Livros

ST Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências 2023

O presente livro é resultado das comunicações apresentadas no Seminário Temático do XXIV e XXV Encontros na Socine. O primeiro deles realizado remotamente aos auspícios da ESPM RJ (Escola Superior de Propaganga e Marketing) em 2021 e o segundo, presencial, na USP (Universidade de São Paulo) em 2022.

 

ST Montagem Audiovisual 2021

O Seminário Temático em Montagem Audiovisual da SOCINE completa quatro anos em 2021. Em 2019 tivemos o dobro de submissões que poderiam ser aceitas junto ao grupo, representando tanto o interesse quanto a importância desse campo de pesquisa. O presente e-book – o segundo de uma série editorial coordenada por professoras responsáveis pela área de montagem cinematográfica em distintas instituições brasileiras – é resultado do encontro em Porto Alegre (2019), importante espaço de formação e troca de conhecimentos entre pesquisadores (vide resumos, nas páginas finais aqui publicados, conforme aprovados há dois anos).

 

Cinema-Educação: políticas e poéticas – 2021

Procurando encontrar um campo onde alguma visibilidade possa ganhar contorno, apresentamos aqui este livro que se coloca como um conjunto compositivo entre uma multiplicidade de vozes, de olhares, de sensibilidades, conjunto de parte dos trabalhos apresentados nos últimos dois anos (2018 e 2019) no Seminário Temático de Cinema e Educação da Socine.

 

Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências – 2019

A presente publicação é o resultado de um work-in-progress junto à incipiente rede de montagem audiovisual concretamente originada com a proposta do Seminário Temático Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências na SOCINE em 2018.

 

Audiovisual e América Latina: estudos comparados – 2019

Artigos apresentados no Encontro da SOCINE de 2018, no ST “Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados”.

 

Cinemas pós-coloniais e periféricos – 2019

Livro do seminário temático homônimo, foi publicado em maio de 2019, numa co-edição entre Nós por cá todos bem – Associação Cultural (Portugal) e Edições lCV/SR-3/uerj, com o apoio de NuVISu – Núcleo de Estudos Visuais em Periferias urbanas.

 

LIVRO ESTILO E SOM NO AUDIOVISUAL – 2018

Como editores deste livro e atuais coordenadores do seminário temático, reforçamos a gratidão pela oportunidade de organizar essa coleção de ideias que, ao nosso ver, representam de forma bastante precisa o avanço e a amplitude conceitual e metodológica das pesquisas brasileiras sobre som, nos últimos 10 anos.

 

XXII Socine 50 anos de maio de 68

Tema do XXII encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE): “herança do maio de 1968 do ponto de vista do cinema, das novas redes de comunicação digital e da televisão”.

 

Cinema e América Latina: estética e culturalidade

Os capítulos publicados neste livro são o resultado dos trabalhos apresentados no Seminário Temático Cinema e América Latina: hibridismos, debates estético–historiográficos e culturais, ocorrido nos Encontros Internacionais da SOCINE a partir de 2013, cujo objetivo principal foi discutir a produção audiovisual na América Latina, considerando suas especificidades, hibridismos e paralelismos.

 

CINEMA, GLOBALIZAÇÃO, TRANSCULTURALIDADE

Os artigos reunidos neste livro resultam de pesquisas e discussões realizadas no Seminário Temático Cinema, Globalização e Transculturalidade, durante os Encontros da Socine, entre 2008 e 2011. A versão impressa do livro é fruto de uma parceria do selo Socine com a Editora Unisul.

 

Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário – Volume I – 2011

Este livro é uma co-edição da Socine, resultado das atividades desenvolvidas no seminário temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário, do XIV Encontro Internacional da SOCINE realizado na Universidade Federal de Pernambuco em outubro de 2010.

 

Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário – Volume II – 2012

Este livro contém textos que resultaram do seminário temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário, realizado no XV Encontro Anual da Socine, na UFRJ, em 2011. Co-edição da Socine, da Unicamp e do CIAC – Universidade do Algarve (Portugal).

 

Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário – Volume III – 2013

Este livro contém textos que resultaram do seminário temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário, realizado no XVI Encontro Anual da Socine, no Senac, em 2012.

 

Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário – Volume IV – 2015

A organização deste livro é resultante do encontro realizado pelo Seminário Temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário, durante o XVIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), na UNIFOR- Universidade de Fortaleza nos dias 7 a 10 de outubro de 2014.

As discussões promovidas no seminário geraram a necessidade de darmos a conhecer a riqueza de ideias e pontos de vista que foram compartilhados durante o encontro. Este é o quarto volume da coleção, que teve início em 2011 e tem se mostrado de suma relevância na construção do campo dos estudos televisivos no Brasil.

 

Estudos de Cinema SOCINE – II e III

Este livro reflete os 2º e 3º Encontros Nacionais da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesses eventos ocorridos em 1998 e 1999, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Brasília respectivamente.

 

Estudos de Cinema – 2000

Textos selecionados das comunicações apresentadas no IV Encontro Anual da SOCINE, realizado de 8 a 11 de novembro de 2000, na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

 

III Estudos Socine de Cinema – 2003

Este livro reflete o 5º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2001, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

IV Estudos Socine de Cinema – 2003

Este livro reflete o 6º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2002, na Universidade Federal Fluminense, RJ.

 

V Estudos de Cinema – 2004

Este livro reflete o 7º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2003, na Universidade Federal da Bahia.

 

VI Estudos Socine de Cinema – 2005

Este livro reflete o 8º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2004, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

 

VII Estudos de Cinema – 2012

Este livro reflete o 9º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2005, na Universidade do Vale do Rio Dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

 

VIII Estudos de Cinema – 2012

Este livro reflete o 10º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2006, em Ouro Preto, Minas Gerais.

 

IX Estudos de Cinema – 2008

Este livro reflete o 11º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2007, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

X Estudos de Cinema – 2010

Este livro reflete o 12º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2008, na Universidade de Brasília.

 

XI Estudos de Cinema – 2010

Este livro reflete o 13º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2009 na Cinemateca Brasileira e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

 

XII Estudos de Cinema – Volume 1 – 2011

Estes livros refletem o 14º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2010, na Universidade Federal de Pernambuco.

Nesse ano, devido à qualidade e ao grande volume de trabalhos recebidos, a Socine tem o prazer de disponibilizar o livro em dois volumes.

 

XII Estudos de Cinema – Volume 2 – 2011

Estes livros refletem o 14º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2010, na Universidade Federal de Pernambuco.

Nesse ano, devido à qualidade e ao grande volume de trabalhos recebidos, a Socine tem o prazer de disponibilizar o livro em dois volumes.

 

XIII Estudos de Cinema – Volume 1 – 2012

Estes livros refletem o 15º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2011, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

XIII Estudos de Cinema – Volume 2 – 2012

Estes livros refletem o 15º Encontro Nacional da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2011, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

I Estudos de Cinema – Estadual São Paulo – 2012

Este livro reflete o 1º Encontro Estadual da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, trazendo artigos resultantes de comunicações apresentadas nesse evento ocorrido em 2011, na Universidade Federal de São Carlos.