Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Humberto Pereira da Silva (FAAP)

Minicurrículo

    Humberto Pereira da Silva é doutor em Filosofia da Educação pela USP e professor de filosofia e história do cinema na FAAP. Autor dos livros Ir ao cinema: um olhar sobre filmes (Musa Editorial, 2006), Glauber Rocha – cinema, estética e revolução (Paco Editorial, 2016) e Ver e Ver Como – ensaios sobre cinema e cineastas marcantes (Paco Editorial, 2018); organizou com Fatimarlei Lunardelli e Ivonete Pinto Ismail Xavier 70: Trajetória de um Pensador de Cinema Brasileiro (Sesc, 2019).

Ficha do Trabalho

Título

    O projeto editorial da Abraccine

Mesa

    A Associação de Críticos e a Memória do Cinema Brasileiro

Resumo

    A Abraccine é uma entidade criada em 2011 e que reúne os principais críticos de cinema em atividade. Com a eleição de Paulo Henrique Silva para a presidência de entidade em 2015, foi impulsionado um projeto de publicações de livros que visam agregar seus membros tanto quanto estimular debates. A ênfase aqui é para os livros que foram publicados e os que estão em andamento, tendo em vista que essa produção coloca em primeira plano a necessidade de se pensar e discutir sobre cinema no Brasil.

Resumo expandido

    Paulo Henrique Silva foi eleito presidente da Abraccine em 2015 e dá início a um projeto de publicações que marca sua passagem pela entidade. Criada em 2011, a Abraccine ganhou visibilidade inicialmente pela participação em júri de importantes festivais de cinema e pela eleição de melhor filme do ano. A ideia de uma linha de publicação de livros que agregasse seus membros e estimulasse debates só acontece com Paulo Henrique.
    O projeto de publicações teve inicialmente o espírito de sondagem. Os membros da entidades foram instigados a eleger os 100 melhores filmes do cinema brasileiro para uma publicação pela Editora Letramento. O primeiro livro da parceria Abraccine/Letramento foi, então, 100 melhores filmes brasileiros, publicado em 2016.
    Quase todos os membros da entidade se engajaram e fizeram listas particulares dos 50 melhores filmes nacionais. A partir delas, a Abraccine elegeu os 100 melhores filmes brasileiros, e Limite, de Mario Peixoto, ficou em primeiro lugar. Como em qualquer lista com os melhores, a da Abraccine gerou polêmica, mas também deu publicidade ao livro.
    O sucesso do primeiro livro estimulou a sequência, com a mesma ideia de 100 melhores. Assim, surge no ano seguinte Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais, encabeçado por Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho. A novidade desse segundo livro foi a parceria com o Canal Brasil, que possibilitou, com a exibição dos filmes na TV, uma inequívoca publicidade para a iniciativa da entidade.
    E o projeto 100 melhores teve sequência com Animação brasileira: 100 filmes essenciais, que novamente contou com parceria do Canal Brasil e teve seu lançamento no mais importante festival de animação do mundo, o de Annecy, na França, assim como a tradução para o francês. Para fechar a coleção 100 melhores, o volume que está sendo confeccionado reúne os 100 melhores curtas nacionais.
    A coleção 100 melhores motivou a publicação de temas específicos, com a presença de membros da Abraccine, mas também de convidados externos a entidade. A primeira iniciativa nesse sentido foi a de homenagear importantes personagens da cena cinematográfica nacional, tendo como gancho uma data redonda de aniversário. Assim, pela Paco Editorial, foi publicado em 2018, Bernardet 80: impacto e influência no cinema brasileiro.
    Organizado por Ivonete Pinto e Orlando Margarido, Bernardet 80 reúne artigos de destacados críticos e estudiosos que se debruçam sobre as peculiaridades do trabalho de Bernardet em suas diversas faces: crítico de cinema, teórico, historiador e, em igual medida, ator performático, polemista cultural, roteirista e romancista. O livro homenagem a Bernardet se insere na coleção Pensadores de Cinema no Brasil, que prevê para lançamento próximo Ismail 70: a trajetória de um pensador do cinema brasileiro, cuja responsabilidade pela organização é de Fatimarlei Lunardelli, Humberto Pereira da Silva e Ivonete Pinto. Este livro, mesmo antes de lançado, já é objeto de projeto na Universidade Federal de Pelotas, em pesquisa associado à linha Técnicas e Poéticas no Cinema e Audiovisual, indexada ao CNPq.
    Na sequência de pensadores de cinema no Brasil, o próximo homenageado será o crítico Inácio de Araujo. Para a organização desse volume foram convidados Sérgio Alpendre e Laura Cánepa.
    Além do projeto sequêncial com os 100 melhores e os pensadores de cinema, a linha de publicação da Abraccine volta-se para dois temas dois temas que estão na ordem do dia: a própria expressão da crítica no Brasil ao longo do tempo e o papel da mulher na crítica de cinema. Assim, em mais parceria com a Letramento, e organizado pelo Paulo Henrique, Trajetória da crítica de cinema no Brasil oferece o mais amplo painel de crítica de cinema no país, cobrindo a produção de diversos estados, desde os primórdios do cinema até hoje.
    Por fim, sobre o papel da mulheres, está em andamento o livro Mulheres no Cinema Brasileiro – As cineastas de 1930 a 2017, organizado por Camila Vieira e Luiza Lusvarghie.

Bibliografia

    SILVA, Paulo Henrique (org), 100 Melhores Filmes Brasileiros, Belo Horizonte: Letramento, 2016.
    Id., Documentário Brasileiro, 100 Filmes Essenciais, Belo Horizonte: Letramento, 2017.
    Id. e CARNEIRO, Gabriel, Animação Brasileira, 100 Filmes Essenciais, 2017.
    PINTO, Ivonete e MARGARIDO, Orlando (orgs.) Bernardet 80: impacto e influências no cinema brasileiro, Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
    PINTO, Ivonete, LUNARDELLI, Fatimalei e SILVA, Humberto Pereira da (orgs.), Ismail Xavier 70, trajetória de um pensador de cinema brasileiro.