Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Joselaine Caroline (UFRGS)

Minicurrículo

    Doutoranda em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Cultura e Significação, da UFRGS, Mestre em Comunicação, na linha de pesquisa de Análise de Produtos Audiovisuais, pela Universidade Anhembi Morumbi, e graduada em Letras, pelo Centro Universitário Metodista do Sul. Tem experiência nas áreas de Cinema Sueco, Adaptação, Remake, Consumo e Recepção, Construção de Personagem. Atualmente dedica-se aos estudos do Feminismo Negro, Mulherismo, Recepção, Meios e Mediações.

Ficha do Trabalho

Título

    Annalise Keating e o Feminismo Negro em narrativas seriadas

Resumo

    O objetivo desta pesquisa é discutir as considerações acerca da construção da personagem Annalise Keating, interpretada por Viola Davis na série How to get away with murder, afim de investigar os impactos do empoderamento feminino negro fora da série. Analisaremos os comentários e particularidades interacionais que os fas da série no Twitter sobre a personagem com o intuito de identificar as correspondências do campo audiovisual com o consumo e recepção da personagem.

Resumo expandido

    A busca pela representatividade e visibilidade das mulheres negras está diretamente ligada às manifestações contra o racismo estrutural das instituições. E, conforme Bordieu, “Toda história do campo social está presente, em cada momento, em forma materializada em instituições (…) e em forma incorporada nas atitudes dos agentes que fazem funcionar estas instituições” (1998), e a contribuição individual de cada sujeito no grupo, colabora para o movimento uniforme e homogênea das estruturas que compõem suas manifestações. A personagem de Annalise Keating além de advogar contra as instituições surge como uma personagem negra empoderada que cruza as barreiras da ficção e cria relações com o espectador. Partindo das premissas da espectatorialidade e recepção cinematográfica, iremos analisar as relações de consumo da personagem no campo audiovisual e no ciberespaço, tendo em vista o posicionamento da personagem no universo ficcional.
    E, as redes sociais atualmente são grandes influenciadoras na formação de opinião e sugestão de debates na vida cotidiana. E, é importante pontuar que o universo informativo e de conhecimento do indivíduo é construído “pela aprendizagem que se desenvolve através da experiência, às quais se aplica uma observação na empiria do sentir, do ver, e do ouvir” (CHARAUDEAU, 2013, p. 44). A verossimilhança das personagens na contemporaneidade possibilita diversos tipos interações com o universo ficcional, e as publicações das redes sociais conversam com a experiência empírica do receptor, atuando na produção e formação de sentido que reflete na realidade dos indivíduos.
    O entrelaçamento das estruturas do corpus discorrerá a partir da seleção de três episódios chaves para a a análise da personagem e suas verossimilhanças com a realidade acerca da imagem da mulher negra no campo cinematográfico. Ao definir os critérios de seleção das cenas e episódios que serão observados neste trabalho, daremos início ao delineamento dos comentários analisados, com o intuito de delimitar o problema da pesquisa, para então cruzar os objetos e construir uma discussão teórica em torno do consumo e recepção da personagem nas redes sociais. Ao delimitar o corpus iniciaremos as considerações teóricas acerca do consumo midiático para compreender a forma como os indivíduos atuam no processo de midiatização no entrelaçamento dos objetos com o conteúdo produzido, abrangendo o campo da recepção considerando sua importância no cruzamento dos campos no ciberespaço.
    O olhar teórico acerca das metodologias de natureza qualitativa deste artigo apresentará o consumo e a recepção enquanto processo, afim de compreender a produção de sentido e consumo da personagem perante os receptores, investigando como esses sujeitos se relacionam perante as abordagens do Feminismo Negro.

Bibliografia

    BAMBA, M. A recepção cinematográfica: Recepção e estudos de caso. Salvador: Edufba, 2013, p. 19-66.

    BORDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense.1998.

    CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 5. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

    CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. Contexto. São Paulo. 2013

    STAM, Robert; SHOHAT, Ella. Teoria do cinema e espectatorialidade na era dos “pós”.in RAMOS, Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica,
    V. I. São Paulo: SENAC, 2005. p. 393-424

    TOALDO, Mariângela Machado; JACKS, Nilda Aparecida. Consumo midiático: uma especificidade do consumo cultural, uma antessala para os estudos de recepção. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 22, 2013, Salvador, BA. Anais, Salvador: UFBA, 2013.