Quem somos

A Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE – foi criada em novembro de 1996 com o objetivo de promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema em suas mais diferentes manifestações, incentivando assim a reflexão e a troca de idéias sobre cinema e audiovisual no Brasil. Hoje, a SOCINE conta com mais de 1000 sócios, a grande maioria professores e alunos de pós-graduação.

A SOCINE promove encontros anuais que se configuram atualmente como o espaço mais importante para a divulgação e o debate dos mais recentes estudos e pesquisas voltados para as manifestações do fenômeno cinematográfico e áreas afins. O encontro anual é também parte do esforço da entidade em propiciar oportunidades concretas de interação entre os profissionais, produtores, críticos, pesquisadores, professores e estudantes do campo do audiovisual das diferentes regiões do país.

Já foram realizadas vinte e cinco edições do evento, com o apoio de órgãos institucionais tais como a Capes, CNPq e Fapesp.

comp1

A entidade também promove o debate sobre a educação do audiovisual no Brasil, estando associada, nessa tarefa, ao Forcine — o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Ao lado da Compós — Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, SOCINE e Forcine têm participado da definição de políticas no campo do ensino do audiovisual junto às agências de fomento à pesquisa, como Capes e CNPq.

A SOCINE se estrutura em uma Diretoria, um Conselho Deliberativo de vinte membros e um Conselho Fiscal de três membros, todos eleitos por dois anos. A SOCINE conta ainda com um Comitê Científico de seis membros, que assessora a entidade na definição de suas políticas.

 


A SOCINE é regida por um Estatuto e seu CNPJ é 03.867.615/0001-08

Endereço da SOCINE: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, junto ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

É possível entrar em contato com a Sociedade pelo email: socine@socine.org.br

Estatuto da SOCINE: clique aqui para visualizar.