Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Guryva Cordeiro Portela (unicamp)

Minicurrículo

    Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2012.2). Mestre pela universidade estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduação em artes da cena (2015 -2017). Doutorando pela universidade estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduação em Multimeios (2018), onde pesquiso o ator como forma fílmica, com objeto de análise o ator Toshiro Mifune. Atua como pesquisador, ator, professor e preparador de elenco (treinamento Físico).

Ficha do Trabalho

Título

    Toshiro Mifune – Análise do registro de atuação em Rashomon

Resumo

    O presente resumo constitui uma analise do registro de atuação de Toshiro Mifune em Rashomon, Akira Kurosawa 1954. Colocando em evidencia as diferentes técnicas de atuação de Mifune dentro no mesmo filme, a partir da ótica da Antropologia Teatral de Eugenio Barba (1994). Analisando-se princípios semióticos no jogo do ator e traçando relações entre os códigos teatrais histriônicos e de verossimilhança que prioriza a imitação do comportamento na vida cotidiana, defendidos por Roberta E. Pearson.

Resumo expandido

    A busca pela verdade encontra-se entre as linhas do testemunho em Rashomon, o conto filosófico de Ryunosuke Akutagawa (1892-1927) que Akira Kurosawa adaptou para roteiro cinematográfico, cuja influência duradoura pode ser medida tanto pela difusão do cinema japonês em todo o mundo quanto pelo seu impacto na narrativa moderna. Expostos através de uma estrutura não convencional em que os mesmos eventos têm interpretações contraditórias por seus participantes, o filme toma a forma de um enigma existencial sem uma resposta, empregando narradores e flashbacks não confiáveis através dos quais a memória e a verdade se tornam suspeitas. Esta comunicação busca analisar o programa gestual de Mifune, e assim como as verdades contadas em Rashomon, podemos subdividir um estilo para cada historia narrada.
    Como estofo de analise, observo que no uso dos estilos de atuação alguns códigos que quando colocados em evidencia podem determinar o jogo do ator. Nesta comunicação viso analisar os diferentes estilos em corelação com os demais elementos cinematográficos, a fotografia, a mise-en-scène, o jogo com outros atores. São os programas gestuais de duas vertentes de atuação que busco qualificar neste estudo, ao buscar um olhar que crie uma diferenciação entre o naturalismo e não-naturalismo dentro do mesmo filme
    Em Rashomon, um filme sobre a natureza da verdade e da realidade, um crime e suas consequências são relembrados, e cada diferente ponto de vista das descrições do estupro e assassinato fornecidas pelo bandido, pela esposa, pelo marido e pelo lenhador. No que concerne à técnica japonesa de atuação cada gesto expandido pode ser decomposto e analisado dentro dos parâmetros da antropologia teatral. Levando-se em consideração que o mesmo ator joga em diferentes registros de atuação no mesmo filme, podemos analisar as diferentes nuances da personagem para cara “verdade” relatada na narrativa do filme.
    O personagem estudado nesta análise, o bandido Tajômaru, Toshiro Mifune, compromete todo o seu corpo a luxúria e sede de sangue. Ele pula, grita e mostra os dentes como uma criatura da selva, um lobo. Suas sobrancelhas ganham proporções muito altas sobre os olhos esbugalhados, dando a máscara facial construída para Tajômaru a possibilidade de nuances que as tantas versões da historia necessitam. Criando uma linha de atuação que passeia do histriônico ao naturalismo quase classicista, entre o épico e o drama. Por isso a narrativa do Rashomon é enganosamente simples: A mesma historia é contada em quatros versões de um mesmo assassinato. Enganosamente simples por que a versão da mesma historia ganham ares das verdades individuais, cada personagem ganha sua verdade dos fatos. Neste ponto a analise tratará as versões das atuações do mesmo personagem, Tojômaru, nas verdades de cada personagem que narra.
    A atuação de Mifune passeia entre a selvageria aterrorizante, a brutalidade quente e o terrível homem selvagem, como em nuances sutis de delicadeza, medo e fraqueza. As cenas que cito tentam clarificar essas nuances. Tajômaru não age de forma inconsciente, mas consciente da sua selvageria inata, Mifune constrói uma atuação que começa nos tecidos mais profundos, de modo que até um close-up com uma expressão marcada pela fúria ou pelo cômico, como a cena em primeiro plano de sua própria narrativa, mostra ter um corpo inteiro trabalhando por trás do close. Para cada cena Toshiro nos mostra um personagem diferente, um corpo, uma forma de mover, de agir e de olhar, mas cujas energias vitais se amplificam, dando força as imagens.
    Em Rashomon, Mifune constrói um personagem que hora é fúria da natureza, hora cambaleia, balbucia, rosna. Esse devir animal que habita as profundezas do corpo da personagem nos é amplificado em imagens. Cada recorte de cena buscará evidenciar, na decomposição do gesto e do movimento, princípios semióticos no jogo do ator e traçando relações entre os códigos teatrais histriônicos e de verossimilhança do naturalismo.

Bibliografia

    AUMONT, J. A imagem. Trad. Eloisa Araujo. – Campinas, SP. Papirus, 2012.
    BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel: Tratado de Antropologia Teatral.São Paulo. São
    Paulo, Hucitec,1994.
    ______________e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo, Hucitec,
    1995.
    BURNIER, Luis Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação. Elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais para o ator. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
    Gumbrecht, Hans Ulrich , 1948- Produção de presença 😮 que o sentido não consegue transmitir 1 H. Ulrich Gumbrecht; tradução Ana Isabel Soares. – Rio de Janeiro :Contraponto :Ed. PUC-Rio, 2010.
    MOULLET, L. La politique des acteurs. Paris: Editions de l’Etoile – Cahiers du Cinéma, 1993.
    Pearson, Roberta E. Eloquent Gestures: The Transformation of Performance Style in the
    Griffith Biograph Films. Berkeley: University of California Press, c1992 1992.
    http://ark.cdlib.org/ark:/13030/ft5t1nb3jp/
    Yampolsky, Mikhail. Mask Face and Machine Face. TDR (1988