Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Luciane Carvalho (UFPR)

Minicurrículo

    Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História (UFPR), sob orientação do
    Prof. Dr. Pedro Plaza Pinto. Mestra pelo mesmo programa (2018). Bacharela em
    História, Memória e Imagem (UFPR, 2013). Bolsista da CAPES, pesquisa atualmente
    sobre a formação de cineastas e a produção filmográfica a partir da Cinemateca do
    Museu Guido Viaro em sua primeira década de existência.

Ficha do Trabalho

Título

    Cinema paranaense em revisão: relações históricas na Cinemateca do Museu Guido
    Viaro (Curitiba, 1975-1985)

Resumo

    Esta pesquisa trata da análise de textos de divulgação de sessões da Cinemateca do
    Museu Guido Viaro (atual Cinemateca de Curitiba), entre 1975 e 1985, publicadas na
    imprensa diária curitibana, notadamente aquela dedicadas à história do cinema
    paranaense. Pretendemos estabelecer uma crítica historiográfica sobre a
    representação desse passado e as implicações dentro da proposta da Cinemateca,
    enquanto espaço de formação. Questionamos também a periodização da história do cinema paranaense, em comparação a diversas propostas aplicadas ao cinema
    brasileiro de modo geral.

Resumo expandido

    Este trabalho pretende realizar uma análise sobre as exibições na Cinemateca do
    Museu Guido Viaro (atual Cinemateca de Curitiba) de filmes dos chamados pioneiros
    do cinema paranaense. Com dados obtidos em nossa pesquisa de mestrado
    (CARVALHO, 2018), constatamos uma significativa presença de sessões dedicadas
    exclusivamente a tais filmes. A abrangência temporal que tomaremos em
    consideração abrange desde os pioneiros das primeiras décadas do século XX, como
    João Batista Groff, Annibal Requião e Arthur Rogge, até produções dos anos 1960,
    com Sylvio Back e Frei Gabrielângelo Caramore. Trata-se, portanto, de uma larga
    temporalidade que remete a um passado justificador das ações da Cinemateca do
    Museu Guido Viaro, entendendo esta instituição como promotora de reflexões sobre o
    cinema, a qual envolve o conhecimento de uma história, a compreensão das
    produções contemporâneas e o desenvolvimento de uma nova geração de cineastas.
    Entendemos, portanto, que uma das principais funções de uma cinemateca é a
    preservação da história do cinema, não apenas no nível de salvaguarda de películas,
    mas também mobilizando-a enquanto elemento de formação intelectual. Para esta
    pesquisa, analisamos os textos referentes a tais exibições, publicados pela imprensa
    diária de Curitiba entre os anos de 1975 e 1985, cobrindo os dez primeiros anos de
    funcionamento da Cinemateca. Questionamo-nos quais os sentidos da história do
    cinema envolvidos nesses materiais de divulgação, uma vez que os recortes regionais
    da história do cinema brasileiros são uma ferramenta de entendimento de
    cinematografias deslocadas daquela amplamente conhecida como cinema brasileiro,
    revelando semelhanças e especificidades com o panorama geral. Nesse aspecto,
    tomamos alguns dos questionamentos levantados por BERNARDET (2008) sobre
    periodizações e ciclos no cinema brasileiro, que revelam-se conceitos frágeis e que
    merecem ser problematizados.

Bibliografia

    BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São
    Paulo: Companhia das Letras, 2009.
    _____. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 2008.
    BOLETIM DA CASA ROMÁRIO MARTINS. Cinemateca de Curitiba: 30 anos.
    Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2005.
    BOLETIM INFORMATIVO DA CASA ROMÁRIO MARTINS. Cinema no Paraná: nova
    geração. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1996.
    CARVALHO, Giselle Maria Lozza; NASSER, Patrícia Maria Meireles; SAVAZZI,
    Wânia. O cinema em Curitiba. In: Cadernos de Pesquisa, vol. 4. Rio de Janeiro:
    Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, Fundação do Cinema Brasileiro,
    MinC, s/d.
    CARVALHO, Luciane. A programação da Cinemateca do Museu Guido Viaro
    (Curitiba, 1975-1985). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em
    História. Setor de Ciências Humanas. Curitiba, Universidade Federal do Paraná, 2018.
    SANTOS, Francisco Alves dos. Dicionário de cinema do Paraná. Curitiba: Fundação
    Cultural de Curitiba, 2005.