Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Rodrigo Carreiro (UFPE)

Minicurrículo

    Professor do PPPGCOM e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco.

Ficha do Trabalho

Título

    O som em Game of Thrones

Seminário

    Estilo e som no audiovisual

Resumo

    A diferença sonora entre obras cinematográficas e televisivas parece, na atualidade, cada vez menor. Produtos de ambas as indústrias convergem em modo de produção e em padrões de estilo. Esta comunicação pretende verificar o grau de proximidade em que se encontram os modos de produção e as convenções estilísticas do som para cinema e TV, utilizando como estudo de caso o seriado Game of Thrones (2011-2019), um dos mais elogiados, premiados e assistidos desta década.

Resumo expandido

    Um padrão recorrente de valoração estética, presente em comentários de fãs, críticas e textos que elogiam aspectos narrativos e estilísticos da produção ficcional feita para televisão, consiste em descrever determinados seriados e programas de TV como “cinematográficos”, ou “cinemáticos” (EPSTEIN, 2016; ALEXANDER, 2017). Em geral, esses comentários recorrem implicitamente à convenção tácita, assumida por críticos, cineastas e cinéfilos, de que produção feitas para cinema são esteticamente superiores aos títulos realizados para a televisão.
    Há, sem dúvida, uma compreensão cultural implícita, complexa e polêmica acerca dos valores culturais que associam a produção ficcional televisiva a uma categoria audiovisual inferior à ficção cinematográfica, a ponto de que, quando alguma obra feita para a TV recebe elogios incomuns, costuma ser retirada do gueto televisivo e alçada ao patamar supostamente superior do “cinemático”.
    Este é o ponto de partida deste artigo, cujo objetivo imediato consiste em comparar o modo de produção e as convenções estilísticas das ficções televisiva e cinematográfica atuais, na área do som. Essa análise comparativa nos permitirá discutir, para além de impressões vagas e valores preconcebidos, o sound design contemporâneo de produções audiovisuais multimídia. Queremos aferir quais são as diferenças e semelhanças entre modo de produção e modelo estilístico de filmes e seriados, no que se refere ao som. Queremos saber, em resumo, quão próximos dos parâmetros do cinema estão estilo e modo de produção das ficções para TV.
    TV e cinema desenvolveram, ao longo do tempo, convenções estilísticas distintas. Isso aconteceu, pelo menos em parte, porque os modelos de produção têm diferenças significativas desde, pelo menos, a década de 1940: seriados, soap operas e novelas são realizados com orçamentos menores e cronogramas mais curtos do que longas-metragens (GUIMARÃES, 2007; BUHLER, NEUMEYER, DEEMER, 2010). A consequência óbvia é que as bandas sonoras de novelas ou seriados costumam ser gravadas, editadas e mixadas por equipes menores, e em menos tempo.
    Além de tudo isso, o último elo da cadeia produtiva – a reprodução – costuma impor uma diferença expressiva entre obras cinematográficas e televisivas, já que a diferença tecnológica das formas de acesso a essas obras tem sido historicamente significativa. Desde os anos 1990, contudo, essa situação passou a sofrer mudanças progressivas. A digitalização de todos os elos da cadeia sonora da indústria do audiovisual provocou alterações nos modelos de produção das duas mídias, e os modos de consumo audiovisual se multiplicaram, o que modificou drasticamente os sistemas de reprodução sonora em salas de cinema e no mercado doméstico. Assim, as convenções sonoras características das ficções televisiva e cinematográfica passaram a sofrer mudanças consideráveis.
    Nesta comunicação, faremos uma análise dessa questão através de um estudo de caso focado em uma ficção televisiva. Selecionamos, para isso, um dos seriados mais vistos e premiados do século XXI: Game of Thrones (2011-2019). Ao longo do texto, vamos examinar o fluxo da cadeia produtiva do som e o uso de convenções estilísticas sonoras do seriado, comparando-os aos processos similares codificados há décadas pela indústria cinematográfica.
    A análise será dividida em dois aspectos, sendo o primeiro dedicado à comparação entre o modo de produção da série e o modelo tradicional de produção adotado pela indústria cinematográfica, conforme descrito por David Lewis Yewdall (1999) e Débora Opolski (2018, p. 185). O segundo tópico tratará das diferenças estilísticas entre as bandas sonoras das ficções televisiva e cinematográfica. Para permitir uma análise mais minuciosa, selecionamos um episódio da série e realizaremos uma análise detalhada de seus componentes sonoros. “Batalha dos Bastardos”, nono episódio da sexta temporada (2016), foi escolhido por ter dado à equipe de som o prêmio Emmy de melhor mixagem.

Bibliografia

    ALEXANDER, Julia. “Game of Thrones showrunners ignite debate over whether it’s a TV show or movie”. Polygon, 13/03/2017. Disponível em https://www.polygon.com/tv/2017/3/13/14911318/game-of-thrones-tv-movie. Acesso em 12/02/2018.
    BUHLER, James; NEUMEYER, David; DEEMER, Rob. Hearing the Movies: Music and Sound in Film History. New York: Oxford University Press, 2010.
    EPSTEIN, Adam. “Game of Thrones” is the most cinematic TV show ever made”. Quartz, 21/06/2017. Disponível em https://qz.com/712430/game-of-thrones-is-the-most-cinematic-tv-show-ever-made/. Acesso em 12/02/2018.
    GUIMARÃES, Lyana Peck. “Mixagem para cinema: Pressão e cuidado na última fase do som no cinema”. Áudio, Música e Tecnologia [revista], n. 194, Brasília (DF), outubro de 2007.
    OPOLSKI, Débora. “A prática de edição e mixagem de som no audiovisual”. O som do filme: uma introdução. (Org. Rodrigo Carreiro). Curitiba: Editora da UFPR/Editora da UFPE, 2018, p. 181-220.