Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Luciana Corrêa de Araújo (UFSCar)

Minicurrículo

    Pesquisadora de cinema e professora do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou, entre outros trabalhos, os livros “Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos” (2013) e “A crônica de cinema no Recife dos anos 50” (1997), e colaborou com o capítulo “O cinema em Pernambuco (1900-1930)” no livro “Nova história do cinema brasileiro” (Schvarzman, Ramos, 2018).

Ficha do Trabalho

Título

    “Telas & Fatos”: Recepção e cultura cinematográfica no Recife

Resumo

    A partir do levantamento realizado na série “Telas & Fatos”, publicada por Jota Soares entre 1964 e 1965 no Diário de Pernambuco, esta comunicação se propõe a analisar as atividades cinematográficas no Recife, sob a perspectiva da exibição e da recepção. Ao combinar informação e memória, a série constitui uma fonte importante para se analisar características da cultura cinematográfica que se formou na cidade nas primeiras décadas do século XX.

Resumo expandido

    Um dos mais ativos profissionais envolvidos na produção cinematográfica em Pernambuco na segunda metade dos anos 1920, Jota Soares se tornou também o principal memorialista do período. Nas décadas seguintes, ele publicou diversos textos que constituíram fontes importantes na elaboração dos estudos históricos sobre o cinema em Pernambuco. Suas contribuições de maior fôlego foram duas séries publicadas no Diário de Pernambuco na primeira metade dos anos 1960. Relembrando o cinema pernambucano, pela riqueza de informações, fotos e memórias que oferece sobre a produção pernambucana dos anos 1920, ganhou maior divulgação, tendo sido lançada em livro, no qual o organizador Paulo C. Cunha Filho (2006) reuniu os 59 artigos publicados originalmente entre 2 de dezembro de 1962 e 23 de fevereiro de 1964. Logo em seguida, Jota Soares assinou uma outra série, ainda mais extensa. Com o título de “Telas & Fatos”, publicou 84 textos entre 01 de março de 1964 e 13 de dezembro de 1965, que trazem informações sobre filmes e estrelas estrangeiros, mas também sobre o circuito exibidor no Recife.
    A partir do levantamento realizado na série “Telas & Fatos”, esta comunicação se propõe a analisar as atividades cinematográficas no Recife sob a perspectiva da exibição e da recepção. Ao combinar informação e memória, a série constitui uma fonte particularmente estimulante para se analisar características da cultura cinematográfica que se formou na cidade nas primeiras décadas do século XX. Esta produção textual de Jota Soares, ele próprio um grande fã de cinema, com um vasto arquivo composto ao longo dos anos, permite conhecer melhor algumas dinâmicas que regeram a recepção cinematográfica no Recife e que têm, inclusive, desdobramentos nos filmes produzidos nos anos 1920.
    Esta comunicação toma como referência os estudos de Miriam Hansen (1999) e Laura Isabel Serna (2014) para discutir as mediações que contextos específicos operam sobre o texto fílmico, em particular sobre as produções hollywoodianas que dominavam o mercado. É possível pensar em reconfigurações dos filmes estrangeiros por meio da recepção local?

Bibliografia

    CUNHA FILHO, Paulo C. (org.). Relembrando o cinema pernambucano – Dos arquivos de Jota Soares. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2006.
    HANSEN, Miriam. “The mass production of the senses: classical cinema as vernacular modernism”. Modernism/modernity, vol. 6 no. 2, 1999, p. 59-77.
    SERNA, Laura, Isabel. “Translations and transportation toward a transnational history of the intertitle”. In: BEAN, Jennifer M.; KAPSE, Anupama; HORAK, Laura (Eds.) Silent cinema and the politics of space. Bloomington: University of Indiana Press, 2014, p.121-145.
    SOARES, Jota. Histórias da minha história. Álbum de recortes. Recife: Acervo Jota Soares, Fundação Joaquim Nabuco, sem data.