Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Alexandre Nakahara (USP)

Minicurrículo

    Alexandre Nakahara é formado em Comunicação Social, com habilitação em Midialogia pela Unicamp e atualmente é mestrando da linha de pesquisa de História, Teoria e Crítica em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicação e Artes da USP. Sua pesquisa trata da representação de brasileiros em filmes japoneses recentes. Além disso, também trabalha com produção audiovisual, tendo dirigido, produzido e montado curtas ­metragens, documentários e conteúdo para internet.

Ficha do Trabalho

Título

    Montagem e espaço nos discursos sobre imigrantes brasileiros

Resumo

    Esta apresentação pretende focar-se nos resultados de pesquisa de mestrado realizado sobre três filmes produzidos desde 2000 na cinematografia nacional japonesa que possuem como tema central a presença de imigrantes brasileiros no Japão. A partir de uma análise da construção espacial desses filmes, que se dá por meio de diferentes formas de montagem, o objetivo desse trabalho é apresentar os discursos em jogo e pensar o que eles apontam em relação às sociedades sugeridas e aos ideais nacionais.

Resumo expandido

    Esta apresentação pretende focar-se nos resultados de pesquisa de mestrado realizado sobre três filmes produzidos desde 2000 na cinematografia nacional japonesa que possuem como tema central a presença de imigrantes brasileiros no Japão. Os filmes que compõem o corpus desse estudo são The City of Lost Souls (2000, dir. Takashi Miike), Saudade (2011, dir. Katsuya Tomita) e Peixinho Mágico (2012, dir. Shōhei Shiozaki). Compondo um grupo bastante heterogêneo em relação a gênero e estilo, os filmes também portam diferentes discursos em relação à possibilidade de uma sociedade multicultural no Japão. O movimento migratório em comum entre esses objetos teve início no começo dos anos 1990 quando a alteração de uma lei de imigração no Japão permitiu a residência e trabalho de descendentes de imigrantes japoneses nascidos em outros estados-nação, acarretando um grande fluxo de pessoas para o país. A partir de uma análise da construção espacial desses filmes, que se dá por meio de diferentes tipos de montagens, e levando em consideração uma proximidade do cinema de artes móveis como a arquitetura e também da cultura de viagens, o objetivo desse trabalho é apresentar alguns dos discursos em jogo e pensar o que eles apontam em relação às pessoas representadas e aos ideais nacionais. O trabalho tem como intuito um olhar crítico em relação a essas representações, para isso, aproximo cada um dos filmes e suas montagens aos eixos temáticos distopia, realismo e utopia ressaltando as diferenças ideológicas de cada abordagem.

Bibliografia

    BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014.
    BRUNO, Giuliana. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. Nova York: Verso, 2002.
    JAMESON, Fredric. Postmodernism or, the cultural logic of capitalism. 2. ed. Londres, Nova York: Verso, 1991.
    KO, Mika. Japanese cinema and otherness: nationalism, multiculturalism and the problem of Japaneseness. Abingdon: Routledge, 2010.
    MELLO, Cecília et al. O Cinema Contemporâneo do Leste Asiático: Da ontologia e seus fantasmas. In: MELLO, Cecília. Realismo Fantasmagórico. Sao Paulo: Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária – Usp, 2015. p. 15-33.

    NAGIB, Lúcia. A Utopia no Cinema Brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2006.