Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Henri Arraes de Alencar Gervaiseau (USP)

Minicurrículo

    Cineasta e professor da USP. Tem artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras sobre autores tais como Perrault, Rouch, Farocki, Godard, Coutinho. É autor de O abrigo do tempo. Abordagens cinematográficas da passagem do tempo (SP: Alameda, 2012). Entre os seus premiados documentários destacam-se: Tem que ser baiano? (1994); Terra Prometida (1997); Em trânsito (2005), Entretempos (2012). Dirige atualmente a série de ensaios audiovisuais intitulada Trilogia do deslocamento.

Ficha do Trabalho

Título

    Enunciação personalizada, focalização local e ramificações históricas

Mesa

    Enunciação e temporalidade no documentário moderno e contemporâneo.

Resumo

    A partir da discussão de obras de Jonas Mekas, Carmem Castillo, Georges Perec e Robert Bober diversamente relacionados à experiência do exílio, irei discutir diferenciações nos modos enunciativos e de construção narrativa em documentários em primeira pessoa. Particular atenção será dada, neste quadro, a problematização da busca da articulação entre enunciação personalizada, focalização local e ramificações históricas de relatos de experiências envolvendo trajetórias existenciais.

Resumo expandido

    Desdobro nesta comunicação reflexões desenvolvidas em anos anteriores acerca do documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento, através da análise de alguns filmes de cunho documental, em primeira pessoa, diversamente relacionados à experiência da errância e do exílio no mundo contemporâneo.
    A partir da discussão de filmes que pertencem a períodos distintos e a campos diferenciados da história do cinema moderno e contemporâneo, tais como Reminiscences of a journey to Lithuania (1972) e Lost, lost, lost (1976), de Jonas Mekas; Récits d´Ellis Island (1980), de Robert Bober e Georges Perec; e Calle Santa Fé (2007), de Carmem Castillo, irei discutir diferenciações nos modos enunciativos e de construção narrativa, dando particular atenção, neste quadro, a problematização da busca da articulação entre enunciação personalizada, focalização local e ramificações históricas de relatos de experiências envolvendo trajetórias existenciais.
    Irei, em um primeiro momento, cotejar as configurações enunciativas existentes nos diversos filmes evocados, observando como se distribuem ou se juntam os papeis de autor, narrador, filmador e personagem, e qual tipo de sujeito corporal, colocado no centro da narrativa, e cuja experiência existencial é evocada, se manifesta na tela.
    Em um segundo momento, irei discutir como implica-se narrativamente a construção temporal nos filmes citados, diante da possibilidade da cristalização da experiência vivida, a partir do registro seja de instantes decisivos ou quaisquer do cotidiano, e da eventual incorporação de material de arquivo, seja aquele registrado pelo próprio realizador ou produzido por terceiros.
    Irei privilegiar na minha análise a abordagem dos aludidos filmes de Mekas e de Carmem Castillo, apontando e discutindo a correlação existente entre relato de si, elíptica recomposição de fragmentos da trajetória existencial do expatriado, dentro dos seus grupos de pertencimento, e potenciais reconstruções, através da montagem, da sua identidade narrativa, compreendida em situação, no âmbito de dinâmicas políticas, sociais, e/ou artísticas mais abrangentes.

Bibliografia

    GERVAISEAU, Henri Arraes: Nem lá, nem cá. Experiências transatlânticas, in: Migliorin, Cezar et alii (org.): Estudos de cinema e Audiovisual Socine (11,2017). Anais de textos completos do XXI Encontro da Socine. São Paulo: Socine. 2018, p.364-370.
    GERVAISEAU, Henri Arraes: Travessia do herói e pertencimento a ordem do coletivo, in: Prysthon, Angela Freire et alii: Estudos de cinema e Audiovisual Socine. (12, 2018). Anais de textos completos do XXII Encontro da Socine. São Paulo: Socine. 2018, p.433-438.
    GOURSAT, Juliette: Mise en “je”. Autobiographie et documentaire. Aix en Provence: Presses Universitaires de Provence, 2016
    MOURÃO, Patrícia: A invenção de uma tradição. Caminhos da autobiografia no cinema experimental. Tese de doutorado. PPPGMPA. ECA-USP. São Paulo, 2016.
    RICOEUR, P.: Tempo e narrativa. 3. O tempo narrado. SP: Martins Fontes, 2010
    SAID, Edward: Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. SP, Cia das Letras, 2003