Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Eduardo Antonio de Jesus (UFMG)

Minicurrículo

    Eduardo de Jesus integra o Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da UFMG. Publicou “The Reterritorializations of Urban Space in Brazilian Cinema” no livro “Space and Subjectivity in Contemporary Brazilian Cinema” (Palgrave Macmillan, 2017) e organizou a publicação da pesquisa desenvolvida por Walter Zanini “Vanguardas, desmaterialização e tecnologias na arte” interrompida com seu falecimento em 2013, (Martins Fontes, 2018).

Ficha do Trabalho

Título

    Potências heterotópicas da imagem em movimento

Seminário

    Interseções Cinema e Arte

Resumo

    A imagem em movimento está presente em inúmeras propostas artísticas .Nesse contexto de múltiplas formulações, estratégias e processos de inserção da imagem em movimento na arte contemporânea que tomamos a exposição MitoMotim (São Paulo, 2017) para refletir sobre como os discursos curatoriais podem produzir espaços expositivos que em suas formulações reafirmam e enfatizam questões conceituais renovando as práticas expositivas em novos desdobramentos, ativando uma potência heterotópica.

Resumo expandido

    A presença da imagem em movimento é “um elemento chave na prática da arte contemporânea e na exibição em galeria e museus” (NASH, p. 83, 2008) que vem reconfigurando os espaços expositivos, criando atravessamentos e desvios entre o tradicional cubo branco das artes plásticas e a caixa preta típicas das exibições cinematográficas. Essa inserção se constituiu historicamente, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, aproximando vertentes vindas da arte e do cinema e vice-versa. Nas últimas décadas tornou-se ainda mais intensa promovendo potentes agenciamentos que, de alguma forma, acabaram por reconfigurar o modo de inserção das obras nos espaços expositivos, desterritorializando suas linhas de força com novos vetores como escala, duração e modos de exibição.

    Entre inúmeros outros fatores, o desenvolvimento tecnológico também impulsionou a presença marcante da imagem em movimento em diversos espaços da vida cotidiana indo dos celulares em nossas mãos aos monitores de vídeo em lojas, aeroportos e restaurantes. Já aprendemos com Las Vegas como Venturi, Scott e Izenour (2011) que sugeriram (em tom irônico) o afastamento das utopias dogmáticas da arquitetura moderna para uma aproximação com placas, letreiros e luminosos num léxico próximo à Pop Art americana. Superamos Las Vegas e talvez estejamos mais próximos do que Rem Koolhaas chamou de Junkspace (espaço-lixo). Na crítica severa de Koolhaas, as formas contemporâneas de produção do espaço, especialmente ativadas pela arquitetura, ao contrário do racional programa moderno que queria “distribuir universalmente as beneses da ciência” (KOOLHAAS, p. 195, 2011), formam o junkspace, aquilo que “sobra depois que a modernização ocorre, as partículas radioativas liberadas em sua explosão” (KOOLHAAS, p. 195, 2011). Apesar de tratar das imagens em movimento apenas de passagem, Koolhaas as aproxima do universo do entretenimento e da vigilância apontando como a “videoetnografia” acaba por reverberar nos modos como experimentamos a cidade engolida em seus espaços artificiais e quase efêmeros. Assim como o cinema soube, a seu tempo e em sua história, revelar e ocultar o que há nos espaços da cidade (COMOLLI, 2008), agora outras imagens nos assediam em todos os espaços que experimentamos, inclusive nos espaços da arte.

    Nos espaços da arte a imagem em movimento pode assumir os mais distintos arranjos, vale tanto aqueles intermediários que absorvem elementos dos processos mais tradicionais recriando pequenas salas de exibição cinematográfica quanto experimentações de toda ordem que se abrem para diálogos com a história da arte e seus desdobramentos contemporâneos. São inúmeras vertentes que se colocam em jogo na produção das obras de arte desde as especificidades da película em Tacita Dean, as narrativas em múltiplas telas de Isaac Julien, os filmes meta-etnográficos de Jonathas de Andrade, os documentários poéticos de Cao Guimarães ou as imagens capturadas da internet de Rachel Rose, entre muitas outras possibilidades.

    A imagem em movimento está presente em uma miríade de propostas artísticas e junto com esses usos mais dedicados a fruição e experimentação artística outras inserções se fazem na criação de cenografias com efeitos espetaculares e sedutores em museus menos dedicados a arte e mais a informação.

    É nesse contexto de múltiplas formulações, estratégias e processos de inserção da imagem em movimento na arte contemporânea que se coloca a exposição MitoMotim nos instigando a refletir sobre a forma como os discursos curatoriais podem produzir espaços expositivos como uma espécie de matéria moldável que em suas formulações reafirmam e enfatizam questões conceituais renovando as práticas expositivas em novos desdobramentos.

Bibliografia

    COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

    FOSTER, Hal. Running room. IN: Revista Serrote, Instituto Moreira Sales: São Paulo, 2013.

    FOUCAULT, Michel. Outros Espaços (1967). IN: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

    KOOLHAAS, Rem. Junkspace. IN: Revista Serrote, Instituto Moreira Sales: São Paulo, 2011.

    NASH, Mark. Entre o cinema e uma lugar rígido: dilemas da imagem em movimento como pós-mídia. IN: MACIEL, Kátia (org.). Cinema sim: narrativas e projeções: ensaios e reflexões. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

    VENTURI, Robert, SCOTT, Denise e IZENOUR, Steven . Aprendendo com Las Vegas. São Paulo. Cosac Naify, 2011.