Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Dorotea Souza Bastos (UFRB)

Minicurrículo

    Professora de Direção de Arte no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Doutora em Média-Arte Digital (Universidade do Algarve e Universidade Aberta de Portugal); Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Universidade Federal da Bahia). Atua no campo da Imagem, com especial interesse nas Visualidades da Cena, Arte e Tecnologia, nas áreas do audiovisual, teatro e dança, com pesquisa sobre o trabalho da cineasta Maya Deren.

Ficha do Trabalho

Título

    Muito além da muralha: a composição visual em Game of Thrones

Mesa

    A direção de arte na narrativa cinematográfica: composição e linguagem

Resumo

    Game of Thrones estreou como série televisiva em 2011 e contou, inicialmente, com a direção de arte de Gemma Jackson, sendo substituída por Deborah Riley a partir da quarta temporada, lançada em 2014. Nesta proposta aqui apresentada, pretende-se identificar e explorar as escolhas técnicas e estéticas das diretoras de arte em relação ao cenário e caracterização dos personagens, apontando para a importância da visualidade para a construção da narrativa da série.

Resumo expandido

    A Song of Ice em Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo, em tradução na versão brasileira), do escritor George R.R. Martin, é uma coleção de livros de fantasia épica que teve início na década de 1990. O primeiro livro da coleção, intitulado “A Game of Thrones”, deu origem à série homônima, produzida desde 2011 por David Benioff e D. B. Weiss, na HBO.
    Em 2019, a série chega à oitava – e última – temporada, tendo sua composição visual conduzida por duas mulheres: Gemma Jackson (primeira, segunda e terceira temporadas) e Deborah Riley (a partir da quarta temporada).
    O desafio inicial enfrentado pelas diretoras de arte e suas equipes partiu da transposição e adaptação da obra literária para a linguagem cinematográfica, enfatizando as escolhas para a criação imagética em Game of Thrones, uma produção intensa e detalhista repleta de personagens vivazes e relevantes. Em sequência, o desafio de criar uma visualidade capaz de abarcar a complexidade da obra escrita e levar para a tela os diversos cenários propostos no livro.
    A partir dessa investigação, serão exploradas algumas etapas dos processos criativos relacionados à adaptação da obra de George R. R. Martin, identificando as tecnologias e os recursos utilizados na concepção e construção do sistema de visualidade para a criação de cenários, figurinos e demais escolhas técnicas e estéticas da obra.
    Esta proposta que aqui se apresenta pauta-se, assim, em três pilares: a análise da composição visual da série Game of Thrones; o papel e o lugar da direção de arte para a construção da narrativa; e o destaque e reconhecimento do trabalho das duas diretoras de arte, Gemma Jackson e Deborah Riley que fortalecem a discussão sobre o espaço das mulheres no meio profissional da produção cinematográfica e televisiva.
    Esta análise é, também, um exercício de observação e exploração do conceito de dramaturgia da imagem, proposto pela autora, numa ação que deseja expandir os territórios da direção de arte no cinema. Espera-se, portanto, que este trabalho também sirva para a geração de novos questionamentos, despertando o interesse ou mesmo a curiosidade sobre o tema, contribuindo para ampliação da produção acadêmica e a pesquisa sobre a direção de arte.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques. A Estética do filme. São Paulo, Campinas: Papirus, 1995.
    COGMAN, Bryan. Inside HBO’s Game of Thrones. Hachette, 2012.
    FISCHER, Lucy. Art Direction & Production Design. New Brunswick: Rutgers Press, 2015.
    HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2014
    LOBRUTTO, Vincent. The filmmaker’s guide to production design. New York: Allworth, 2002.