Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Carlos Fernando Elias Llanos (FASCS)

Minicurrículo

    Pós-Doutor em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS (violão/performance); Doutor em Música pela ECA-USP e Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP. Graduado em Comunicação pela Universidad San Martin de Porres (USMP-Peru). Professor de violão na Fundação da Artes de São Caetano do Sul (FASCS/SP); foi docente no bacharelado em Cinema e Audiovisual da São Judas – Campus Unimonte/Santos (SP) onde lecionou as disciplinas de Trilha Sonora, Sound Design e Produção em Mídias Sonoras.

Ficha do Trabalho

Título

    Trilha musical do filme The Friends de Shinji Sômai: poética do violão

Seminário

    Estilo e som no audiovisual

Resumo

    A partir da trilha musical do filme The friends (Natsu no niwa), do diretor japonês Shinji Sômai, o trabalho analisa a suite para violões “Summer Garden” por meio dos conceitos de contrato audiovisual, valor agregado e synchresis de Chion (1994), entre outros autores do campo da música no cinema. Discorre-se sobre as nuances culturais que atravessam a peça em interação com o filme, assim como a sua poética desde os estilos programático e leivmotívico na música.

Resumo expandido

    Título completo: Trilha musical do filme The Friends de Shinji Sômai: poética do “violão brasileiro”.
    No denominado “contrato audiovisual”, definido por Chion (1994) como uma espécie de pacto simbólico pelo qual acreditamos que os diversos elementos sonoros e imagéticos atuam num mesmo plano na produção de sentido (p. 222), uma das tipificações no uso do som passa por estabelecer o seu “valor agregado” (added value) em relação aos diversos momentos em que ela co-representa junto à imagem em movimento algum tipo de synchresis (p. 63) Contudo, eventos synchreticos não operam sob um entendimento automático do mesmo pois implicam na recepção de significantes veiculados no filme, extrapolando os fenômenos físicos e mecânicos: neles confluem uma diversidade de contextos, códigos e decodificações cinemáticas e culturais (p. 20).

    O presente artigo analisa a trilha musical do filme The friends (Natsu no niwa, 1994) do diretor japonês Shinji Sômai (1948-2001), que relata a história de três adolescentes japoneses numa empreitada truculenta e ingênua: durante as férias escolares eles descobrem a casa de um ancião solitário que acreditam irá falecer em breve. Guiados pela curiosidade e pelo medo à morte, no decorrer do tempo estabelecem laços de empatia com o homem velho, vivenciando desde a sua juventude ávida de respostas uma lição humanizante sobre a vida e a sua finitude.

    A trilha musical, que posteriormente se publicou no formato de uma suíte com 22 temas intitulada “Summer Garden” (1999) foi composta inteiramente para duo de violões pelo brasileiro Sérgio Assad, quem junto com seu irmão Odair integram o Duo Assad, um dos mais renomeados no cenário camerístico internacional.

    A suíte agrupa-se numa estrutura que lembra o estilo funcional da música programática do período romântico (quando certas composições buscavam associar-se a eventos extra-musicais de forma quase análoga) representando de forma poética em cada tema não só alguma fase correlata no filme (a julgar pelo título das peças, tais como Opening, Summer Garden, Farewell, The Friends, Unbalanced, Train of Thoughts, First Encounter, The Old Man, Walk on a Bridge, The Morgue, Invitation, etc.) e aportando nessas peças elementos culturais oriundos do compositor (ritmos brasileiros) e até mesmo procedimentos leitmotivicos (como, por exemplo, caracterizar no idiomatismo do instrumento uma afinação que personifique algum dos protagonistas do filme)

    A orientação de ambos estilos composicionais, datados do século XIX, idealizava a troca de papéis entre diversas artes com a finalidade de abolir as suas limitações na utopia de uma “arte maior” resultante da soma da pintura, a música, o teatro e, posteriormente, a fotografia e a imagem em movimento (DE ARCOS, 2006, p. 30-31) Por outro lado, esta ação de intervir destacando os momentos e elementos importantes da construção narrativa do filme nos conduz a uma interdependência, a uma relação de reciprocidade que afeta tanto a estrutura do filme quanto a construção formal das peças musicais, evidenciando diversos níveis de sincronização, a saber: de uma cena completa, de um ponto-chave no filme ou de determinadas ações físicas (PÉREZ, 2014, p. 32-34) Finalmente, não menos importante resulta o dado do filme ser uma adaptação da obra literária “Os amigos” de Kazumi Yumoto (2000), cujo texto está repleto de descrições e matizes sonoros descritos ao detalhe e que reforçam o sentido da perspectiva, o timbre, a textura e as inter-relações entre o som e a história narrada (LABRADA, 2009, p. 57-59)

    O texto dissertará sobre as diversas nuances e interações dentro do referido contrato audiovisual face, não só aos outros planos sonoros (diálogos, efeitos sonoros e ambiência), como principalmente aos signos e sentidos culturais que a suite para violões apela no filme.

Bibliografia

    ASSAD, Sérgio. Summer Garden (Natsu No Niwa). Suite for two guitars (score). Transcription and arrangements Byron Fogo. Tokyo: Gendai Guitar Co. Ltd., 1999.

    ASSAD, Sérgio & Odair. Summer Garden (The Friends suite). CD. Soundtrack from the film “Natsu No Niwa”. Tokyo: GHA Records, 1994

    CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.

    DE ARCOS, María. Experimentalismo en la música cinematográfica. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España, 2006.

    PÉREZ, Hernán. Música de cine: John Williams & Steven Spielberg. Santa Fe: Ediciones UNL, 2014.

    SÔMAI, Shinji. The friends (Natsu no niwa, 夏の庭) Japão, 1994. 113 minutos.

    LABRADA, Jerónimo. El sentido del sonido: la expresión sonora en el medio audiovisual. Barcelona: Alba Editorial, 2009.

    YAMOTO, Kazumi. Os amigos. Tradução do japonês Shirlei Lica Ichisato Hashimoto. São Paulo: Martins Fontes, 2000.