Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    João Paulo Lopes de Meira Hergesel (Uniso)

Minicurrículo

    Pesquisador de pós-doutorado (PPGCC/Uniso). Doutor em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Líder do grupo de estudos em Narrativas Midiáticas Infantis e Juvenis (Uniso/CNPq). Membro dos grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Participante do OBITEL Brasil e da Red Inav. Autor de “Estilo SBT de comunicar”, entre outros livros acadêmicos e literários.

Ficha do Trabalho

Título

    Nuances poéticas na ficção televisiva infantojuvenil

Mesa

    Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica

Resumo

    Ao observarmos a produção televisiva para crianças e adolescentes, indagamos: de que maneira as nuances poéticas são manifestadas pelo audiovisual? Com o objetivo de compreender como certos elementos da poesia são despertados durante a criação de uma obra de ficção seriada, analisamos um recorte da telenovela As Aventuras de Poliana (SBT). Realizamos, para isso, uma análise narrativa e estilística, ancorada em David Bordwell e Jeremy G. Butler, entre outros autores.

Resumo expandido

    A ficção seriada destinada a crianças e pré-adolescentes tem se mantido em voga na televisão aberta brasileira, sobretudo no SBT, mesmo com a ascensão dos canais pagos direcionados exclusivamente a esse público. Uma observação inicial a esse tipo de produto aponta que, mesmo em se tratando de narrativas convencionais que priorizam o entretenimento trivial, parecem existir momentos em que características do poético se sobressaem, o que nos leva a questionar: de que maneira as nuances poéticas são manifestadas pelo audiovisual?
    O objetivo geral deste trabalho é compreender como o poético (enquanto característica daquilo que contém elementos da poesia) é despertado pela poética (entendida como modo de criação de um produto) em uma obra de ficção seriada televisiva infantojuvenil. Consequentemente, os objetivos específicos enquadram: refletir sobre a relação entre comunicação poética e comunicação televisiva; fomentar os estudos de análise narrativa e estilística no audiovisual; e estudar a composição de parte da mídia infantil no cenário da cultura brasileira.
    A metodologia adotada mescla a pesquisa bibliográfica com a analítica, ancorada na Narratologia, na Estilística e nos estudos contemporâneos de Comunicação, Cultura e Mídia. Para um melhor aproveitamento do tempo de pesquisa, concentramos, neste momento, nossa análise na telenovela As Aventuras de Poliana (SBT, 2018-presente).
    Com autoria assinada por Íris Abravanel e direção geral de Reynaldo Boury, a obra é uma adaptação do romance estadunidense Pollyanna, de Eleanor H. Porter, publicado em 1913. Neste trabalho, utilizamos como recorte a cena em que Guilherme convida Raquel e Brenda para fazerem uma tarefa escolar durante o jantar e desperta a revolta de Roger, seu pai. A cena é parte do capítulo 181, que foi ao ar em 23 de janeiro de 2019.
    Para efetivar a análise proposta, faz-se uma leitura atenta do texto audiovisual, observando os aspectos estilísticos (movimentação de câmera, angulação, tipo de plano, enquadramento, cenário, posicionamento, encenação, iluminação, figurino, maquiagem, trilha musical, efeitos sonoros, cargas expressivas nas falas e diálogos), em combinação com as categorias narrativas (enredo, personagens, tempo, espaço e narrador). Após a exploração do material, faz-se uma reflexão dos achados, com a finalidade de prover discussões que atinjam os objetivos elencados.
    O embasamento teórico que fundamenta esta pesquisa inclui, entre outros autores: João Batista Melo (2011), no que se refere ao audiovisual infantojuvenil, seu histórico e suas características; Míriam Cristina Carlos Silva (2009; 2018), acerca do poética nas mídias, transitando entre a literatura, o cinema e a televisão; Tzvetan Todorov (1982), sobre análise narrativa; e David Bordwell (2008) e Jeremy Butler (2010), a respeito da análise estilística.
    A relevância desta pesquisa, em síntese, está na amplificação de reflexões a respeito de obras midiáticas, de cunho televisivo, que atuam, direta ou indiretamente, no contexto linguístico, social, histórico e cultural e crianças e adolescentes. Nessa linha de raciocínio, salientamos também a necessidade de entender o que acontece nesse tipo de produção, considerando seu impacto cognitivo, psicológico, criativo e intelectivo para esse tipo de público.
    Este trabalho continua o processo de pesquisa a respeito das nuances poéticas nas narrativas midiáticas infantojuvenis, apresentado na 41.ª Intercom (cf. HERGESEL, 2018) e posteriormente transformado em projeto de pós-doutorado, agora em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Os resultados preliminares apontam que, mesmo em se tratando de uma narrativa corriqueira, as escolhas estilísticas são cautelosas, sobretudo nos enquadramentos peculiares, na iluminação provocativa e na sonoplastia própria do objeto, além da presença de figuras de linguagem no discurso audiovisual.

Bibliografia

    BORDWELL, D. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.

    BUTLER, J. G. Television style. Nova Iorque: Routledge, 2010.

    HERGESEL, J. P. Poéticas da morte em As Aventuras de Poliana (SBT). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41., Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, 2018. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2018.

    MELO, J. B. Lanterna mágica: infância e cinema infantil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

    SILVA, M. C. C. A pele palpável da palavra. Sorocaba: Provocare, 2009.

    SILVA, M. C. C. Representações poéticas da morte nas narrativas midiáticas: Um Conto Chinês. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 1-17, 2018.

    SILVA, M. C. C.; CAMARGO, B. E. Representações da morte nas narrativas midiáticas: a poética da novela Velho Chico. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 32, n. 80, p. 133-141, 2018.

    TODOROV, T. A gramática do Decameron. São Paulo: Perspectiva, 1982.