Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Jéssica Pereira Frazão (USP)

Minicurrículo

    Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), na linha de História, Teoria e Crítica. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR). Graduada em Produção Audiovisual pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Ficha do Trabalho

Título

    Uma análise dos ensaios de Kracauer para o Die Frankfurter Zeitung

Resumo

    Kracauer começou a delinear as teses que integrarão suas obras posteriores ainda na década de 1920, na condição de crítico e ensaísta no periódico alemão Die Frankfurter Zeitung. Devido a concentração em escritos subsequentes, sobretudo Theory of Film, parte da literatura da área refere-se a ele como portador de uma estética realista e anti-ideológica. Assim, o objetivo desta comunicação é repensar essa questão, reavaliando os ensaios sobre cinema do autor durante seus anos de juventude.

Resumo expandido

    Quando pensamos no legado deixado por Siegfried Kracauer em nossa área, o leitor tende a estar mais familiarizado com as obras From Caligari to Hitler: A Psychological History of the German Film (1947) e Theory of Film: The redemption of physical reality (1960). Entretanto, existem outros riquíssimos textos e apontamentos do autor relacionados ao período entre-guerras, enquanto crítico e ensaísta, que são, em geral, menos referenciados. Segundo Santos (2014, p.6), “Os trabalhos de Kracauer referentes ao período anterior à migração para os EUA, sobretudo aqueles resultantes de sua atividade como publicista, permaneceram muito pouco acessados por um longo período de tempo”. Isto ocorre, entre outros motivos, pela dificuldade de acesso às fontes, já que falamos de textos não traduzidos. Ainda que o próprio autor tenha publicado no ano de 1963 uma coletânea com ensaios selecionados do período sob o título de O ornamento da massa (2009), esta coletânea dedica apenas quatro textos ao meio cinematográfico, sendo que Kracauer escreveu massivamente sobre o assunto.

    No começo da década de 1920, impossibilitado de seguir carreira acadêmica e aproveitando-se do crescente prestígio do jornalismo, Kracauer entrou para a equipe editorial do Die Frankfurter Zeitung (1921-1933), um dos mais prestigiados jornais alemães da época. Tinha como leitmotife tanto a sociedade da época, caracterizada, sobretudo, pelo que ficou denominado como República de Weimar, quanto a indústria do entretenimento vigente. Enquanto escrevia na coluna de crítica cultural do jornal designada ao feuilleton, influenciou por mais de dez anos política e culturalmente a classe média alemã. Nas palavras de Adorno (2008, p. 420), foi durante seu período no jornal que “obteve um conhecimento minucioso do terreno do filme como um todo por conta de uma pesquisa extensa e colaboração prática com a indústria e, finalmente, foi considerado a maior autoridade de crítica cinematográfica da Alemanha”. Em vista disso, a importância deste periódico na trajetória do autor tornou-se fundamental.

    À medida em que ainda são rarefeitas proposições que se debruçam na produção sobre cinema kracaueriana pré-exílio, ou seja, referente ao período anterior de ascensão nazista em que Kracauer precisou se exilar na França e nos Estados Unidos, e com o intuito de ressaltar a participação do crítico e teórico neste período, pretendemos analisar seus ensaios com o intuito de ampliação do discurso sobre Kracauer nos debates teórico-metodológicos contemporâneos no campo do cinema, expandindo a discussão do que viria a ser sua teoria realista. Assim sendo, de que modo os ensaios sobre cinema de Kracauer durante o período no jornal se integram, sob a forma de concepções introdutórias, na formulação da sua teoria fílmica? Acreditamos que interpretar o jovem Kracauer traz uma valorização de suas críticas pelo conteúdo, pelo social, pela concretude histórica, no sentido de abordar os variados fenômenos sociais, cotidianos e marginais da sociedade da época.

Bibliografia

    ADORNO, T.W. O curioso realista. Revista Novos Estudos Cebrap n°85 v.28, 2009.

    HANSEN, M. Cinema and experience: Siegfried Kracauer, Walter Benjamin, and Theodor W. Adorno. Berkeley: University of California Press, 2012.

    KRACAUER, S. Kino. Essays, Studien, Glossen z. Film. Witte, K. (org.) Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1974.

    __. Theory of Film. Princeton, Oxford: Princeton University Press, 1997.

    __. From Caligari to Hitler. Princeton, Oxford: Princeton University Press, 2004.

    __. Kleine Schriften zum Film. Drei Teilbände. Vol 6. Mülder-Bach (org.). Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 2004.

    __. O Ornamento da Massa. São Paulo: Cosacnaify, 2009.

    __. História: Las últimas cosas antes de las últimas. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2010.

    SANTOS, P. S. Siegfried Kracauer: sociologia e superfícies. Escritos até 1933. Tese em Sociologia – FFLCH-USP. São Paulo, 2014.

    VEDDA, M.; MACHADO, C.E.J. (orgs.) Siegfried Kracauer: un pensador más allá de las fronteras. Buenos Aires: Gorla, 2010.