Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    debora regina opolski (UFPR)

Minicurrículo

    Professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR, atua principalmente com edição de som para cinema e televisão. Autora do livro Introdução ao desenho de som, publicado pela editora da UFPB em 2013. Possui graduação e mestrado em Música pela UFPR e doutorado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. Foi bolsista CAPES/Fulbright desenvolvendo projeto de pesquisa sobre edição de diálogos na University of Southern Califórnia – USC (08/2015 a 04/2016).

Coautor

    Luis Bourscheidt (IFPR)

Ficha do Trabalho

Título

    Sobre os processos de criação e o estilo do som em curta metragens

Seminário

    Estilo e som no audiovisual

Resumo

    Este trabalho traça um paralelo entre a criação e o estilo do som em curta metragens brasileiros. Através de análises, pretendemos discutir sobre o estilo sonoro dos curta metragens com o objetivo de entender como o processo de criação da trilha sonora se concretiza no audiovisual. Tal objetivo se justifica pela necessidade de compreensão da relação entre os processos e os resultados tanto por parte dos profissionais do som quanto dos docentes que ministram conteúdos sobre o som no audiovisual.

Resumo expandido

    Essa comunicação parte da hipótese de que a abordagem escolhida para a criação implica diretamente no estilo da trilha sonora e por conseqüência na sua apreciação. Obviamente, existem diversas formas de trabalhar com o material sonoro no audiovisual. As abordagens são variadas porque a trilha sonora é uma obra de arte complexa, criada através de sutilezas. Na teoria, é preciso pensar sobre as técnicas de gravação utilizadas no set de filmagem, as formas de abordar a criação do design sonoro, a composição musical e todas as questões de edição e mixagem que perpassam o processo. Na prática, uma das formas mais comuns de trabalhar o design sonoro nos curta metragens brasileiros é através da edição de som direto. Existe uma tendência difundida não apenas entre os apreciadores do audiovisual, mas também entre os profissionais (incluo aqui muitos profissionais do som, mas principalmente os diretores e produtores) de pensar que o som do set de filmagem é “praticamente” o som final do filme.
    Com base na proposta de Bordwell (2013) para os estudos do estilo no audiovisual, podemos pensar em questões sutis como marcadores de estilo. Esses quesitos podem ser avaliados na trilha sonora através de comparação de diferenças, observando os antagonismos, como por exemplo: audição de um som ou de vários sons articulados com perspectivas de presença e profundidade; perspectiva única para som e imagem ou perspectivas diversas; sons sincrônicos ou sons assincrônicos; sons espacialmente contínuos ou segmentados; sincronia ou assincronia temporal sonora, etc.
    Entendendo essas sutilezas como marcadores de estilo e conhecendo os processos de trabalho com o som no audiovisual nas etapas da produção e da pós produção, é possível trabalhar com essa necessidade e/ou tendência mercadológica de utilizar o som direto como principal (para não dizer, único) elemento para composição da trilha sonora e ainda assim criar uma trilha sonora narrativamente articulada com as imagens? Quais marcadores de estilo aparecem nessas trilhas sonoras? Como esses marcadores refletem na apreciação audiovisual?
    Através de analise estilística do som, a presente comunicação pretende tratar da expressividade do som em curta metragens brasileiros, para explicar qual é a relação entre o processo de criação e o estilo da trilha sonora no audiovisual, procurando entender como esses marcadores se apresentam nas trilhas sonoras de curta metragens brasileiros.

Bibliografia

    BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. São Paulo: Editora da Unicamp, 2013.

    CARREIRO, Rodrigo; ALVIM, Luíza. Uma questão de método: notas sobre a análise de som e música no cinema. Matrizes (USP), v. 10, n. 2, São Paulo, p. 175-193, 2016.

    HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. Estados Unidos: Focal Press publications, 2002.

    OPOLSKI, Débora Regina. Introdução ao desenho de som: uma sistematização aplicada à análise do longa-metragem Ensaio sobre a Cegueira. João Pessoa: UFPB, 2013.