Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Fernando Mascarello (UNISINOS)

Minicurrículo

    Fernando Mascarello é organizador do livro História do Cinema Mundial (Papirus, 2012, 7a. edição). Na SOCINE, foi membro do Conselho Deliberativo de 1999 a 2009, além de criador e coordenador dos Seminários Temáticos “Indústria e Recepção Cinematográfica e Audiovisual” (2009 a 2011) e “Recepção Cinematográfica e Audiovisual” (2012 a 2014). É professor do curso de Realização Audiovisual da Unisinos, onde também coordena a Especialização em Cinema. Doutorou-se em Cinema pela ECA/USP em 2004.

Ficha do Trabalho

Título

    A feminização do masculino hétero em eXistenZ, de Cronenberg

Resumo

    Partindo do debate feminista em torno à obra de David Cronenberg, protagonizado por autoras como B. Creed e L. R. Williams, o trabalho mobiliza teorias psicanalíticas antifalocêntricas recentes, como as de J. André, M. Schneider e G. Birman, a fim de explorar a dinâmica de feminização do masculino hétero tal como encenada em eXistenZ, tomado como filme-clímax desse tema cronenberguiano.

Resumo expandido

    As abordagens da crítica feminista à obra de David Cronenberg estão longe de serem consensuais quanto à valência político-ideológica das suas representações da chamada masculinidade contemporânea em crise. Por um lado, algumas autoras e autores a consideram cúmplice de uma posição misógina típica da masculinidade dominante, em sua exploração e desqualificação das mulheres (Jacobowitz e Lippe, 1989), ao passo que outros a tomam, positivamente, como uma desconstrução do sujeito masculino (ainda que talvez inconsciente em grande medida), mobilizando, em suas análises, conceitos como “inveja do útero” (Robbins, 1993) ou “pânico fálico” e “histeria masculina” (Creed, 1990).

    Entre outros resultados, esse debate feminista em torno à cinematografia de Cronenberg tem sido bastante produtivo por sua contribuição ao campo dos estudos dos homens e das masculinidades. Para Linda Ruth Williams, por exemplo, a despeito do fato de algumas comentadoras feministas, como Barbara Creed, terem enfatizado o feminino monstruoso em seus filmes, sobressai em sua obra um forte interesse pela “masculinidade em mutação” (Williams, 1999, p. 35). A meu ver, tal mutação pode ser associada ao que Christine Ramsay (1998) descreve como uma profunda ambivalência de muitos dos personagens masculinos de Cronenberg entre o desejo de se ligarem e entregarem a outros e a violenta e quase imediata negação deste, resultando no colapso do que a autora denomina “masculino monstruoso” e a incursão desses personagens pelo abjeto e pela destruição de si e da alteridade com que se relacionam.

    Partindo desse quatro teórico nos estudos (feministas) do cinema, meu objetivo nesse trabalho é investigar, desde uma visada psicanalítica antifalocêntrica e tomando como objeto primário de análise o filme eXistenZ (1999), em que medida uma das dimensões dessa masculinidade em mutação, encenada na obra cronenberguiana, seria constituída por um processo de feminização do masculino heterossexual na contemporaneidade, ao qual corresponderia, em contrapartida, uma reação viril defensiva, violenta e monstruosa.

    A fim de proceder à investigação, mobilizo autores psicanalíticos vinculados à crítica, interna ao freudo-lacanismo, das visões falocêntricas majoritárias na psicanálise, fazendo-os dialogar com a crítica feminista acima mencionada. Busco subsídio, especialmente, em teóricos como Jacques André, Monique Schneider e Gabriel Birman, entre outros que, na contramão das concepções freudianas da subjetivação masculina e feminina, entendem o tornar-se homem como um processo desdobrado em um maior número de etapas que o tornar-se mulher, em razão da necessidade de permanente negação, pelos sujeitos masculinos, da feminilidade primária constitutiva de homens e mulheres.

    Como objeto de análise principal, eXistenZ é tomado como filme-clímax desse tema recorrente da feminização do masculino na obra de Cronenberg. Conduzido pelo desejo de uma mulher talentosa, bem-sucedida e sexualmente agressiva, o protagonista Ted Pikul é levado a experimentar-se em uma sexualidade transgressiva do erotismo heteronormativo, vinculada ao universo biotecnológico e da realidade virtual, na qual ele exercita, com fascínio e repulsa, aspectos do erotismo histórica e culturalmente mais associados à feminilidade, como os prazeres da pele, a penetrabilidade, a entrega e a passividade.

Bibliografia

    ANDRÉ, Jacques. As origens femininas da sexualidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996 (1995).

    JACOBOWITZ, Florence; LIPPE, Richard. Dead Ringers: The joke’s on us. Cineaction 16, Spring 1989, p. 64-68.

    RAMSAY, Christine Elizabeth. Masculinity and processes of intersubjectivity in the films of David Cronenberg. Tese (doutorado) – York University, North York, Canadá, 1998.

    ROBBINS, Helen W. ‘More human than I’m alone’: Womb envy in David Cronenberg’s The Fly and Dead Ringers. In: COHAN, Steven; HARK, Ina Rae (orgs.). Screening the male: Exploring masculinities in Hollywood cinema. New York: Routledge, 1993, p. 134-147.

    SCHNEIDER, Monique (2000). Généalogie du masculin. Paris: Flammarion, 2006.

    WILLIAMS, Linda Ruth. The inside-out of masculinity: David Cronenberg’s visceral pleasures. In: AARON, Michele (org.). The body’s perilous pleasures: Dangerous desire and contemporary culture. Edinburgh: Edinburgh University Press, p. 30-48.