Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Milton do Prado Franco Neto (Unisinos)

Minicurrículo

    Professor de Montagem e Cinema Experimental no Curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS. Mestre em Estudos Cinematográficos (M.A. in Film Studies) na Concordia University, Montreal, Canadá, sob orientação da professora Rosanna Maule. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Editor da revista Teorema (Porto Alegre). Montador e produtor cinematográfico.

Ficha do Trabalho

Título

    O teatro como subversão nos filmes de Mariano Llinás e Jacques Rivette

Resumo

    A apresentação propõe uma análise comparativa entre os filmes La Flor (Mariano Llinás, 2018), Céline et Julie vont en bateu e Out 1- Noli me Tangere (Jacques Rivette, 1971 e 1974, respectivamente). A partir da presença do teatro e do trabalho de longa duração nestes filmes, defenderemos a existência de uma linhagem subversiva que põe em cheque a noção de autor, problematiza os formatos de comercialização e exige um novo tipo de espectador.

Resumo expandido

    Em 2018, o filme argentino La Flor, dirigido por Mariano Llinás, foi sensação nos festivais de cinema e listas de melhores do ano. Duas de suas características vinham à tona sempre que ele era citado: a longa duração (quase 14 horas) e o sistema de colaboração com as quatro atrizes do grupo de teatro Piel de Lava.

    O primeiro aspecto transforma a própria exibição do filme em um evento, dividido em três partes (na França, foi distribuído nas salas em quatro partes), com subdivisões em capítulos e ainda subtramas internas que amplificavam a rede de múltiplas narrativas e experiências. Tudo isso afasta La Flor de certas experiências do chamado slow cinema que podemos identificar na obra de, por exemplo, Béla Tarr ou Wang Bing. No filme de Llinás, mais é mais: mais tempo para desenvolver as narrativas implica deixá-las se ramificarem e se intricarem, sem mesmo ter a necessidade de vermos uma conclusão ou sabermos ao bem como começaram.

    Já o trabalho com o grupo teatral feminino portenho é um mistura complexa de homenagem, exploração e co-criação. Cada narrativa apresenta as atrizes em personagens diferentes, registros diversos e jogos dramáticos múltiplos, que sugerem vários tipos possíveis de colaboração. Isso independe, inclusive, da defesa dos processos de criação relatadas pelo realizador em entrevistas e vai muito além da glorificação um tanto quanto romantizada desses mesmos processos.

    Essa dupla chave de identificação (duração e colaboração) remete diretamente a algumas das experiências cinematográficas realizadas pelo diretor francês Jacques Rivette nos anos 1970, em especial Céline et Julie vont en bateau (1971) e Out 1 – Noli me Tangere (1974). Nesses filmes, o potencial multiplicador de narrativas é explorado justamente por essa colaboração diversa com o elenco. No caso de Céline et Julie, temos o roteiro dividido entre o realizador, o roteirista argentino Eduardo de Gregorio e as quatro atrizes principais do filme (Juliet Berto, Dominique Labourier, Bulle Ogier e Marie-France Pisier). Já na versão mais longa de Out 1 (mais de 12 horas de duração), dois grupos de teatro ensaiam duas diferentes peças de Ésquilo, enquanto outros dois personagem acrescentam aos poucos outras camadas narrativas que às vezes se cruzam, às vezes são abandonadas e outras vezes desenvolvidas até o fim.

    O objetivo desta apresentação é comparar as estratégias narrativas e estéticas de La Flor com as destes dois filmes de Rivette, apontando-os como parte de uma mesma linhagem cinematográfica subversiva. Linhagem esta que inclui a colaboração que coloca em cheque a noção de autor, aliada à criação de um produto que questiona, pela sua duração, a própria noção de filme enquanto um produto comercializável.

    No cerne desses projetos, está o teatro. Por um lado, o teatro como palco das relações humanas, como era para Jean Renoir, autor presente tanto em Rivette (a questão da movimentação dos corpos no espaço) como em Llinás (que vai, em um dos episódios de La Flor, reapresentar Une partie de campagne). Por outro, o teatro como local privilegiado para a criação coletiva e potencial instrumento de vanguarda.

    Essa presença do teatro faz com que todos os três filmes, de certa forma, ampliem a noção de cinema impuro defendida por André Bazin. Ao mesmo tempo, suas longas durações os transformam em objetos subversivos, na medida apresentam uma nova presença múltipla dos atores e exigem uma nova postura do espectador. Para dar conta dessa ideia, faremos uso de conceitos de autores como Jean-Louis Comolli (em sua “Retrospectiva do Espectador”) e Jacques Rancière (em O Espectador Emancipado, assim como A Partilha do Sensível).

Bibliografia

    AUMONT, Jacques. Moderne? Paris: Cahiers du Cinéma, 2007.
    BARTHES, Roland. “A Morte do Autor”, em O Rumor da Língua. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
    BAZIN, André. O que é o Cinema. Cosac & Naify, 2014.
    BORNHEIM, Gerd. O Sentido e a Máscara. São Paulo: Perspectiva, 1969.
    COMOLLI, Jean-Louis. “Retrospectiva do Espectador”, em Ver e Poder. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
    DESCHAMPS, Hélène. Jacques Rivette: théâtre, amour, cinema. Paris: L’Harmattan, 2001.
    FRAPPAT, Hélène. Jacques Rivette, secret compris. Paris: Cahiers du cinéma, 2001.
    PAVIS, Patrice, La mise en scène contemporaine, Paris : Armand Colin, 2007.
    RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível. São Paulo: Ed. 34, 2009.
    RANCIÈRE, Jacques. O Espectador Emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
    TESSON, Charles. Thêatre et Cinema. Paris: Cahiers du Cinéma, 2007.
    XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico – A Opacidade e a Transparência. 7a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.