Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    maria henriqueta creidy satt (PUCRS)

Minicurrículo

    Jornalista, Documentarista e pesquisadora audiovisual., Doutora em Poéticas visuais (USP) e Mestre em antropologia visual (UNICAMP). Professora dos cursos de Produção audiovisual e jornalismo (PUCRS); Coordenou a pós-graduação Cinema Expandido, 2008 -2011. (PUCRS).

Ficha do Trabalho

Título

    Tão longe é aqui: Autoficção e a desconstrução dos universos femininos

Seminário

    Mulheres no cinema e audiovisual

Resumo

    Eliza Capai tem uma série de filmes e reportagens com mulheres de diferentes lugares do mundo. Nesta comunicação, o foco de atenção é o ensaio “Tão longe é aqui”, longa-metragem de estreia da diretora, realizado em uma viagem à África. O interesse é perceber a forma como inventa sua persona, sob o conceito da autoficção, para colocar em cena tanto seu estranhamento com as vulnerabilidades das mulheres africanas como o embate com as suas próprias precariedades.

Resumo expandido

    Por um período dos anos 2000, Eliza Capai viajou pelo mundo fazendo documentários e reportagens sobre o universo feminino. América Central, África e Brasil desenham os territórios que a diretora perambulou e filmou sozinha, com uma câmera e um gravador, conversando com mulheres sobre suas “vidas vividas” (BUTLER, 2011), a partir de diferentes perspectivas.
    Desta série, o road movie “Tão longe é aqui” é o resultado de uma viagem pelo continente africano, onde Eliza recolhe imagens, sons, encontros com mulheres e acontecimentos que se desenrolam em frente a sua câmera.
    O documentário se agrega ao repertório de ensaios cinematográficos de autoria feminina brasileiros do século XXI, bem como dialoga com uma tradição de narrativas epistolares, de viagens e diários que transbordam nas produções audiovisuais contemporâneas.
    Comum aos ensaios de viagem, o centro narrativo está não somente nas novidades dos espaços desbravados, mas, antes, no percurso interior da realizadora que “descobre outro eu no processo de pensar novos e velhos ambientes e pensar o eu em um ambiente diferente” (CORRIGAN, 2015), seguindo a lógica benjaminiana de que se viaja para descobrir a própria geografia (BENJAMIN,1994) .
    Num primeiro momento, o filme carta destinado a sua filha é o artifício para organizar as memórias da viagem, “interrogar sua própria vida, se debruçar sobre sua arqueologia íntima” (ARFUCH, 2010) e expressar suas experiências e transformações internas.
    A narração em tom intimista, afetivo e lacunar conduz a narrativa, apresenta e contextualiza as entrevistas que Eliza vai fazendo ao longo do caminho, inventa estórias bifurcando a linearidade do relato, cria um canal para falar sobre suas sensações em relação ao mundo que desbrava e dialoga, sempre “interrogando as imagens que mostra” (LINS, 20017). A esfera visual é contaminada por esta mesma sensibilidade ensaística, poética e política da voz e revela muito sobre os encontros da diretora com suas personagens, sua forma direta e sem preparativos prévios de conversar; conversas, muitas vezes, reticentes e de estranhamento mútuo da língua, da pele, da cor, das roupas. Sensações que chegam a nós pela estética de captação e montagem que pontua o percurso narrativo com planos fixos, longos e muitas vezes silenciosos das personagens e de tantas outras mulheres desconhecidas, de todas as idades, que olham frontalmente para a câmera, sozinhas ou em grupo. Planos de duração que invadem também paisagens e situações cotidianas.
    A figura da filha, destinatária da carta, serve também para a realizadora-personagem se vislumbrar inserida naquele espaço, de se colocar no lugar daquelas mulheres que vivem uma realidade diferente da sua . Uma forma de “familiarizar o estranho” e, principalmente, subvertê-lo a favor delas. Este gesto inventivo esgarça ainda mais as bordas do ensaio documental e encontra Jean Rouch, não por acaso também filmando na África sozinho, precursor de elevar a fabulação, o imaginário e o delírio a um estatuto de documento.
    Já a diretora-personagem será confrontada, questionada e transformada por algumas de suas interlocutoras sobre seu desejo de sororidade – apontado como – etnocêntrico, assim como sobre a impossibilidade de se colocar em um lugar de fala que não é o seu.
    Assim, o objetivo desta comunicação é perceber nessas narrativas de si, as diferentes personas que a diretora-personagem se inventa na “deriva entre dois corpos, um eu privado e um eu público” (CORRIGAN, 2015) para colocar em cena suas confissões, delírios, desejos e embates acerca do feminino e dos feminismos– dos seu próprios e os de suas personagens. Autoficções, segundo a concepção de Klinger em seu diálogo com Butler, que forjam, graças ao documentário e por conta dele, “uma construção onde não existe original e cópia, apenas construção simultânea” do eu-autor no filme e na vida. (KLINGER, 2008).

Bibliografia

    ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
    BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
    BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
    BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCar, São Carlos, n. 1, 2011.
    CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus Editora, 2015.
    DEMETRI, Felipe Dutra. Judith Butler: filósofa da vulnerabilidade. BA: Editora Devires, 2018.
    HOLANDA, Karla e TEDESCO, Marina (orgs.). Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas, SP: Papirus Editora, 2017.
    KLINGER, Diana. A escrita de si como performance. Campina Grande, PB: Revista Brasileira de literatura comparada, nº 12, 2008.
    LINS, Consuelo. O ensaio no documentário e a questão da narração. Compós,