Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Pedro Urano de Carvalho (UFRJ)

Minicurrículo

    Cineasta e artista visual. Mestre em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. Diretor dos longas Estrada Real da Cachaça (melhor documentário nos festivais do Rio e Mar del Plata) e HU (melhor doc nos festivais de Tiradentes e Monterrey/MX) e da série para tv Inhotim Arte Presente (2018). Colaborador de artistas como Tunga, Lilian Zaremba, Laura Erber, Jonathas de Andrade, Daniel Steegman e Thiago Rocha Pitta. Coeditor da Revista Carbono (www.revistacarbono.com).

Ficha do Trabalho

Título

    Cinematografia como tradução

Seminário

    Teorias e análises da direção de fotografia

Resumo

    Uma investigação da direção de fotografia no cinema. A partir do trabalho de Vilém Flusser e Michael Polanyi e da experiência do autor como diretor de fotografia, o texto procura revelar a dimensão tácita da realização cinematográfica, articulando a dicotomia texto-imagem proposta por Vilém Flusser com as experiências da arte conceitual e da poesia concreta.

Resumo expandido

    Uma investigação da direção de fotografia no cinema. A partir do trabalho de Vilém Flusser e e da experiência do autor como diretor de fotografia, o texto sublinha o caráter relacional das câmeras fotográfica e cinematográfica e apresenta a fotografia – seja parada ou em movimento (cinematografia) – como uma arte do contraste. Entendida como expressão de uma relação – entre tonalidades, cores, formas, movimentos de câmera, ritmos e etc. – a ideia de contraste, estratégia principal da modalidade visual do pensamento, assume centralidade na construção de imagens pelo fotógrafo. A partir de inúmeras entrevistas com diretores de fotografia do Brasil e do mundo, o texto passa então a investigar palavras-chave recorrentes no discurso destes profissionais, como a expressão inglesa compromise, de difícil tradução. O expediente serve para revelar o ofício fotográfico como modulação de constrastes relacionados. Em sua segunda parte, o trabalho investiga a dimensão conceitual da fotografia e, em especial, da cinematografia, onde é mais evidente. Chamando atenção para a extensa coleção de textos indispensáveis à realização cinematográfica que, no entanto, permanecem invisíveis tanto para o público quanto para a crítica especializada, o trabalho elege a decupagem como peça central da articulação texto-imagem que caracteriza a cinematografia, introduzindo a ideia que dá título ao artigo – ‘cinematografia como tradução’ (de texto em imagem visual). A investigação de outro conceito caro aos diretores de fotografia, a chamada ‘consistência’ – que diz respeito à coerência interna do agrupamento de imagens visuais que compõem um filme – conduz à exploração de outro termo fartamente mencionado pelos profissionais da imagem em movimento, a ideia de ‘conceito’, espécie de pedra de toque que norteia as modulações técnicas que resultarão na imagem final de todo filme. A discussão acaba por revelar um princípio holográfico de composição da imagem cinematográfica, sublinhando seu inerente ‘cratilismo’, neologismo tomado de um estudo de Caroline Bayard sobre poesia concreta e expresso na fórmula ‘forma = conteúdo’. A esta altura, demonstrada a dimensão conceitual da cinematografia, o trabalho passa a explorar seu caráter tácito, sua capacidade silenciosa e não-verbal de comunicar ideias, apoiando-se no conceito de conhecimento tácito do polímata húngaro-britânico Michael Polanyi.

Bibliografia

    ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.
    BOHM, David. The essential David Bohm. New York: Routledge, 2003.
    FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
    ______________. Texto/Imagem enquanto dinâmica do Ocidente. Cadernos RioArte Caderno Lilás, Rio de Janeiro, p. 64-68, jan.1986.
    HARDY, G.H. A Mathematician’s Apology. Edmonton: University of Alberta Mathematical Sciences Society, 2005.
    KEMP, Martin. Seen | Unseen. Oxford: Oxford University Press, 2006.
    PERLOFF, Marjorie. Unoriginal genious: poetry by other means in the new century. Chicago: The University of Chicago Press, 2010.
    PIAGET, J. The origins of Intelligence in the Child. Londres: Routledge and Kegan Paul, 1953.
    POLANIY, Michael. The Tacit Dimension. Nova Iorque: Doubleday & Company, Inc, 1966.
    GIBSON, J. G., The concept of the stimulus in psychology. American Psychologist, no 15, 1960, pp. 694-703.