Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Lucas Gadelha Parente (UFRJ)

Minicurrículo

    Doutorando em Linguagens Visuais na EBA-UFRJ. Dedica-se ao cinema e à escrita, além de desenvolver pesquisas voltadas para a história da arte, do cinema, das cidades e das religiões. Dentre seus trabalhos em vídeo e cinema se destacam Satan Satie ou Memórias de um Amnésico (2015), co-dirigido com Juruna Mallon e Calypso (2018), longa-metragem co-dirigido com Rodrigo Lima. Atualmente dirige o cineclube Urubu Cine, na Cinemateca do MAM-RJ, dedicado ao curta-metragem dos anos 1960 a 1980.

Ficha do Trabalho

Título

    A Corcina e a Lei do Curta: auge e crise do curta-metragem brasileiro?

Mesa

    História e preservação do curta-metragem brasileiro

Resumo

    Fundada no Rio de Janeiro em 1978, a CORCINA – Cooperativa dos Realizadores Cinematográficos Autônomos – realizou cinquenta curtas-metragens em cinco anos, distribuindo cerca de cem filmes em salas de cinema durante o período de implementação da Lei do Curta. Uma das maiores representantes do curta-metragismo brasileiro, a CORCINA se caracteriza pela afirmação político-econômica do curta-metragem e por seu caráter experimentador, realizando uma verdadeira antropologia poética da cidade.

Resumo expandido

    Há movimentos subterrâneos que permanecem excluídos da história oficial que funcionam como terremotos clandestinos, despontando inesperadamente décadas depois em novas cristalizações. É curioso como no Brasil, durante os anos 1970, há uma enorme produção de curtas-metragens assombrosos, em quantidade e qualidade, que se mantém raros em relações e análises levantadas por críticos, teóricos e historiadores do cinema nacional. Tal produção é extremamente germinativa, essencial para se pensar as transformações por que passará o cinema nacional nas décadas seguintes. Trata-se de um cinema caracterizado pela valorização de um formato alternativo, considerado menor, assim como por novos modos de produção, distribuição e exibição de filmes, com o extenso uso de câmeras e projetores de 16mm e Super8, permitindo a multiplicação de cineclubes pelo país.
    O Cinema Alternativo não se plasmou em uma unidade de movimento, possuindo como característica estrutural seu próprio dinamismo, ponto de encontro que era entre várias tendências e movimentos políticos e artísticos. Surgiu como uma frente única do curta-metragismo, engendrando diálogos e contrapontos com relação ao Cinema Novo, ao Cinema Marginal e ao documentarismo de Thomas Farkas. Além do crescimento quase espontâneo de uma rede de cineclubes pelos estados, exibindo filmes apresentados em festivais e aqueles fornecidos pelos acervos das cinematecas criadas no Rio e em São Paulo, despontou, nos anos 1970, uma nova geração de realizadores que emergiu nos festivais de cinema amador, como a Jornada de Cinema da Bahia, dentre outros festivais de documentários. Inteiramente voltada para a exibição de curtas, a Jornada foi um verdadeiro caldeirão de discussões onde se fundou a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), com sede no Rio de Janeiro. A ABD tornou-se, então, um núcleo central de tensão entre o Cinema Alternativo e a Embrafilme, lutando para que se regulamentasse a distribuição de curtas-metragens.

    Por volta de 1975 a ABD pressionou a Embrafilme para que se alterasse a regulamentação de distribuição e exibição de curtas-metragens. Surgia a Lei do Curta, posta em prática a partir de 1977, tornando obrigatória a exibição de um curta-metragem nacional antes de cada longa-metragem estrangeiro. Para aplicar-se à lei, o filme deveria possuir até 12 minutos e ser distribuído em 35mm. Não seria necessária uma nota de qualidade para que os filmes fossem distribuídos, e assim, curtas experimentais invadiram as salas do circuito comercial ao lado de curtas informativos. Cada curta exibido recebia 5% da bilheteria, sendo o dinheiro reinvestido em novas produções, isso gerou um novo sistema rentável para cineastas que se dedicavam ao curta-metragem. A lei também previa que cada produtora poderia enviar até 5 curtas a serem distribuídos por ano. Certas empresas começaram a rentar com o aluguel de tais vagas, recebendo dinheiro para enviar curtas de cineastas sem produtoras. Então, cineastas da ABD, dentre eles Sérgio Péo, Lúcio Aguiar, Sílvio Da-Rin, Sandra Werneck, Jorge Abranches, Pompeu Aguiar e Ivan Vianna, uniram-se para buscar uma solução jurídica que permitisse a distribuição de curtas de realizadores independentes. Optaram por fundar uma cooperativa de produtores e realizadores, a Cooperativa de Realizadores Cinematográficos Autônomos – CORCINA. Fundada no Rio de Janeiro em 1978, a CORCINA – Cooperativa dos Realizadores Cinematográficos Autônomos – realizou cinquenta curtas-metragens em cinco anos, distribuindo cerca de cem filmes em salas de cinema durante o período de implementação da Lei do Curta. A Uma das maiores representantes do curta-metragismo brasileiro, a CORCINA se caracteriza pela afirmação político-econômica do curta-metragem e por seu caráter experimentador, realizando uma verdadeira antropologia poética da cidade, temas da presente comunicação.

Bibliografia

    ALENCAR, Miriam. O cinema em festivais e os caminhos do curta metragem no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Artenova/Embrafilme, 1978.

    Catálogo Dobra – Festival Internacional de Cinema Experimental, 2018.

    MOURA, Roberto. “O curta na década de 1970”. Revista Cine Cachoeira, Ano II, n.3, 2012.