Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Pedro Maciel Guimaraes Junior (Unicamp)

Minicurrículo

    Professor do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Instituto de Artes – Unicamp).

Ficha do Trabalho

Título

    O duplo registro de jogo de Isabelle Huppert

Seminário

    Corpo, gesto e atuação

Resumo

    Pretende-se analisar o duplo registro atoral de Isabelle Huppert partindo do princípio que a atriz mescla a atuação naturalisto-dramática com o modo épico-distanciado. Com a maturidade da sua carreira e o estreitamento da colaboração com grandes autores do cinema mundial, Huppert constrói um jogo ao mesmo tempo pautado pela construção psicológica e envolvimento afetivo do espectador e pelo comentário do ofício de atuação e referências à sua persona cinematográfica.

Resumo expandido

    Análise atoral da atriz francesa Isabelle Huppert tendo como ponto de partida a duplicidade de registros (dramático x épico / jogo identificatório x jogo distanciado) que pautam suas colaborações com cineastas como Claude Chabrol, Michael Haneke, Werner Schroeter e Hong Sang Soo.
    Essa duplicidade resume uma estratégia de atuação que Huppert vai tornar um traço de estilo : o de sempre deixar respingar em seus personagens, até nos mais naturalistas, algo de artificial, de ostensivamente construído, que pode ser entendido como um comentário gestual ou vocal sobre particularidades de atuação, sobre o processo de criação atoral ou sobre a condição de se saber observada – condição essa que a quase totalidade dos personagem fílmicos desconhece. Pode ser também uma maneira de abalar a construção psicológica do personagem, portanto, construída na plena identificação entre ator e personagem, obedecendo a uma lógica de verossimilhança de comportamento e operando a partir do interior do ator – de dentro para fora, nascem os personagens, nos ensina a cartilha do Método norte-americano e tornada majoritária no cinema. No lugar da manutenção cega da tendência naturalista dominante no cinema, esboça-se um registro que alia o naturalismo psicológico a um regime baseado na exterioridade ou no distanciamento, no comentário constante através de gestos e posturas físicas. Ou seja, Huppert permeia suas atuações com a capacidade, somente inerente aos grandes intérpretes, de estarem dentro e fora do personagem ao mesmo tempo, de viverem intensamente seus personagens e ao mesmo comentarem seu processo de atuação, o ato de se sentir observada e as condições de comunicação secundária através da compreensão da persona do ator. No final das contas, cabe a ela explicitar o conflito entre naturalismo e antinaturalismo, entre a Dramática e a Épica, segundo nos ensina Aristóteles, e a abalar definitivamente o jogo identificatório, afetivo e que esconde as ferramentas da sua execução. Serão analisados filmes como Violete Noziere (Chaborl, 1978), A pianista e O tempo do lobo (Haneke, 2001/2003), Duas (Werner Schroeter, 2002) e A Visitante Francesa (Hong Sang Soo, 2012).

Bibliografia

    Amiel, Vincent, Farcy, Gérard-Denis, Lucet, Sophie, and Sellier Généviève. 2012. Dictionnaire Critique de l’acteur – théâtre et cinema. Rennes : PUR.

    Bergala, Alain. Monika, de Ingmar Bergman. 2005. Paris : Crisnée/Yellow Now.

    Bourget, Jean-Loup. 2000. “Naissance, évolution et décadence du star system américain”. In Stars au féminin, edited by Jean-Loup Passek, 198-203. Paris : Centre Pompidou.

    GOFFMAN, Erving. Frame analysis – An essay on the organization of experience. New Hampshire – EUA: Northeastern University Press, 1986.

    Moullet, Luc. 1993. La politique des acteurs. Paris : Cahiers du Cinéma.

    Nacache, Jacqueline. 2012. O ator de cinema. Lisboa : Texto e Grafia.

    Naremore, James. 1988. Acting in the cinema. Berkeley, Los Angeles, London : University of California Press.

    Siclier, Jacques. 1956. Le Mythe de la Femme dans le cinema americain : de la Divine à Blanche Dubois. Paris : Ed. Du Cerf.