Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Juslaine de Fátima Abreu Nogueira (Unespar)

Minicurrículo

    Doutora em Educação, com mestrado e licenciatura em Letras. Dedica-se aos Estudos do Discurso Cinematográfico, em conexões com a filosofia política pós-estruturalista. Docente no Bacharelado e Mestrado em Cinema da Universidade Estadual do Paraná. Pesquisadora do CINECRIARE (Unespar/CNPq) e vice-líder do GILDA – Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação (UFPR/CNPq). Coordena o Núcleo de Educação para as Relações de Gênero – Centro de Educação em Direitos Humanos (Unespar).

Coautor

    Laís Melo Dlugosz (Unespar)

Ficha do Trabalho

Título

    PERFORMATIVIDADE POLÍTICA NO CINEMA DE MULHERES TRABALHADORAS

Seminário

    Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção

Resumo

    Este trabalho debruça-se sobre a produção fílmica de jovens realizadoras curta-metragistas brasileiras, em suas existências corporificadas na classe trabalhadora, interseccionadas pelas relações de raça/gênero. Para tanto, vitalizamos o conceito da performatividade política em Judith Butler, a fim de problematizarmos as escolhas que estas cineastas fazem para representar as vidas precárias, as marcas de inteligilidade de seus corpos e suas possibilidades de subversão e resistência.

Resumo expandido

    Ao compreender a produção de imagens e sons como um dos mais poderosos territórios da arena contemporânea, nos quais os domínios éticos e políticos estão sendo profundamente alterados (DIDI-HUBERMAN, 2018) e nos quais entretecem-se urgências do presente, capturas pelos bio/necropoderes, bem como corpos-resistências aliançados pela coletividade e pelo plural, este trabalho busca problematizar as conexões entre criação fílmico-artística e a discursividade dos corpos que são localizados, na racionalidade biopolítica neoliberal, como corpos submetidos ao limite da vulnerabilidade, distribuídos desigualmente em sua condição precária: vidas que importam menos, vidas pelas quais não se chora, vidas passíveis de silenciamento e apagamento, vidas matáveis. Em suma, corpos que, pelos exercícios dos poderes hegemônicos, podem até ser viabilizados, mas não podem ser vivíveis.
    Assim, a partir da multiplicidade de suas diferenças e da intersecção de suas existências corporificadas como mulheres da classe trabalhadora, seladas pelas relações de poder de gênero e raça, atravessadas e constituídas de diversos modos pelo racismo, pelo machismo, pelo patriarcado, pela cisheteronorma, pelo fenômeno da psiquiatrização dos corpos, pelo capacitismo, dentre outros regimes políticos de opressão, violência e violação, intencionamos cartografar como jovens realizadoras curta-metragistas brasileiras, que ainda não realizaram longas-metragens, vêm se colocando ao mundo como cineastas, ou seja, como estão dando os primeiros passos na ocupação do universo artístico e da lógica de mercado do cinema. Enfim, por que decidem ocupar esse espaço? O que pensam como cinema? Como pensam a representação de suas imagens dentro dos filmes? Como pensam a representação das mulheres em cena? Quais são as escolhas dramatúrgicas e estéticas que fazem e por quê? Quais são as escolhas que fazem para representar essas vidas comuns, sua condição precária, as marcas de inteligilidade de seus corpos e suas possibilidades de subversão e resistência? Como pensam e praticam o modo de produção em suas obras? Como isso se reflete como linguagem? Como pensam o mercado do cinema, modo de produção e a própria subsistência?
    Para esta proposição, arriscamos uma experimentação de conceitos que atravessam o tema filosófico da performatividade política em Judith Butler (1997; 2014; 2015; 2018), cuja reflexão atinge os domínios do corpo, da linguagem e da reivindicação de direitos, a fim de pensar as potências deste cinema realizado por mulheres da classe trabalhadora. A nossa aposta é que este cinema realizado por jovens cineastas brasileiras, dentro da cena dos curtas-metragens, consiste em propostas artístico-cinematográficas que desterritorializam a sintaxe fílmica hegemônica, tanto porque ousam dizer-se pelas bocas destas mulheres e do cruzamento das diferenças que selam suas existências, quanto porque ramificam estética e politicamente os poderes instituídos da linguagem cinematográfica. Ao fazer relevo às obras e pensamentos destas jovens cineastas, arriscamos dizer que o cinema pode ser tomado como um dos mais produtivos espaços performativos contemporâneos, nos quais os corpos podem se reunir publicamente e gritar, ainda que muitas vezes via singularidades e escritas-de-si, as dores e as potências da vida-em-comum, em que os corpos podem subverter a linguagem do inteligível que normatiza, regula e tantas vezes mata, gestando formas de resistências que “não são nada mais senão estratégias de implosão de alguns efeitos do poder, de alguns jogos de verdade, de alguns estados de dominação, cavando brechas de ação, paradoxalmente, nos próprios exercícios hegemônicos do poder, cuja rasgadura só é possível de ser realizada por [sujeitas] livres, ou seja, as resistências são também formas de exercícios de poder nos quais está implicada a liberdade” (NOGUEIRA, 2015, p. 129-130).

Bibliografia

    BUTLER, Judith. Linguaje, Poder y Identidad. Madrid: Editorial Sintesis, 1997.
    ______. El género en disputa: el feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós, 2014.
    ______. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
    ______. Corpos em Aliança e a Política das Ruas: notas para uma teoria performativa da assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
    DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontagens do tempo sofrido. O olho da história II. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2018.
    NOGUEIRA, Juslaine de F. Abreu. Discursos de psiquiatrização na educação e o governo dos infames da escola: entre cifras de resiliência e acordes de resistência. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR, 2015.