Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Eliany Salvatierra Machado (UFF)

Minicurrículo

    Professora do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação – PPGCine da Universidade Federal Fluminense – UFF. Atualmente pesquisa a formação do educador audiovisual, coordena projetos de formação docente e extensão e orienta pesquisa que tem como tema a relação cinema, audiovisual e educação.

Ficha do Trabalho

Título

    A formação do educador em cinema, audiovisual e educação

Seminário

    Cinema e Educação

Resumo

    O presente texto tem como objetivo apresentar reflexões da pesquisa em curso, cujo tema é a formação do educador audiovisual, iniciada em 2018. As proposições apresentadas são inferências parciais. A questão problema da pesquisa é: quais saberes, referências teóricas e práticas que devem compor a formação do ou da educadora audiovisual em cinema e audiovisual? É possível promover espaços de criação e expressão audiovisual sem que o ou a educanda tenha acesso a um conhecimento já produzido?

Resumo expandido

    A formação do educador em cinema, audiovisual e educação: o saber cinema.
    O presente texto tem como objetivo apresentar reflexões da pesquisa em curso, cujo tema é a formação do educador audiovisual, iniciada em 2018. As proposições apresentadas são inferências parciais. A questão problema da pesquisa é: quais saberes, referências teóricas e práticas que devem compor a formação do ou da educadora audiovisual em cinema e audiovisual?
    A partir de Paulo Freire (1996) reconhecemos e usamos o termo saber para designar mais de um saber ou o uso do termo no plural: saberes. Com Dermeval Saviani (1987) compreendemos que o saber é social, fruto das relações sociais, logo o saber não é produzido somente na universidade. O espaço acadêmico é um lugar da produção do saber sistematizado.
    A partir do pressuposto da existência e reconhecimento dos diferentes saberes e da ideia do uso do termo “saberes” no plural, discutiremos a formação do educador audiovisual na articulação de três saberes, são eles: saber sobre cinema, saber sobre educação e saber sobre cinema e educação. Apresentaremos os três saberes em textos diferentes e, no presente texto, a nossa atenção volta-se para o “saber cinema” na formação do educador audiovisual e suas implicações.
    O saber sobre o cinema é um conjunto de ações, práticas e teorias que o campo do cinema e do audiovisual produziu desde a primeira projeção de um filme que contempla: os e as realizadoras, os filmes, as críticas e as análises. Sabe-se que a teoria do cinema é ampla e tem início antes do surgimento do termo cinema (STAM: 2013), o que pressupõem um saber contextualizado que demanda tempo no processo de formação. O mesmo pode-se dizer da produção, os filmes e os gêneros cinematográficos. Porém, como trabalhar em processos de ensino e aprendizagem que não passem pelo conhecimento produzido pelo campo cinema?
    A teoria do cinema, segundo Robert Stam (2013) raramente é ‘pura’, vinculando-se, geralmente, a uma mescla de crítica literária, comentário social e especulação filosófica. “O estatuto dos que a praticam, além disso, é enormemente variável, indo desde os teóricos de cinema stricto sensu (Balázs, Metz), passando por cineastas que refletem sobre sua própria prática (Eisenstein, Pudovkin, Deren, Solanas, Kluge, Tarkovsky). A teoria do cinema passa também por intelectuais freelance que escrevem também sobre cinema como: James Agee, Parker Tyler, passando por críticos de cinema profissionais como uma teoria embrionária como Manny Faber ou Serge Daney. As décadas mais recentes testemunharam a ‘academicização’ da teoria do cinema, em uma situação na qual a maioria dos teóricos possui uma base universitária” (STAM, 2013, pp. 19-20)
    Propomos, durante o Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – Socine, durante o Seminário Temático “Cinema e Educação”, o debate sobre a importância ou não da formação especifica do “saber cinema”, na proposta dos três saberes na formação de educadores. Para que o educador trabalhe cinema e audiovisual na Educação Básica é necessário uma formação em cinema?
    O campo do cinema e do audiovisual, desde o seu surgimento, já produziu conhecimento específico, esse conhecimento não é necessário para a articulação cinema, audiovisual e educação? É possível promover espaços de criação e expressão audiovisual sem que o ou a educanda tenha acesso a um conhecimento já produzido no campo? Quais saberes são necessários para um educador audiovisual?

    Bibliografia
    FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7a edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
    SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 17ª Ed. São Paulo: Autores associados, 1987.
    STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. 5ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

Bibliografia

    ELSAESSER, Thomas, HAGENER, Malte. Teoria do cinema: uma introdução através dos sentidos. Campinas, SP: Papirus, 2018.
    FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7a edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
    SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 17ª Ed. São Paulo: Autores associados, 1987.
    STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. 5ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.