Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Natasha Romanzoti Graziano (UNICAMP)

Minicurrículo

    Natasha Romanzoti é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Roteiro de Ficção Audiovisual pelo Senac-SP e mestra em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é doutoranda em Multimeios na Universidade Estadual de Campinas, onde pesquisa a importância e a história do roteiro no cinema brasileiro.

Ficha do Trabalho

Título

    Estilo narrativo do cinema brasileiro de 1950 baseado em roteiros

Resumo

    Este trabalho tem como objetivo destacar algumas características narrativas do cinema brasileiro por meio da análise de quatro roteiros dos anos 1950. Apesar dos esforços em termos de industrialização e padronização do cinema na década, paradigmas clássicos como a estrutura de três atos parecem ser de pouco interesse ou inaplicáveis a essa produção cinematográfica. De modo geral, a influência do teatro e do rádio brasileiros podem ser muito mais relevantes para as narrativas do período.

Resumo expandido

    No âmbito acadêmico, a discussão sobre roteiro cinematográfico ficou muitas vezes limitada pelos “manuais” que floresceram durante todas as décadas de história desse objeto de estudo. Estes, dos quais um dos principais expoentes é o “Manual do Roteiro” de Syd Field (2001), são muitas vezes restritos a convenções dramáticas e a um tipo de narrativa conhecida como clássica, preponderantemente hollywoodiana, que com frequência não se aplica a outras cinematografias. A brasileira, por exemplo, é bem marcada por sua diversidade.
    Essa diversidade narrativa pode ser observada na década de 1950, de “extraordinária animação, na prática e no pensamento cinematográfico”, segundo Maria Rita Galvão (1980, p. 13). Foram anos que presenciaram o desenvolvimento das ideias sobre cinema independente no contexto nacional, ideias estas surgidas em contraposição a algumas das maiores experiências ditas industriais do cinema brasileiro.
    O objetivo deste trabalho é mostrar como, apesar dos esforços em termos de industrialização e padronização do cinema brasileiro na década – representados pela atividade dos estúdios cinematográficos, notadamente a Companhia Cinematográfica Vera Cruz e a Atlântida Cinematográfica -, os paradigmas clássicos, como a estrutura de três atos, parecem ser de pouco interesse ou inaplicáveis a essa produção cinematográfica específica.
    Para isso, serão analisadas quatro narrativas da década de 1950, sendo dois roteiros de produções consideradas industriais ou de estúdio – “O Homem do Sputnik” (1959), dirigido por Carlos Manga, escrito por José Cajado Filho e produzido pela Atlântida Cinematográfica, e “Esquina da Ilusão” (1953), dirigido por Ruggero Jacobbi, escrito por Ruggero Jacobbi e Jorge Kraisky, com diálogos de Gustavo Nonnenberg e produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz – e dois roteiros de produções consideradas autorais ou independentes – “O Grande Momento” (1958), escrito e dirigido por Roberto Santos, e “Agulha no Palheiro” (1953), escrito e dirigido por Alex Viany. Essas análises contemplarão a divisão em atos e a evolução da curva da ação dramática das histórias, bem como as marcas de influências narrativas para além do modelo hollywoodiano.
    Por exemplo, mesmo que a Atlântida parodiasse com frequência superproduções americanas e a Vera Cruz procurasse emular Hollywood, um olhar mais apurado demonstra que as narrativas das companhias adotam estratégias nem sempre condizentes com o modelo clássico canonizado pelos grandes estúdios americanos.
    Por sua vez, muitas narrativas com forte viés autoral e categorizadas historicamente como “cinema independente”, influenciadas em grande parte pelo cinema moderno europeu, especialmente o neorrealismo italiano, nem por isso deixam de operar majoritariamente na chave do realismo-naturalismo inerente ao cinema narrativo-dramático clássico.
    As análises também pretendem demonstrar como a influência do teatro e do rádio brasileiros, juntamente com o crescente impacto das novelas, pode ter sido mais relevante para os roteiros brasileiros da década do que estruturas aristotélicas e outras estratégias narrativas clássicas bem conhecidas.
    Segundo Marcos Rey, no Brasil, “os primeiros roteiristas profissionais surgiram no rádio, quando noutros países já proliferavam no cinema e no music-hall” (1989, p. 78). Algumas características dramatúrgicas das radionovelas, enormes sucessos no país nos anos 1940 e 50, parecem ter ecoado nos filmes brasileiros do período, inclusive os chamados “independentes”, como a presença de tramas paralelas densas, evolução do drama em patamares e a tendência a uma resolução tardia do conflito principal.
    Em resumo, este trabalho pretende observar que o estilo narrativo do cinema brasileiro da década é diversificado e pouco padronizado, mesmo quando observado dentro de categorias como “independente” e “industrial” ou “comercial”. Além de múltiplas influências estrangeiras, o contexto nacional favoreceu um diálogo com o rádio.

Bibliografia

    AUTRAN, Arthur. O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro. Campinas, SP: tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Multimeios, do Instituto de Artes, Unicamp, 2005.
    BASTOS, Mônica Rugai. Tristezas não pagam dívidas: Cinema e política nos anos da Atlântida. São Paulo: Olho d’água, 2001.
    BOON, Kevin A. Script culture and the American screenplay. Detroit: Wayne State University Press, 2008.
    FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
    GALVÃO, Maria Rita. O desenvolvimento das ideias sobre cinema independente. 30 anos de cinema paulista, 1950-1980. São Paulo: Cinemateca Brasileira, Cadernos da Cinemateca, n. 4, 1980.
    RAMOS, José Mario Ortiz. Cinema, estado e lutas culturais: anos 50, 60, 70. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
    REY, Marcos. O roteirista profissional: TV e cinema. São Paulo: Editora Ática, 1989.
    VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 1993.