Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Mariana Teixeira Elias (UFRJ)

Minicurrículo

    Mariana Teixeira (Campinas, 1989) é formada em Artes Visuais e pós-graduada em História da Arte pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atualmente é mestranda do programa de Tecnologias da Comunicação e Estéticas na ECO-UFRJ, sob orientação do Profº Dr. André Parente.

Ficha do Trabalho

Título

    A imagem como arma no trabalho de Rabih Mroué

Seminário

    Interseções Cinema e Arte

Resumo

    O presente trabalho tem como objetivo o estudo da imagem como arma de protesto, mecanismo de resistência e prática política. Alicerçado nesse pressuposto, emprega-se como exemplo o artista libanês Rabih Mroué e sua palestra-performance intitulada “Revolução em Pixels” (2012), na qual a imagem torna-se um gesto político. A pesquisa é referenciada em teorias de Marie-José Mondzain, Hito Steyerl, Anita Leandro, dentre outros.

Resumo expandido

    “A imagem pode matar?”, questiona-se a autora Marie-José Mondzain, em seu livro de mesmo nome. Segundo ela, é necessário, a princípio, refletir sobre “O que é uma imagem?”, “cremos, aprendemos, informamos, transmitimos pela imagem” (Mondzain, 2009). A imagem não age por si só, para a autora, ela é um objeto oferecido aos olhos de um espectador. Já a violência não é um objeto, por isso ela implica a existência de um sujeito para efetuar-se. Ou seja, não existe a possibilidade da imagem matar por si só. É necessário uma ação, realizada por um indivíduo.

    Pensar a imagem como arma de protesto, como mecanismo de resistência e prática política, é uma forma de “fazer ver” (Mondzain, 2009). Isto é, a imagem como arma é um manifesto, serve para provocar, para causar um mal estar, para fazer com que o sujeito possa enxergar além. A imagem como arma não é necessariamente uma imagem violenta, ela é uma imagem reflexiva que tem a proposição de questionar.

    A palestra-performance “Revolução em Pixels” do artista libanês Rabih Mroué, dura aproximadamente 60 minutos. O artista abre com uma fala que gera grande expectativa para o público: “em setembro de 2011, alguns meses após o início da revolução Síria, um amigo meu me disse: os rebeldes sírios estão registrando suas próprias mortes” (MROUÉ, 2013). Esta frase marca o início de sua indagação. Fundamentado nela, o artista arquiteta seu manifesto em forma de performance. Por intermédio da arte, evidencia e investiga episódios registrados pelos celulares dos manifestantes sírios. Essas imagens são uma revolução em si mesmas e carregam um grande potencial de luta e resistência contra o sistema vigente. A baixa qualidade dessas imagens, sua não correção, seu status de imagem “pobre” e “real”, causam uma empatia no espectador. Aqui existe uma questão de credibilidade, de crença nas imagens pelo público que as vê.

    Hito Steyerl, no texto “Em defesa da imagem pobre”, questiona-se: o que são as imagens pobres? O que a imagem com baixa resolução/pixelada diz sobre a produção de subjetividade? A autora, chama atenção para as imagens consideradas “descartáveis”, que são vistas como o ensaio para uma imagem e não seu modelo final. Uma imagem de alta resolução é mais sedutora do que uma “imagem pobre”, considerada mais “rica”. A resolução é encarada como um fetiche, como se a falta dela, de alguma forma, castrasse o autor. Contudo, para ela, as “imagens pobres” não são imagens sem valor, pelo contrário, elas carregam consigo uma nova reflexão, como um território epistêmico que propicia, mediante as transformações das relações criadas com estas imagens, com que o sujeito detenha a possibilidade de pensar novos modos de ser e estar no mundo. Transfigura-se não mais uma relação com a aura, mas com o acesso, “ela (imagem) transforma qualidade em acessibilidade, valor de exposição em valor de culto, filmes inteiros em trechos, contemplação em distração” (STEYERL, 2009).

    Em “Revolução em Pixels”, Rabih Mroué propõe uma história contada pelos vencidos. Novas versões que partem de um ponto de vista interno, diretamente da revolução. Exibe ao espectador uma imagem de horror que carrega consigo uma questão reflexiva. Influenciado pela violência de uma guerra civil e a violência das imagens que ela gerou, a obra de Mroué atua como uma voz em constante desenvolvimento, uma voz que realiza um manifesto, uma “imagem arma” que tem como alvo o opressor. Com olhar analítico, o artista revisita momentos da história de seu país e propõem a retenção dessas imagens na memória e na história, funcionando como um testemunho dos revolucionários e operando como resistência ao regime, constatando “que a imagem também se projeta, da mesma forma que um coquetel molotov arremessado.” (LEANDRO, 2014).

Bibliografia

    LEANDRO, Anita. “Sem imagens. Memória história e estética da urgência no cinema sem autor”. Estudos da Lingua(gem), v.2, n,1, jun/2014, p. 121-134.

    MARTÍNEZ, Pablo. “Cuando las imágenes disparan” in: Catalogo Rabih Mroué Image(s), mon amour: Fabrications, 2013, p. 75-85.

    MONDZAIN, Marie José. “L’image peut-elle tuer?” Montrouge: Bayard Éditions, 2015.
    MROUÉ, Rabih. “Imagens até a vitória?” Entrevista concedida ao Instituto Goethe Brasileiro. Disponível em: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/mag/20812525.html Acesso em: 20 de janeiro de 2019.

    POLANCO, Aurora F. “Fabrication Image(s) mon amour” in: Catalogo Rabih Mroué Image(s), mon amour: Fabrications, 2013, p. 11-34.

    MROUÉ, Rabih. “La Revolution Pixelada” in: Catalogo Rabih Mroué Image(s), mon amour: Fabrications. 2013, p. 359-374.

    STEYERL, Hito. “In Defense of the Poor Image” Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/10/61362/in-defense-of-the-poor-image/ Acesso em: 15 de janeiro de 2019.