Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Benedito Ferreira dos Santos Neto (UFG)

Minicurrículo

    Benedito Ferreira é artista visual e realizador audiovisual. Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás e bacharel em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás.

Ficha do Trabalho

Título

    Rubem Biáfora, as alegorias e o diretor de arte fantasma

Mesa

    Sensorialidade e alegorias na direção de arte

Resumo

    O trabalho enfoca os procedimentos alegóricos da direção de arte de A Casa das Tentações, de Rubem Biáfora. Impulsionada pela articulação das cores dos cenários, a visualidade do filme desmantela a noção de que direção de arte serve apenas para situar o espectador em determinado espaço e tempo. Proponho também identificar em sua poética um interesse por cenografia de estúdio, a fantasmagoria em torno do termo direção de arte e o conhecimento dos modelos de produção do departamento de arte.

Resumo expandido

    Lançado em 1974 pela Data Cinematográfica, A Casa das Tentações, terceiro e último filme dirigido por Rubem Biáfora, apresenta o crédito de diretor de arte a Rocco Biaggi, possível pseudônimo do próprio diretor, quase dez anos antes do dado mapeado por Hamburger (2014). Centrada na história de Saul, um jovem marcado por dramas existenciais, aflito com a possibilidade de morrer aos trinta e três anos de idade, tal qual Cristo, a narrativa explora o retorno do protagonista ao casarão de sua família, que pode tornar-se um bordel, ainda que disfarçado de boate. A conformação de uma proposta háptica da direção de arte instaura uma falência da visão, apontando um mistério que se mantém próximo, invisível e fora da imagem, além de proporcionar a eclosão de imagens do passado, associadas ao estado decadente do espaço.
    Apoiando-se em uma abordagem que compreende a direção de arte enquanto profesión del engaño, Felix Murcia (2002) defende que a função ontológica da direção de arte está relacionada à necessidade da regra de verossimilhança dos cenários. No entanto, ao adotar procedimentos que se apropriam das características arquitetônicas das locações, a direção de arte de Biáfora efetiva um desenho não convencional – o que, acreditamos, reforça as múltiplas abordagens em torno de conceitos como aparência e verossimilhança. Essas passagens íntimas, sussurradas, que extrapolam a noção de representação, podem ser identificadas na atmosfera do filme e articulam a imagem, indesejada com uma certa realidade, munindo-a de códigos que desmantelam uma linearidade temporal ou uma coerência geográfica.
    O vermelho uniforme nas cenas iniciais de A Casa das Tentações é um dado premonitório da morte de Saul ao final da narrativa. Enquanto discutem os rumos inconstantes de suas vidas, Saul e sua companheira, Mônica, anunciam-se atrelados ao ritmo inconstante da montagem, prostrados contra as paredes vermelhas do ambiente principal da casa. O jovem tem o corpo empurrado na cama e abre os braços no colchão, fabricando uma imagem que lembra Cristo crucificado. Construída e filmada de modo a anular a profundidade de campo, a cenografia do quarto em meio às ruínas da casa da família reflete o artificialismo que marca a encenação do diretor e que serviu de ponto nodal para muitos dos críticos que rechaçavam seus filmes.
    Gustavo Dahl (2011, p. 53) reitera que Biáfora considerava que “o estúdio não é o terreno inimigo, é o locus privilegiado onde o real devendo forçosamente ser recriado tornará a expressão condição sine qua non”. Destaca-se ainda a transformação visual bastante sugestiva do casarão burguês para a boate que, concluída numa das cenas, alicerça a dinâmica da comparação do arcaico para o trivial e extrapola a relação de referencialidade, conferindo um caráter indicial, características definidas por Charles e Mirella Affron (1995). Sendo decisivas na poética de Biáfora a descoberta do cinema de gênero americano e a política dos autores sistematizada pela Cahiers du Cinéma do final dos anos 1950, o mapeamento empreendido pelo cineasta revela a possibilidade de encarar o estúdio não como um desafeto, mas, sim, como a possiblidade de dotar o real de novas possibilidades.

Bibliografia

    AFFRON, Charles; AFFRON, Mirella. Sets in motion: art direction and film narrative. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.
    AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
    DAHL, Gustavo. Perfil: Biáfora, O Fenômeno (I). Filme Cultura – Febre de cinema. Rio de Janeiro, n. 53, p. 73-77, jan. 2011.
    HAMBURGER, Vera. Arte em cena – a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2014.
    MURCIA, Félix. La escenogafía en el cine – el arte de la apariencia. Madri: Fundación Autor, 2002.
    MOTTA, Carlos. Biáfora – a coragem de ser. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.
    XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2006.