Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Naira Evine Pereira Soares (UFF)

Minicurrículo

    Mestranda em Cinema e Audiovisual (PPGCine/UFF), especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (2016) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015). É comunicóloga, documentarista e pesquisadora. Estuda sobre cinema lésbico negro e decolonial.

Ficha do Trabalho

Título

    Cinema Lésbico e Negro: Raça, Sexualidade e Decolonialidade

Seminário

    Mulheres no cinema e audiovisual

Resumo

    Esta comunicação se propõe discutir sobre o cinema lésbico produzido e pensado no contexto latino-americano e no que ele consiste. Como ferramentas para tal análise, é apresentado um levantamento quantitativo de filmes que protagonizam narrativas lésbicas e bissexuais em países da América Latina e Caribe, somado ao diálogo entre teorias lésbicas, raciais e de decolonialidade sob um pensamento afrodiaspórico.

Resumo expandido

    Kang (2016, p.267) explica que a mera inclusão de personagens lésbicas negras na mídia popular e na cultura não reconhece adequadamente a complexidade de suas histórias. Esse artigo surge como parte da pesquisa de mestrado sobre cinema lésbico negro no Brasil e, consequentemente, América Latina. É divulgada informações importantes como o número de produções por país, o gênero de quem os dirigiu, ano e gênero cinematográfico do levantamento de filmes que protagonizam narrativas lésbicas e bissexuais em países da América Latina e Caribe. Para uma análise mais aprofundada da listagem, é desenvolvido um diálogo entre teorias lésbicas, raciais e de decolonialidade afrodiaspórica para entender o que caracteriza o filme – e cinema – lésbico no contexto latino-americano.

Bibliografia

    AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade. Letramento: Justificando. Belo Horizonte, 144p. 2018.
    CURIEL, Ochy. Hacia la construcción de un feminismo descolonizado. In: Tejiendo de Outro Modo: Feminismo, epistemología y apuestas decoloniales. Editorial Universidad del Cauca: p.325-334, 2014.
    hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.
    KANG, Nancy. Audre’s daughter: Black lesbian steganography in Dee Rees’ Pariah and Audre Lorde’s Zami: A New Spelling of My Name. In: Journal Of Lesbian Studies, p. 266-297, 2016.
    MARCELINO, Sandra Regina de Souza. Mulher negra lésbica: a fala rompeu o seu contrato e não cabe mais espaço para o silêncio. PUC-RJ, 2011.
    MBEMBE, Achille. Necropolítica. Tradução: Elisabeth Falomir Archambault. Melusina: Espanha. 121p. 2011.
    Welbon, Yvonne; Juhasz, Alexandra. Sisters in the life: A history of out African American lesbian media-making. Durham: Duke University Press, 2018.