Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Vilson André Moreira Gonçalves (UTP)

Minicurrículo

    Doutorando e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013). Graduado em Licenciatura em Artes -Visuais (2006) e Especialista em História, Arte e Cultura (2008), ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na área de Arte-Educação e realiza trabalhos nos campos da ilustração e de histórias em quadrinhos. Atualmente investiga adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema.

Ficha do Trabalho

Título

    Deuses entre nós: convenções das adaptações fílmicas de super-heróis

Resumo

    O objetivo do presente trabalho é investigar as convenções estéticas e narrativas das adaptações fílmicas de super-heróis produzidas entre 1978 e 2018, atentando para o crescimento no número de produções do tipo ao longo das últimas décadas. Minha hipótese é de que estes filmes elegem tipologias temáticas e narrativas, bem como encaminhamentos estéticos que parecem colaborar para o estabelecimento de um gênero fílmico autônomo.

Resumo expandido

    O objetivo do presente trabalho é investigar as convenções estéticas e narrativas das adaptações fílmicas de super-heróis produzidas entre 1978 e 2018, atentando para o notável crescimento no número de produções do tipo ao longo das últimas décadas. Considerando que atualmente os filmes de super-herói constituem uma parcela substancial do cinema mainstream, um fenômeno praticamente inescapável no panorama do cinema hollywoodiano, as possibilidades de análise que este material oferece são amplas.
    Assim, essa investigação se justifica pela forte presença de tais obras na cultura pop, extrapolando os limites das páginas e das telas. No que diz respeito à noção de gênero, estes filmes são geralmente veiculados, e portanto identificados, pela indústria cinematográfica como películas de ação e, com frequência, de aventura; outras vezes ainda, são classificados como obras de fantasia ou ficção científica. Haja vista que constituem uma parte tão relevante do mercado, movimentando bilhões de dólares todos os anos, questiono, porém, se os elementos estruturais fundamentais deste conjunto de obras constituem um gênero próprio, para além de serem tão somente desdobramentos de outras categorias.
    Para tanto, parto da observação de adaptações cinematográficas live-action de personagens oriundos dos selos Marvel Comics e DC Comics, produzidas entre 1978 a 2018, discutindo os tropos e as configurações estéticas mais paradigmáticas. A partir deste recorte, objetivo delinear quais são os caracteres que efetivamente configuram o filme de super-herói e como este modelo genérico emprega a linguagem cinematográfica para estabelecer sua especificidade diante das plateias.
    Minha hipótese é de que, para além da presença de seres superpoderosos facilmente identificáveis como heróis ou vilões, estes filmes oferecem tratamentos particulares aos elementos fundamentais da mise-en-scène particulares, assim como elegem tipologias temáticas específicas, singularizando-se, deste modo, enquanto um gênero fílmico autônomo.
    Com o propósito de compreender os elementos mais arquetípicos da narrativa heroica, apoio-me nos escritos de Campbell (2004) e Vogler (2007). No que se refere ao estabelecimento de uma linguagem das narrativas de super-heróis, trabalho a partir do que foi observado por Coogan (2006) nas histórias em quadrinhos e por Burke (2015) na onda cinematográfica recente. Para analisar as características formais centrais desses filmes, tal como as especificidades que poderiam caracterizá-los como gênero singular, busco suporte teórico nos modelos de análise propostos por Altman (1999), Cawelti (2003), Bordwell (1985; 2006) e Schatz (1981).

Bibliografia

    ALTMAN, Rick. Film Genre. Londres: BFI Publishing, 1999.
    BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Madison: University of Winsconsin Press, 1985.
    ___________________. The Way Hollywood Tells It: Story and Style in Modern Movies. Berkeley/Los Angeles/Londres: Univers. California Press, 2006.
    BURKE, Liam. The Comic Book Film Adaptation: Exploring Modern Hollywood’s Leading Genre. Jackson: University Press of Mississipi, 2015.
    CAMPBELL, Joseph. The hero with a thousand faces. Princeton: Princeton University Press, 2004.
    CAWELTI, John. Chinatown and Generic Transformation in Recent American Films. In: GRANT, Barry Keith (org.). Film Genre Reader III. Austin: University of Texas Press, 2003.
    COOGAN, Peter. Superhero: The Secret Origin of a Genre. Austin: MonkeyBrain Books, 2006.
    SCHATZ, Thomas. Hollywood Genres: Formulas, Filmmaking and the Studio System. Nova York: Random House, 1981.
    VOGLER, Christopher. The Writer’s Journey: Mythic Structure for Writers. California: Michael Wiese