Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Joao de Lima Gomes (UFPB)

Minicurrículo

    Documentarista e professor universitário, integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE. Cursou o doutoramento em Comunicação na ECA/USP com tese sobre a cinematografia regional de expressão internacional intitulada “Terra distante” .Técnico em “single sistem” pela Associação Varan-Paris, em 1984. Coordena o NUDOC da UFPB. Publicou “Aruanda – jornada brasileira” e dirigiu juntamente com Manuel Clemente “José Américo”, série documental e “Pericles Leal”.

Ficha do Trabalho

Título

    Pedro Segundo Pedro

Resumo

    O maestro Pedro Pereira dos Santos teve ativa participação na trajetória do cinema na Paraíba desde fins dos anos cinquenta a meados dos anos oitenta do século passado. Inicialmente como autor de trilhas de filmes na Paraíba realizados e posteriormente como gestor público na Universidade Federal da Paraíba onde coordenou o NUDOC-UFPB num decisivo movimento de formação de quadros em cinema a partir da cooperação com cineastas franceses e brasileiros que no Núcleo atuaram especialmente ate 1986.

Resumo expandido

    Autor de trilhas sonoras para filmes como “Menino de Engenho”, Pedro Santos deixou sua marca como criador de trilhas sonoras de filmes paraibanos realizados desde fins dos anos cinquenta e meados dos anos oitenta do século XX e também como formador de uma geração que participou ativamente da renovação e retomada dos ciclos paraibanos de filmes. Sobre seu trabalho artístico e de formador a publicação “Varan: um mundo visível” ,organizada por Juliana Araújo e Michel Marie , flagra um pequeno aspecto das ideias que o mesmo tinha da relação entre a música e o cinema. Com efeito, nela o francês Louis Marcorelles indica que suas ideias a respeito do cinema super-8 extrapolam a simples inserção da música no universo fílmico. Tratava-se de desenvolver um pensamento em torno da apropriação de do super-8 desvinculando-o de seus propósitos tradicionais. Na comunicação trataremos disso e de como seu pensamento em torno do tema evolui desde o entendimento da música e sua função na estrutura fílmica ao contexto maior de pensar uma cinematografia com especificidades mais complexas na inserção do mundo industrializado dos países do chamado “Terceiro Mundo”. Ideias e contraposições farão parte de um percurso marcado notadamente por textos e filmes.

Bibliografia

    MARIE , Michel & ARAUJO, Juliana. Varan: um mundo visível. Belo Horizonte: Balafon, 2016
    GOMES, João de Lima. Pedro segundo Pedro. João Pessoa: Caderno de textos do CCHLA. João Pessoa, 1987
    ADORNO, Theodor & EISLER, Hanns. “El cine e la música”. Madri. Editorial Fundamentos, Coleccion Arte n.64.,1981.