Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Jusciele Conceição Almeida de Oliveira (CIAC/UALG)

Minicurrículo

    Possui graduação em Letras Vernáculas/UFBA (2006). Mestre em Literatura e Cultura UFBA (2013), com a dissertação sob o título “Tempos de Paz e Guerra: dilemas da contemporaneidade no filme Nha fala de Flora Gomes”. Doutora em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve-CIAC/Ualg, em Faro/Portugal, (Bolsista do Programa Doutorado Pleno no Exterior da CAPES/Brasil), com a tese: ““Precisamos vestirmo-nos com a luz negra”: uma análise autoral nos cinemas africanos – o caso Flora Gomes”

Ficha do Trabalho

Título

    A música no filme “No ritmo do Antonov” (2014) de Hajooj Kuka

Seminário

    Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações

Resumo

    A música é de fundamental importância na cultura africana porque são formas de celebrar, festejar, comemorar que fazem parte da realidade diária temporal e espiritual, o que em África pode ser percebido como indissociável e inseparável do cotidiano. Por esta razão, o presente resumo pensa a música, o ritmo, o som e a dança como tendo um papel central na trama e a música como protagonista cultural, tradicional, crítica e rítmica, como no filme No ritmo do Antonov (Sudão/África do Sul,

Resumo expandido

    Normalmente, os filmes possuem sons, diálogos e falas característicos da trilha sonora, expressão relacionada com todos os sons produzidos no filme ou na produção audiovisual, mas quando um filme é classificado como musical o destaque são suas músicas. Contudo, na contemporaneidade a trilha está especialmente vinculada às músicas dos filmes, compostas exclusivamente para o filme ou não. A música, assim como outros aspectos estéticos e os diálogos, tem um enorme efeito emocional no espectador – alegria, tristeza, embate, medo e até liberdade: “a broader personal liberty” (LEAL-RIESCO, 2011); de modo especial, é como “dizer ao público o que deveria sentir, e quando” (BAHIANA, 2012, p. 114). Assim, a música e a dança são de fundamental importância na cultura africana porque são formas de celebrar, festejar, comemorar que fazem parte da realidade diária temporal e espiritual, o que em África pode ser percebido como indissociável e inseparável do cotidiano, tal como destaca Frank Nwachukwu Ukadike. Nesse sentido, destaca-se que a música faz parte da vida social e cultural do africano, em todas as etapas da vida desde o nascimento, a iniciação, o casamento, no trabalho, lazer, até na relação com Deus ou com o mundo dos espíritos na morte. Por esta razão, o presente resumo propõe refletir sobre a música como tema, identidades, som, tradição, discurso no documentário No ritmo do Antonov /Beats of the Antonov (Sudão/África do Sul, 2014) de Hajooj Kuka, que conta as histórias de agricultores, pastores e rebeldes que – mesmo vivendo o cotidiano dos bombardeios e da guerra nas regiões do Nilo Azul e dos Montes Nuba no Sudão, permanecem praticando e sentindo a música no seu dia-a-dia, como um fator de união cultural, como fuga dos problemas causados pelos conflitos bélicos e também como forma de resistência. Demonstrando que a música é protagonista cultural, tradicional, crítica e rítmica, o que permite pluralidade nas abordagens de análise, daí sua relevância nas películas em que ganha uma força maior, visto que da trilha sonora fazem parte todos os sons presentes no filme, inclusive a falta de som: o silêncio. Assim, a música no filme coabita com ruídos, vozes e silêncio. Além disso, a musicalidade tem um papel subversivo, que se utiliza também para combater estereótipos recorrentes e interpretações antropológicas negativas. Por essa razão, pode-se também “[a] partir da música, conhecer realidades africanas há tanto silenciadas; [a música] se apresenta como uma tarefa fundamental, porque é reveladora” (LEAL-RIESCO, 2012, p. 109).

Bibliografia

    ARNAUD, G. Musicalité africaine. Africultures: “L’africanité en question”. Paris: Edtions L’Harmattan, n.41, octobre 2001.
    BAHIANA, A M. Como ver um filme. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
    DIAWARA, M; DIAKHATÉ, L. Cinema africano: novas estéticas e políticas. Lisboa: Sextante Editora, 2011.
    LEAL-RIESCO, B. The role of music in African cinema. In. Afroscreen. 16 May 2011.
    LEAL-RIESCO, B. A caminho de um amadurecimento na utilização da música no cinema africano: Sembene, Sissako e Sené Absa. In. Filmes da África e da diáspora: objetos de discursos. Salvador: EDUFBa, 2012, p. 101-128.
    MAIA, G; SEFARIM, J F (orgs). Ouvir o documentário: vozes, músicas, ruído. Salvador: EDUFBA, 2015.
    OLIVEIRA, J. A musicalidade africana narra a vida de Vita na comédia-musical Nha fala, do cineasta Flora Gome. In. Revista Mulemba. Rio de Janeiro: UFRJ, v.1, n. 9, 2013.
    UKADIKE, F. Black African cinema. Los Angeles/USA: University of California Press, 1994.