Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Julia Vilhena Rodrigues (PUC-Rio)

Minicurrículo

    Júlia Vilhena é formada em Antropologia pela UnB e em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Fez pesquisa de mestrado sobre filme-ensaio de mulheres realizadoras no Programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio e dirigiu os curtas, “Dora” (2016), vencedor dos prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz no Festival 72 Horas Rio 2016 e “Que a Saudade se faz Tarde” (2014).

Ficha do Trabalho

Título

    O giro decolonial no cinema de realizadoras latino-americanas

Seminário

    Cinemas pós-coloniais e periféricos

Resumo

    A partir da análise de algumas obras da autoria de realizadoras latino-americanas, pretende-se refletir sobre o engajamento que elas propõem com a imagem, assim como os gestos de sua autoinscrição nos filmes, em diálogo com o pensamento decolonial e com o projeto estético-político do Terceiro Cinema.

Resumo expandido

    Pretende-se analisar a inflexão ensaística na linguagem e no discurso fílmico de obras realizadas por diretoras latino-americanas nas décadas de 50/60 a fim de refletir sobre formas particulares de ver e de abordar a diferença, que se distanciam dos cânones do cinema documentário ocidental. Nossa reflexão se inscreve no quadro conceitual do cinema pós-colonial e do pensamento decolonial, uma vez que vemos nessas obras um novo engajamento com a imagem, através de um olhar descolonizado e um modo de representação relacional, que se abre para uma “literatura menor” (Deleuze, Guattari), ativa e revolucionária. Acreditamos que a abordagem de um cinema pós-colonial possibilita um diálogo profícuo entre estética e política, imagem e pensamento, elementos intrinsicamente ligados no cinema-ensaio. A proposta parte também de um desejo de expandir os quadros analíticos de um “Terceiro Cinema”, uma vez que as vozes femininas estiveram excluídas do corpus abarcado por esse movimento cinematográfico. Por meio de diálogos teórico-metodológicos entre a epistemologia feminista, o giro decolonial e os estudos pós-coloniais, refletiremos sobre a presença feminina em alguns filmes, não apenas pelo protagonismo de suas personagens, mas também pelo olhar e pelos dispositivos adotados pelas realizadoras. Para tanto, dialogaremos com os filmes: “Araya” (Venezuela, 1959), de Margot Benacerraf, “En la Otra Isla” (Cuba, 1968), de Sara Gomez e “Indústria” (Brasil, 2015), de Ana Carolina. Entendemos o lugar da margem, da fronteira, do periférico, como um lugar privilegiado para se compreender a formulação dessas comunidades imaginadas e suas as relações de pertencimento. Essas obras apontam para uma cartografia traçada para e a partir das margens no cinema latino-americano.

Bibliografia

    DE Lauretis, T. “A Tecnologia do Gênero”. in: HOLLANDA, H. B. de (org.), Tendências e Impasses – O Feminismo como crítica da cultura, Rio de Janeiro: Rocco, 1994;
    DOANE, Mary Ann. A voz no cinema: articulacões de corpo e espaco In: In: XAVIER, Ismail (org.). A experiencia do cinema: antologia. Rio de Janeiro, Sao Paulo: Paz e Terra, 2018;
    HOOKS, Bell. The oppositional gaze : Black female spectators In Marc Furstenau (ed.), The Film Theory Reader: Debates and Arguments. Routledge (2010);
    MINH-Ha, Trinh T. Woman, Native, Other: Writing Postcoloniality and Feminism. Uni. of Indiana Press, 1989;
    MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Film Theory and Criticism Introductory Readings. Eds. Leo Braudy and Marshall Cohen. New York: Oxford UP, 1999;
    ORTEGA, Maria Luisa. Encounters with the centaur: forms of the film- essay in Latin America,
    Cinema. Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge, 2018.