Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Ana Camila de Souza Esteves (UFBA)

Minicurrículo

    Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.

Ficha do Trabalho

Título

    O espaço urbano da experiência LGBT em “Rafiki” (Quênia, 2018)

Seminário

    Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações

Resumo

    A partir de uma pesquisa cartográfica da experiência urbana nos cinemas africanos, esta comunicação busca avançar as discussões propostas anteriormente para pensar a experiência LGBT na cidade de Nairóbi, no Quênia, a partir de uma análise do filme “Rafiki” (Quênia), de Wanuri Kahiu, lançado em 2018.

Resumo expandido

    Esta comunicação busca oferecer uma análise da experiência LGBT na cidade de Nairóbi, no Quênia, a partir da narrativa do filme Rafiki, dirigido pela realizadora queniana Wanuri Kahiu em 2018. O Quênia é um país onde a homossexualidade é considerada crime, e Rafiki foi proibido de ser exibido em seu país de origem, e ao mesmo tempo em que causou comoção no mundo inteiro, também garantiu assim sua notoriedade em diversos festivais nos mais variados países – incluindo contratos de exibição comercial em muitos dele. Rafiki conta a história de amor entre duas adolescentes, Kena e Ziki, que além de se apaixonarem em um contexto proibitivo, são filhas de pais que se enfrentam em uma disputa política na cidade de Nairóbi, capital do Quênia. A relação entre as duas dentro da narrativa pode ser analisada pela forma como se relacionam com a cidade, como a diretora constrói os espaços de existência e de enfrentamento pelos quais as duas jovens passam para estar juntas, a despeito da proibição do estado.

    Nossa proposta é pensar a experiência LGBT como uma experiência urbana possível de conflitos e disputas, partindo da articulação de duas conjunturas teóricas: a noção de experiência urbana articulada ao pensamento sobre cidades do sul global, e metodologias de análise fílmica que permitem pensar o filme em sua materialidade – com o objetivo de analisar o modo como o espaço urbano ao mesmo tempo condiciona e ressignifica a experiência de Kena e Ziki em Rafiki.

    Este trabalho está relacionado a uma pesquisa de doutorado em andamento. O objetivo é primeiro fazer uma espécie de cartografia de como o urbano aparece nos filmes africanos, de 1960 a 2020. Que histórias estão sendo contadas nesses espaços urbanos? Ou ainda: que histórias as metrópoles africanas contam? As cidades se apresentam como cidades reais ou “suspensas” (uma espécie de não-lugar)? O que a cidade faz fazer? – no sentido de: como a cidade condiciona ou mesmo constrói a experiência do sujeito/personagem africano. O que é que acontece com esses personagens só porque eles estão vivendo aquele espaço urbano específico? Que experiência urbana é construída nestes filmes, nestas narrativas?

    O desafio é primeiro olhar para estes filmes a fim de identificar que experiências seriam essas, depois analisar de que modo a cidade move, constrói, condiciona a experiência dos personagens, e então tentar criar categorias de experiência urbana que deem conta de toda essa cinematografia. No fim, talvez haja uma proposta de metodologia para se pensar a experiência urbana nos cinemas africanos, de modo a contribuir para o campo desses estudos, especialmente no sentido de compreender a experiência africana que “se oferece” no cinema a partir do urbano, em suas especificidades de linguagem. Outro ganho é ter um panorama de como a cidade atravessou a história dos cinemas africanos, e como o urbano foi costurando diversas narrativas sobre a experiência africana, até uma perspectiva mais contemporânea, que revela um momento no qual as controvérsias ao redor do que se pode considerar “cinema africano” ainda é uma questão.

Bibliografia

    ÁLVAREZ, Iván Villarmea. Documenting cityscapes: Urban change in contemporary non-fiction film. Columbia University Press, 2015.
    BRUNSDON, Charlotte. The attractions of the cinematic city. Screen, v. 53, n. 3, p. 209-227, 2012.
    COMOLLI, Jean-Louis. A cidade filmada. Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro, ano, v. 3, 1995.
    GARRITANO, Carmela. HARROW, Kenneth W (Ed.). A Companion to African Cinema. Wiley-Blackwell, 2018
    KOECK, Richard. Cine-scapes: Cinematic spaces in architecture and cities. Routledge, 2012.
    PFAFF, Françoise (Ed.). Focus on African films. Indiana University Press, 2004.
    PRABHU, Anjali. Contemporary cinema of Africa and the diaspora. John Wiley & Sons, 2014.
    UKADIKE, Nwachukwu Frank (Ed.). Critical Approaches to African cinema discourse. Lexington Books, 2014.