Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Patricia Sequeira Bras (BBK)

Minicurrículo

    Professora de Estudos Portugueses no Departamento de Culturas e Línguas de Birkbeck, Universidade de Londres. Em 2015, concluiu a sua pesquisa de doutoramento intitulada ‘O gesto político nos filmes de Pedro Costa’. A relação entre política e cinema que motivou seu trabalho de doutorado continua moldando seus novos projetos de pesquisa. Os seus interesses atuais incluem representações cinematográficas da crise económica portuguesa, trabalho reprodutivo, cinema documentário e práticas feministas.

Ficha do Trabalho

Título

    Trabalho coletivo e reconhecimento mútuo nos filmes de Helena Solberg

Seminário

    Mulheres no cinema e audiovisual

Resumo

    Na minha comunicação pretendo analisar os primeiros filmes de Helena Solberg: A Entrevista (1966), A Nova Mulher (1974) e A Dupla Jornada (1975) com o intuito de rebater que a natureza colaborativa dos filmes de Solberg e a forma como essas mulheres testemunham suas experiências produzem um espaço de narração recíproca e reconhecimento mútuo baseado em uma prática feminista.

Resumo expandido

    Na minha comunicação pretendo analisar os primeiros filmes de Helena Solberg: A Entrevista (1966), A Nova Mulher (1974) e A Dupla Jornada (1975) com o intuito de rebater que o uso de testemunhos nos seus filmes revela um exercício praticado nos grupos de conscientização feministas.

    O filme A Entrevista (1966) foi filmado em 1964, no mesmo ano em que o golpe orquestrado contra o presidente João Goulart estabeleceu a ditadura militar no Brasil até 1985. O filme consiste em uma série de entrevistas a jovens mulheres de classe média. Seus depoimentos sugerem uma correspondência entre a opressão da mulher e a coerção política infligida pelos militares na época. Depois de se mudar para os EUA, Solberg começou a colaborar com a cooperativa International Women’s Film Project. Desta colaboração resultou A Nova Mulher (1974), A Dupla Jornada (1975) e Simplesmente Jenny (1977). A Nova Mulher (1974) relata a história do movimento feminista nos EUA usando imagens de arquivo e também cartas, diários e manifestos lidos por vozes femininas e masculinas. O filme demonstra uma abordagem feminista interseccional, confrontando a forma como o movimento sufragista ignorou as mulheres negras. Por sua vez, A Dupla Jornada (1975) examina o trabalho executado por mulheres na América Latina a partir de uma perspectiva marxista-feminista. No filme Solberg conduz entrevistas a um grande número de trabalhadoras e camponesas, bem como a trabalhadores e gestores, expondo assim as condições de trabalho das mulheres. O filme emprega também reflexividade quando a equipe de filmagem composta toda por mulheres, com exceção do diretor de fotografia, aparece em frente à câmara.

    Convencionalmente o gênero documentário usa testemunhos orais de experiências pessoais, no entanto, na minha comunicação pretendo rebater que a natureza colaborativa dos filmes de Solberg e a forma como essas mulheres testemunham suas experiências produzem um espaço de narração recíproca e de reconhecimento mútuo baseado em uma prática feminista.

Bibliografia

    Cavarero, Adriana. Relating Narratives: Storytelling and Selfhood, New York: Routledge, 2000.

    Federici, Silvia. Revolution at Point Zero Housework, Reproduction, and Feminist Struggle, Oakland: PM Press, 2012.

    Leimbacher, Irina Zora. More Than Talking Heads: Nonfiction Testimony and Cinematic Form. Dissertation submitted for the degree of Doctor of Philosophy in Film and Media in the Graduate Division of the University of California, Berkeley, 2014. Available online: https://escholarship.org/uc/item/7st8p8cr.

    Martineau, Barbara Halpern “Talking about Our Lives and Experiences: Some Thoughts about Feminism, Documentary and ‘Talking Heads.’” Show Us Life: Toward a History and Aesthetics of the Committed Documentary. Thomas Waugh (ed.), Metuchen, NJ: Scarecrow, 1984, p. 252-273.

    Tavares, Mariana Ribeiro da Silva. O cinema documentário de Helena Solberg, Pós: Belo Horizonte, V. 6 (12), 2016, p. 126-140.