Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Carlos Francisco Pérez Reyna (UFJF)

Minicurrículo

    Professor Associado I do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSo) da Universidade Federal de Juiz de Fora. É coordenador do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC).

Ficha do Trabalho

Título

    Cine andino e reforma agrária na ditadura de 1968 no Peru

Resumo

    A ditadura militar iniciada em 1968 no Peru, liderado pelo General Juan Velasco Alvarado, é um acontecimento importante na história contemporânea desse país. Do ponto de vista do cinema peruano, qual foi o interesse nas possibilidades de produção cinematográfica para apoiar seus projetos de reforma e modernização? Quais filmes foram realizados para contestar ou dar apoio a esse projeto político? Quem são os personagens e realizadores desses filmes? Quais suas molduras históricas?

Resumo expandido

    Das duas etapas: 1968-1975 e 1975-1980, esta comunicação abordará a primeira, uma vez que foram esses anos que o governo ditatorial de Velasco Alvarado, em termos de ressonâncias históricas, realizaram duas produções documentárias mais significativas dessa conjuntura: Runan Caycu de Nora de Izcue (1973) e Kuntur Wachana de Federico García (1977), ambos patrocinados pela “La Ley del Cine de 1972” e pelo organismo público SINAMOS (Sistema Nacional de Movilización Social). Entre os procedimentos metodológicos utilizaremos, a análises fílmica e suas molduras históricas. Ambas nos permitiram responder aos seguintes questionamentos: como foram construídos os filmes? Para quem foram realizados? Os realizadores pertenciam a um determinado grêmio político ou algum movimento artístico cinematográfico?
    Algumas breves reflexões sobre o cinema na historiografia peruana: fortemente enraizado em Lima o primeiro cinema teve vocações propagandísticas, populares e “criollas”, seu legado é mínimo. Não existe infraestrutura nem a apoio político para uma indústria cinematográfica nacional em permanente gestação. Existe um consenso quando alguns autores nos dizem que a história do cinema no Peru sempre teve crises (Ricardo Bedoya, 1995; Sarah Barrow, 2005). O centralismo limenho como regime político e económico produz uma hierarquização do território e de suas autoridades, também se aplica ao cinema peruano. Um claro exemplo disso é inexistência de produções fílmicas nas regiões geográficas de costa, serra e selva. Para o espectador de Lima capital, o mundo andino somente se limitava a algumas postais de Machu Picchu, a fotografias etnográficas e a danças estilizadas (Carlos Reyna, 2018).
    Só na década dos 50, longe da modernidade da elite limenha, nasce, cresce e se desenvolve um dos movimentos cinematográficos de América do Sul, Cine Club Cusco, núcleo originário daquilo que se conheceria internacionalmente como La Escuela de Cusco (Bedoya, 1995; Carbone, 1993). Do ponto de vista do cinema experimental, autores como Michael Channan (2009) nos lembram a importância desse cinema periférico devido a sua origem, seu estilo e sua diferencia tecnológica em relação a Hollywood e aos cinemas industriais europeus. No entanto, do ponto de vista da temática andina, negligenciam o problema da posse da terra e a transformação da estrutura agrária, isto é, de suas próprias condições de trabalho. Ao evitar essa abordagem, La Escuela de Cusco, evita também a história social e política de Cusco e da serra peruana de maneira geral. Esse é o pano de fundo para a relação que se aproxima entre o cinema andino, a ditadura e a reforma agrária.

Bibliografia

    BEDOYA, Ricardo. 100 años de cine en el Perú: una historia crítica. 2ª edición, Lima: Universidad de Lima, 1995.
    BARROW, Sarah. Images of Peru: A National Cinema in Crisis, in: Latin American Cinema: Essays on Modernity, Gender and National Identity, edited by Lisa Shaw, Stephanie Dennison. McFarland. 2005.
    CARBONE, Giancarlo. El cine en el Perú, 1950-1972: testimonios. Lima: Universidad de Lima, 1993.
    REYNA, Carlos. Cine y ditadura en el Perú: actores sociales y personajes políticos. In Golpe de vista: cinema e ditadura militar na América do Sul, São Paulo: Alameda, 2016.