Nem nouvelle, nem nouveau: Alain Resnais em defesa do realismo mental

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Isadora Meneses Rodrigues

Nos anos 80, com jovens de punhos cerrados e erguidos: Alfaro Vive…

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: denise tavares da silva

Nuances poéticas na ficção televisiva infantojuvenil

Trabalho em Mesa: Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica
Proponente: João Paulo Lopes de Meira Hergesel

O “espaço alegórico” em filmes brasileiros do momento tropicalista.

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Adriano Del Duca

O afeto fantasma

Inscrição Individual
Proponente: Andre Piazera Zacchi

O amargo obituário do cinema pernambucano

Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Almeida Ferreira

O Aranhaverso. Ruptura e ousadia na burocrática Indústria de Hollywood

Painel
Proponente: Fabiano Leandro Pandolfi

O barro, o jenipapo, o giz e o cinema no território Xakriabá

Trabalho em Mesa: Cinema, território e subjetivação I
Proponente: Clarisse Maria Castro de Alvarenga

O Brasil e a negociação da latinidade em “Eran trece”

Inscrição Individual
Proponente: Isabella Regina Oliveira Goulart

O casal e as ruínas em Rossellini e Saraceni

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Livia Azevedo Lima

O céu e a areia de Copacabacana: onde residem a luz e a escuridão

Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Guimarães Rabelo do Amaral

O Cine UFPel e a promoção da cinefilia a partir do cinema brasileiro

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: MAURICIO VASSALI

O cinema americano informará: a recepção antropofágica de Hollywood

Inscrição Individual
Proponente: Anderson Luis Ribeiro Moreira

O cinema de arquivo e o conceito de inconsciente ótico de W. Benjamin

Inscrição Individual
Proponente: Flavio Guirland Vieira

O cinema de Leon Hirszman em 1969: entre o popular e o marginal

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Pedro Vaz Perez

O cinema-caverna de Robert Smithson

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Patrícia Mourão

O circuito exibidor de Inconfidência Mineira (1948) no Rio de Janeiro

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Lívia Maria Gonçalves Cabrera

O corpo como um lugar de memória em Teatro de Guerra, de Lola Arias

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Carolina Goncalves pinto

O corpo da cineasta: auto-inscrição no cinema feminista de vanguarda

Painel
Proponente: Luana Mendonça Cabral

O Desafio da Preservação Audiovisual Digital: um estudo comparado

Inscrição Individual
Proponente: MARIA FERNANDA CURADO COELHO

O diálogo com Glauber Rocha em Viagem a Niklashausen, de Fassbinder

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Mateus Araujo Silva

O diretor-personagem em “Elegia de um Crime”, de Cristiano Burlan

Inscrição Individual
Proponente: Marcos Vinicius Yoshisaki

O DRAMA DE VERGÈS E BARBET SCHROEDER: A MÚSICA EM O ADVOGADO DO TERROR

Painel
Proponente: Vilma carla martins silva

O duplo registro de jogo de Isabelle Huppert

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Pedro Maciel Guimaraes Junior

O ECLIPSE DA EXCEÇÃO – REPRESENTAÇÕES DA DITADURA NO BRASIL 1985-1989

Painel
Proponente: THIAGO MENDONCA

O encontro entre a Educação e o Cinema Novo na realização de O Parque.

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Marcio Blanco

O enigma da imagem-afecção

Inscrição Individual
Proponente: Cristina Valeria Flausino

O espaço em cena nos filmes de drama da RKO Radio Pictures

Inscrição Individual
Proponente: Cesar de Siqueira Castanha

O espaço fora do lugar no filme ‘Inferninho’ (2018)

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Arthur Fernandes Andrade Lins

O espaço urbano da experiência LGBT em “Rafiki” (Quênia, 2018)

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Ana Camila de Souza Esteves

O espectador no cinema indígena: entre a mediação e o antagonismo

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Fabio Geovanni Gomes Teixeira Costa Menezes

O ESTRANHO UNIVERSO FÍLMICO DE H. P. LOVECRAFT

Inscrição Individual
Proponente: Yuri Garcia Piedade Kurylo

O Fenômeno dos Filoni: Os Ciclos do Cinema de Gênero na Itália.

Painel
Proponente: Gabriel Bueno Lisboa

O filme “Domínio Público” e as heterotopias do Rio de Janeiro

Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Neiva

O FILME MUSICAL DE GANGSTERS CONTEMPORÂNEO E O CINEMA DO SENSÍVEL

Trabalho em Mesa: A MEMÓRIA CULTURAL DO CINEMA DE GÊNERO: UM MUSICAL DE GANGSTERS HOJE
Proponente: Bernadette Lyra

O gasto soberano como modo de existir/resistir no cinema queer

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Erly Milton Vieira Junior

O gesto ausente: sobre a mão e o macaco

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Andrea França MartinsCoautor: Nicholas Andueza Sineiro

O GESTUAL DO MALANDRO DE HUGO CARVANA NA PORNOCHANCHADA

Painel
Proponente: Giovanna Durski Dal Pozzo

O giro decolonial no cinema de realizadoras latino-americanas

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Julia Vilhena Rodrigues

O humano e o técnico num só corpo: diálogos entre Simondon e Béla Tarr

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Andrea C. Scansani

O imaginário nuclear e a vanguarda cinematográfica

Inscrição Individual
Proponente: Lucas de Castro Murari

O impacto das novas tecnologias na criação cinematográfica

Inscrição Individual
Proponente: Ernesto Bezerra Cavalcanti Filho

O impacto de procedimentos fotográficos na experiência cinematográfica

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Cyntia Gomes Calhado

O intimismo distante em Wanda e A Mulher Sem Cabeça

Inscrição Individual
Proponente: Vicente Moreno

O Jardim das Afecções: Política Afetiva e Imagem em Olavo de Carvalho

Trabalho em Mesa: Políticas da Imagem e Imagens da Política no Neoconservadorismo.BR
Proponente: Erick Felinto de Oliveira

O jogo com a ficção em Arábia, António Um Dois Três e As Boas Maneiras

Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Bomfim Pedrosa

O Jogo de Máscaras em Que Bom Te Ver Viva (1989)

Painel
Proponente: Raquel Valadares de Campos

O mal do mal de arquivo: entropia e negentropia no found footage

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Rodrigo Faustini dos Santos

O Mês do Filme Documentário:uma economia para documentários de acervos

Trabalho em Mesa: Políticas e Mercado do Audiovisual Contemporâneo: ações e impactos.
Proponente: Teresa Noll Trindade

O monstro e os anormais na filmografia de José Mojica Marins

Painel
Proponente: Giancarlo Backes Couto

O movimento por camadas: animetismos de Miyazaki e Wesley Rodrigues

Inscrição Individual
Proponente: James Zortéa Gomes

O não-lugar reconquistado nos espaços mínimos de Jia Zhangke

Inscrição Individual
Proponente: Camilo Soares

O narrador acousmêtre em Woody Allen

Trabalho em Mesa: Narração em voz-over como recurso criativo do roteiro cinematográfico
Proponente: Maria Castanho Caú

O ônus da parcialidade em Santiago, Italia (Nanni Moretti, 2018)

Inscrição Individual
Proponente: Gabriela Kvacek Betella

O outro lado do vento: Orson Welles e a montagem da Nova Hollywood

Inscrição Individual
Proponente: Fabiano Pereira de Souza

O Parque exibidor no Interior da Bahia contemporânea

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Filipe Brito Gama

O plano sequência diegético e o horror em Atividade Paranormal

Trabalho em Mesa: História (s) do horror mundial: estética, tecnologia e convergências
Proponente: Rodrigo TerplakCoautor: Rogério Ferraraz

O Pós-Dramático no Novíssimo Cinema Brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: felipe maciel xavier diniz

O presidente que fala a língua das (suas) imagens

Trabalho em Mesa: Políticas da Imagem e Imagens da Política no Neoconservadorismo.BR
Proponente: Giselle Beiguelman

O processo de montagem em Redemption, uma ficção por arquivos.

Painel
Proponente: Vanessa Cordeiro Marques

O projeto editorial da Abraccine

Trabalho em Mesa: A Associação de Críticos e a Memória do Cinema Brasileiro
Proponente: Humberto Pereira da Silva

O que a tela autoriza a dança: do cine-dança em direção ao Passinho

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Luciana Ponso

O que pode o cinema? O que pode a educação?: rastros de um CineDebate

Inscrição Individual
Proponente: MARIA PAULA PINTO DOS SANTOS BELCAVELLOCoautor: Wescley Dinali

O que resta do Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Bilheteria

Inscrição Individual
Proponente: Sheila Schvarzman

O que se aprende quando se faz cinema com mulheres?

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Maíra Norton

O realismo cinematográfico no contexto do digital: Tensões e conflitos

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Alexandre Gomes do Nascimento

O registro e a invenção em A festa e os cães e Monstro

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annádia Leite Brito

O ressentimento da mulher caipira em Amélia (2000), de Ana Carolina

Painel
Proponente: Erika Amaral

O silêncio em Gravidade

Inscrição Individual
Proponente: Magda Rosí RuschelCoautor: Cybeli Almeida Moraes

O silêncio sobre Olga Preobrazhenskaya

Painel
Proponente: Camila Cattai de Moraes

O SLASHER NO SÉCULO XXI E AS NOVAS REPRESENTAÇÕES DE MORTE

Inscrição Individual
Proponente: Filipe Tavares Falcão Maciel

O som em Game of Thrones

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Rodrigo Octávio D Azevedo Carreiro

O sujeito partido: história, revanche e violência

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Raul Lemos Arthuso

O teatro como subversão nos filmes de Mariano Llinás e Jacques Rivette

Inscrição Individual
Proponente: Milton do Prado Franco Neto

O transe em Glauber Rocha: a pura experiência dos materiais

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Guilherme Gonçalves da Luz

O vestígio no cinema brasileiro contemporâneo. O caso de Árido Movie.

Trabalho em Mesa: A direção de arte na narrativa cinematográfica: composição e linguagem
Proponente: TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD

Ofilmemusical atual apósvideoclipe: o caso Baby drive, de Edgar Wright

Inscrição Individual
Proponente: Gelson Santana

Olhar fantasmagórico: a imagem do rosto como experiência de alteridade

Painel
Proponente: Bruno Carboni Gödecke

Orestes, a Oréstia e democracia

Inscrição Individual
Proponente: Josué da Silva Bochi

Orfeu de Jean Cocteau: a jornada do Poeta

Painel
Proponente: Isabella Brandão Mendes Martins

Os arquivos de Carlos Reichenbach – roteiros roteiros roteiros

Inscrição Individual
Proponente: Daniel P. V. Caetano

OS FILMES HERITAGE: REACIONÁRIOS OU PROGRESSISTAS?

Inscrição Individual
Proponente: JOSE AILSON LEMOS DE SOUZA

Os limites documentais: ética e montagem em Santiago e Um Lugar ao Sol

Painel
Proponente: Houldine Nascimento e Silva

Os race films e a resistência afro-americana no período silencioso

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Luciano Francener Pinheiro

Os rostos, os olhos. O trecho

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Milena de Lima Travassos

Os silêncios em Ossos (1997)

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Luiz Fernando Coutinho de Oliveira

Os últimos desertores do terceiro cinema

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Rafael Castanheira Parrode

Ouvir o(a) autor(a): a entrevista ao vivo na Teoria dos Cineastas

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Marcelo Carvalho da Silva

Padrões de linguagem e identidade no filme Muleque té doido! (2014)

Inscrição Individual
Proponente: Andréia de Lima Silva

Paisagens de fronteira e corpos femininos no quadro cinematográfico

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Francieli Rebelatto

Palito Ortega Matute e as representações do trauma em La Casa Rosada

Inscrição Individual
Proponente: Carla Daniela Rabelo Rodrigues

Paris 1900 e Le Souvenir d’un avenir O presente e o futuro das imagens

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Liciane Timoteo de Mamede

Partilhar o sensível do outro: I Had Nowhere To Go, de Douglas Gordon

Inscrição Individual
Proponente: Barbara Cristina Marques

Pausa, espaço e encenação na construção da imagem de dança

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Maria Teresa Ferreira Bastos

Pedro Segundo Pedro

Inscrição Individual
Proponente: Joao de Lima Gomes

Performance pornocultural no Facebook: as SuicideGirls

Inscrição Individual
Proponente: Marjulie Angonese

PERFORMATIVIDADE POLÍTICA NO CINEMA DE MULHERES TRABALHADORAS

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Juslaine de Fátima Abreu NogueiraCoautor: Laís Melo Dlugosz

Personas Performáticas: Estudos a partir de Gabriel Mascaro.

Painel
Proponente: Katrin Riato

Perspectivas cruzadas: A poeira não quer sair do esqueleto

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Maria Del-Vecchio Bogado

Perspectivas do cinema independente brasileiro contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Couto Melo

Pesadelos, bruxas e películas, oh my! O Gesto dos Mortos, parte 2.

Trabalho em Mesa: História (s) do horror mundial: estética, tecnologia e convergências
Proponente: Diego Paleólogo

Pistas de som feitas à mão: Sintetização sonora de Norman McLaren

Painel
Proponente: Maria Kauffmann

Poéticas e práticas de recusa no cinema periférico feito por mulheres

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Liliane Leroux

Polarização e performance política no interior do Pernambuco.

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Mariana Lucas Setubal

Por um cinema líquido – interrogar a história e experimentar o cinema

Inscrição Individual
Proponente: Cristiana Miranda Soares de Moura

Por um cinema opositivo

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Carla Maia

Por uma estética opositiva: cinema negro e o conceito de Blackness

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Janaína Oliveira

Potência do escuro na fotografia: jogo de sombras em Christopher Doyle

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Bruno Bortoluz Polidoro

Potências heterotópicas da imagem em movimento

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Eduardo Antonio de Jesus

Pra ingles ver: a distribuição de filmes brasileiros no Reino Unido

Trabalho em Mesa: Políticas e Mercado do Audiovisual Contemporâneo: ações e impactos.
Proponente: Hadija Chalupe da Silva

Presença e mediação nas instalações Cinema Extrapolado e Demolição

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Patricia Moran Fernandes

Presentificação da Ausência e Teoria da Emanação em Face aux Fantômes

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: RAFAEL TASSI TEIXEIRA

Preservação e memória na atuação do crítico-cineasta Fernando Spencer

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Figueirôa FerreiraCoautor: Claudio Roberto de Araujo Bezerra

Primeiras considerações sobre dramaturgia para VR

Inscrição Individual
Proponente: Eduardo Simões dos Santos Mendes

Primeiras janelas da animação experimental no Brasil

Inscrição Individual
Proponente: Luiz Garcia Vieira Junior

Produção de presença e cinema, em Central, Rifle e Cidades fantasmas.

Inscrição Individual
Proponente: Guilherme de Souza Castro

Programação como exercício de cinema comparado: A saída da fábrica

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Mariana Souto

Propostas à Teoria dos Cineastas: cineasta-criação vs autor-autoria

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Eduardo Tulio Baggio

PROTAGONISMO FEMININO NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA

Painel
Proponente: Carina Schroder

Quando o Cinema (re) visita a Arte

Inscrição Individual
Proponente: Denize Correa Araujo

Que “negro” é esse no Cinema Negro brasileiro?

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Natasha Roberta dos Santos Rodrigues

Questões estruturais do Cinema Negro brasileiro contemporâneo

Painel
Proponente: Rodrigo Fagundes Bouillet

Rasgar os olhos ao meio como Buñuel: Glauber Rocha e a política do NCL

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marco Túlio de Sousa Ulhôa

Rastros de fogo no vento: o cinema político de Marceline Loridan

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Patricia Rebello da Silva

Realidade Virtual e Audiovisual – Configurações da imagem no vídeo 360

Inscrição Individual
Proponente: Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga

RECEPÇÃO E ESPECTATORIALIDADE: aproximações

Inscrição Individual
Proponente: nilda jacks

Reflexões sobre performance e sobrevivências à partir de ‘Arara’

Painel
Proponente: Miguel Antunes Ramos

Relações entre o audível e o visível no cinema: o caso de “Arábia”

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim

Relações maternas dialéticas e o empoderamento feminino

Painel
Proponente: Virgínia Jangrossi

Remix: estéticas de montagem e práxis política

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: José Wilker Carneiro Paiva

Representação e memória cultural em Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca.

Inscrição Individual
Proponente: Márcia Gomes Marques

Representações/metáforas da água na filmografia de Kim Ki-duk

Inscrição Individual
Proponente: Josmar de Oliveira Reyes

Ressignificando Imagens de Fundação

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Cid Vasconcelos de Carvalho

Restauração audiovisual hoje: estado da arte ou adequação ao mercado?

Trabalho em Mesa: Desafios políticos e metodológicos da preservação audiovisual
Proponente: Débora Lúcia Vieira Butruce

REVELANDO E INVENTANDO BRASIS: O cinema como dispositivo de invenção

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Marcia T Medeiros

Robert Stam leitor de Machado de Assis

Inscrição Individual
Proponente: Luiz Antonio Mousinho Magalhães

Roma: realismos e imaginário mexicano no cinema de Cuarón

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Luiza Cristina Lusvarghi

Roy Andersson: imagem-complexa, trivialismo e supermodernidade.

Painel
Proponente: Natália Flávia Maia Lima

Rubem Biáfora, as alegorias e o diretor de arte fantasma

Trabalho em Mesa: Sensorialidade e alegorias na direção de arte
Proponente: Benedito Ferreira dos Santos Neto

Salas de roteirista: questões metodológicas para a criação de séries

Inscrição Individual
Proponente: Marcel Vieira Barreto Silva

Sensório motor como coextensão do corpo personagem-espectador.

Inscrição Individual
Proponente: Régis Orlando Rasia

Sexo e Política – os corpos que falam em O Império do Desejo

Painel
Proponente: RODRIGO AUGUSTO FERREIRA DE MORAES

Silêncios fantasmagóricos: por lugares onde mortos vivam

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Luiz Severiano Ribeiro de Paula BaezCoautor: Gustavo Chataignier

SIM, TEVE DITADURA. A OUSADIA DE ROBERTO FARIAS EM PRA FRENTE BRASIL

Inscrição Individual
Proponente: Flávia Seligman

Sob pressão: Instabilidades institucionais do audiovisual brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Lia Bahia Cesário

Sobre os processos de criação e o estilo do som em curta metragens

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: debora regina opolskiCoautor: Luis Bourscheidt

Sombras e deformação na direção de fotografia de Walter Carvalho

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Ana Carolina Roure Malta de Sá

Sonhar não é reviver algo que é seu: traumatipo documentário

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: PEDRO PEREIRA DRUMOND

Sons do passado: relatos nostálgicos em paisagens sonoras fílmicas

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Breno Mota Alvarenga

SPCine Play – uma análise de plataforma para arranjos produtivos locai

Inscrição Individual
Proponente: João Carlos MassaroloCoautor: Dario de Souza Mesquita Júnior

Subterrâneos do horror e experiência em Amizade Desfeita 2 – Dark Web

Trabalho em Mesa: História (s) do horror mundial: estética, tecnologia e convergências
Proponente: Ana Maria AckerCoautor: Juliana Monteiro

SUPER-8 E CINEMATECA DO MAM: A IMAGEM COMO CONDENSAÇÃO DE TEMPOS

Inscrição Individual
Proponente: Marta Cardoso Guedes

Suzuki e a Trilogia Taisho: Fantasmas na pós-modernidade

Painel
Proponente: Aloísio Corrêa de Araújo

Tampouco um filme: implicações da negação fílmica na obra de Panahi

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Breno Almeida Brito Reis

Tão longe é aqui: Autoficção e a desconstrução dos universos femininos

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: maria henriqueta creidy satt

Tão Perto, Tão Longe – Filmes Inocentes em Serra Pelada, Brasil.

Inscrição Individual
Proponente: Silvia Helena Cardoso

Tecnologias sonoras: mapeamento da inovação pelo registro de patentes

Inscrição Individual
Proponente: Debora Regina Taño

TEIA: uma análise da produção Pré TEIA, TEIA e Pós TEIA

Painel
Proponente: Sofia Carolina da Silva

Telenovela: do espelho ao retrato, do reflexo à memória

Trabalho em Mesa: Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica
Proponente: Álvaro André Zeini Cruz

Tempo e naturalismo em Nada levarei qundo morrer, de Miguel Rio Branco

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Leites

Tempo e tecnologia nas telas segundo Tempos Modernos e WiFi Ralph

Painel
Proponente: Larissa Zoratto Lunge

Temporalidade drag em Alegria de Viver (1958) de Watson Macedo

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: JOCIMAR SOARES DIAS JUNIOR

Temporalidades narrativas: o presente autobiográfico

Trabalho em Mesa: Enunciação e temporalidade no documentário moderno e contemporâneo.
Proponente: Gabriel Kitofi Tonelo

Tendências de um olhar descolonizado: descontrole e tensões da imagem

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Felipe Corrêa Bomfim

Tensões entre amadorismo e profissionalismo em instaséries

Painel
Proponente: Emilly Belarmino

Tentando criticar efetivamente o filme LIMITE (1931), de Mário Peixoto

Inscrição Individual
Proponente: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior

Testemunho, legibilidade e sobrevivência das imagens

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Ilana Feldman

THE CHALKROOM: sobre tecnologias imersivas de interação audiovisual

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: CARLOS FEDERICO BUONFIGLIO DOWLING

Timecodes e frame rates: uma trajetória do pulso cinematográfico

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Silvia Okumura Hayashi

Toshiro Mifune – Análise do registro de atuação em Rashomon

Inscrição Individual
Proponente: Guryva Cordeiro Portela

Trabalho coletivo e reconhecimento mútuo nos filmes de Helena Solberg

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Patricia Sequeira Bras

Trajeto de cinema em Cataguases: encontros, relações e aprendizados

Inscrição Individual
Proponente: Andrea Vicente Toledo AbreuCoautor: Rosalia Duarte

Três narrativas mínimas de Brígida Baltar

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Fernanda Bastos Braga Marques

Trilha musical do filme The Friends de Shinji Sômai: poética do violão

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Carlos Fernando Elias Llanos

Trilhas “na nuvem”: música disponível para licenciamento audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: GEÓRGIA CYNARA COELHO DE SOUZA

Um crioulo em três versões: método e desdobramentos para a memória

Trabalho em Mesa: Desafios políticos e metodológicos da preservação audiovisual
Proponente: Daniela Giovana Siqueira

Um gênero em (re)configuração: “melodrama de macho” em Praia do Futuro

Painel
Proponente: EVERALDO ASEVEDO MATTOS

Um pensamento fragmentado da margem em Stuart Hall Project

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Reginaldo do Carmo Aguiar

Um traçado sobre personagens periféricos em movimento e interrupção.

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: juliana serfaty

Uma análise dos ensaios de Kracauer para o Die Frankfurter Zeitung

Inscrição Individual
Proponente: Jéssica Pereira Frazão

Uma biografia cinéfila entre a televisão alemã e o Cinema Novo

Inscrição Individual
Proponente: Wolfgang Fuhrmann

Uma certa angústia personiana: fundamentos narrativos em SP/SA

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Juliano Rodrigues Pimentel

Uma concepção de “realismo” a partir de Vinterberg

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Artur de Souza

Uma longa jornada: a caminhada, do literal ao expressivo

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Edson Pereira da Costa Júnior

Uma pedagogia da montagem: a instância pedagógica no Ensaísmo

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Álvaro Renan José de Brito Alves

Uma pequena época de ouro do cinema equatoriano.

Painel
Proponente: Luis Stéfano Murillo Reyes

VELO-CINE: UMA FÁBRICA DE PROJETORES NO NORDESTE BRASILEIRO

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: André Huchi Dib

Vereda da Salvação: Estética e Política no Brasil da década de 1960

Painel
Proponente: Lucas dos Reis Tiago Pereira

Vício Frenético e Caminhos Perigosos: Abel Ferrara e a Nova Hollywood

Painel
Proponente: Rafael Dornellas Feltrin

Vídeo Brossa: relações entre vídeo e poesia experimental

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Gerheim

Vídeo comunitário estudantil

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Eduardo de Souza de Oliveira

Vídeo-ensaio: quando a Mise en Scène investiga a si mesma

Inscrição Individual
Proponente: LUIZ GUSTAVO VILELA TEIXEIRA

Videodança: o sonho do cinema pulsante

Inscrição Individual
Proponente: michel mosso schettert

Visão em colapso: corpo e finitude entre Jarman e Saramago

Trabalho em Mesa: Corpo, duração e finitude: Jarman, Tsai Ming-Liang e Black Mirror
Proponente: Marcia de Noronha Santos Ferran

Volto já (Black mirror): poros da pele e fechamento do corpo sintético

Trabalho em Mesa: Corpo, duração e finitude: Jarman, Tsai Ming-Liang e Black Mirror
Proponente: Maria Cristina Franco Ferraz

Vozerio e a confluência de revoltas

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Pedro Augusto Beiler de Siqueira Garcia

Vozes na cabeça – possibilidades da narração no realismo imersivo

Trabalho em Mesa: Narração em voz-over como recurso criativo do roteiro cinematográfico
Proponente: Rafael Leal

“Acontecimento-fronteiriço”: a linguagem no cinema de Trinh T. Minh-ha

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Julia Fernandes Marques

“Bravo, Sr. Baez!”: o Brasil em The United Artists Around the World

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: PEDRO BUTCHER

“Incrível! Fantástico! Extraordinário!” e a intermidialidade no horror

Trabalho em Mesa: História(s) do horror brasileiro: memórias, circuitos e legados
Proponente: Laura Loguercio CánepaCoautor: Genio de Paulo Alves Nascimento

“Let’s keep going”: o silêncio em Thelma & Louise (Ridley Scott, 1991)

Inscrição Individual
Proponente: Andressa Gordya Lopes dos Santos

“Os estratos do tempo no filme SUDOESTE (2011), de Eduardo Nunes”

Inscrição Individual
Proponente: Ismail Xavier

“sentir, pensar e agir”: o fazer cinematográfico de mulheres indígenas

Inscrição Individual
Proponente: Sophia Pinheiro

TOTAL: 543 PROPOSTAS