Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Debora Regina Taño (UFSCar)

Minicurrículo

    Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEP-UFSCar), graduada e mestre em Imagem e Som pela mesma universidade (PPGIS-UFSCar). Realizou estudos sobre nuevo cine argentino e som no cinema e atualmente pesquisa a indústria cinematográfica brasileira contemporânea. Atua também nas áreas de fotografia, montagem e áudio.

Ficha do Trabalho

Título

    Tecnologias sonoras: mapeamento da inovação pelo registro de patentes

Resumo

    A análise de patentes é uma forma de investigação que possibilita mapear as tecnologias desenvolvidas em uma empresa, país, setor industrial ou ramo de atividades. O presente artigo, desta forma, tece um panorama da inovação das tecnologias de áudio do setor audiovisual, demonstrando um predomínio de empresas titulares e países detentores de direitos, assim como quais são as tecnologias de áudio que estão sendo desenvolvidas e protegidas para exploração comercial em diferentes territórios.

Resumo expandido

    A prática de inovar diz respeito a inserir novidades em determinado mercado, sejam elas por meio da criação de novos produtos ou serviços, implementação de melhorias naqueles já existentes e pela atualização de processos, de formas organizacionais ou de fontes de matéria prima (SCHUMPETER, 1961). Para investigar essas práticas há duas formas básicas: por meio do sujeito ou do objeto. Ao ter como foco o sujeito a análise versará sobre o comportamento inovador de uma organização. Já com foco no objeto a análise se centra em uma inovação ou área tecnológica específica, em suas características e mudanças ao longo do tempo. Para tanto, o estudo de patentes tem sido cada vez mais utilizado como forma de acompanhar a atualização e as mudanças nas tecnologias (RAAN, 2017).
    Entre os dados encontrados nestes registros estão as reivindicações, que indicam o tipo de tecnologia e como aquela inovação atua; o país que possui a prioridade de exploração; o país onde o depósito é feito; as datas da solicitação e publicação; os titulares; a área de atuação da tecnologia, entre outras. Com respeito à área de atuação a World Intellectual Property Organization (WIPO) define e atualiza anualmente a Classificação Internacional de Patentes (International Patent Classification – IPC, em inglês). Dentro do IPC a WIPO propõe alguns grupos específicos de tecnologia que se concentram em áreas do conhecimento e, portanto, são definidos por alguns códigos de tecnologias próprios. Entre elas, dentro da grande área da Engenharia Elétrica, estão as tecnologias do audiovisual, as quais interessam a este estudo.
    Em alguns setores específicos e com necessidade de atualização frequentes este tipo de estudo se faz ainda mais relevante. No caso da indústria audiovisual, assim como ocorre com as indústrias criativas de forma geral, há além da parte relacionada à criatividade, uma base que se estabelece pela atualização tecnológica (BENDASSOLLI et al. 2009). Tendo em vista a constante mudança do setor que se reflete tanto na indústria, quanto no campo da pesquisa, e a importância da propriedade intelectual para a organização, funcionamento e competição, o estudo de patentes de tecnologias do audiovisual permite uma visão ampla e de base para pesquisas futuras sobre o assunto. Dentro do audiovisual as práticas que envolvem o som são diversas e também se colocam como fontes de inovações constantes que permitem não apenas um dinamismo na economia do setor, mas também nas possibilidades criativas das obras que as utilizam.
    A fim de mapear tecnologias relacionadas ao som no audiovisual, o presente estudo realizou buscas no sistema Orbit Questel® em abril de 2018 por meio de uma licença temporária concedida pela empresa. O sistema possibilita a busca, seleção, análise e exportação de dados de patentes de centenas de países por meio de palavras-chave e outros critérios de seleção. A busca foi realizada com a string “(sound OR audio) AND cine” nos campos título, resumo, descrição e reivindicações. Além do termo escolhido foram selecionados como critérios de restrição os IPCs envolvidos no domínio “audiovisual technology”. A escolha pela seleção dos códigos IPC e a string de restrição se deu com o objetivo de averiguar a quantidade e as características das patentes de áudio próprias do setor audiovisual, com ênfase no cinema, a fim de circundar ainda mais o objeto de estudo.
    Com os dados obtidos foi possível elaborar um primeiro panorama da inovação do som no audiovisual, demonstrando um predomínio de empresas titulares e países detentores de direitos, assim como quais são as tecnologias de áudio que estão sendo desenvolvidas e protegidas para exploração comercial em diferentes territórios. Desta forma, investigar a propriedade intelectual por meio do registro de patentes de uma área dá base para aprofundar o entendimento das mudanças ocorridas e das possibilidades técnicas e suas decorrências criativas do som no áudio.

Bibliografia

    BENDASSOLLI, P.; WOOD JR, T.; KIRSCHBAUM, C.; CUNHA, M. P. Indústrias criativas: definições, limites e possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas. v. 49, n. 1, p. 10-18. 2009.
    CARABAL-MONTAGUD, M. Á.; SANTAMARINA-CAMPOS, V.; O’BRIEN, G.; DE-MIGUEL-MOLINA, M. Successful Cases of the Use of Innovative Tools and Technology in the Creative Industries Field. In: SANTAMARINA-CAMPOS, V.; SEGARRA-OÑA, M. (ed.) Drones and the Creative Industry. Springer, 2018. p. 96-82.
    RAAN, A. F. J. Patent citations analysis and its value in research evaluation: a review and a new approach to map technology-relevant research. Journal of Data and Information Science. v. 2 n. 1, 2017, p. 13–50.
    SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
    World Intellectual Property Organization (WIPO). Manual de la OMPI de redacción de solicitudes de patentes. 2010.
    ________. Classificação IPC. 2018.