Trabalhos Aprovados 2019

Ficha do Proponente

Proponente

    Lucas Procópio Caetano (UNICAMP)

Minicurrículo

    Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde atualmente desenvolve uma pesquisa de doutorado acerca do gênero horror no cinema. Possui interesse no campo de História e Teoria do Cinema com ênfase no estudo de gêneros cinematográficos.

Ficha do Trabalho

Título

    Jaulas pequenas, monstros gigantes: modos do horror cinematográfico

Resumo

    Seguindo os resultados da pesquisa realizada no mestrado, na qual foram analisadas as diferentes nuances do horror no cinema brasileiro contemporâneo, este trabalho visa discutir o horror através de uma perspectiva ampliada, menos como um gênero delimitado por aspectos bem definidos e estanques e mais como um modo de representação que perpassa pelas mais variadas narrativas.

Resumo expandido

    Apesar da facilidade com que a crítica e o público em geral reconhecem um filme de horror, delimitar exatamente sua definição enquanto gênero é tarefa que se tornou gradativamente árdua. Além de sua natureza mutável, trata-se de um gênero que oferece um “verdadeiro zoológico de temas e visuais bizarros e tentadores que imploram por um direcionamento são e sensível” (RUSSELL, 1998, p. 234).

    Seguindo a lógica desta metáfora, se o horror é como um animal arisco, os esforços de estudiosos para defini-lo de forma clara seriam jaulas frágeis, incapazes de contê-lo. Logo, torna-se necessário buscar novas maneiras para que o horror e as possibilidades de representação que oferece sejam melhor compreendidas.

    Fazendo um empréstimo da teoria de Peter Brooks (1976) acerca do melodrama na literatura e no teatro, o que será proposto neste trabalho é analisar o horror como um modo imaginário. Linda Williams (1998) afirma que o modo e suas operações extrapolam os limites de gênero, podendo ser empregados em diversas narrativas além daquelas centradas no universo de personagens femininas, comumente associadas ao melodrama. Para tanto, o modo seria altamente tributário do imaginário do público, responsável por seu reconhecimento. E apesar de tal reconhecimento já ter sido explorado por outros autores, como por exemplo na análise do eixo pragmático proposta por Rick Altman (2000), o uso modal de dados aspectos de um gênero em uma narrativa não a filiaria a este gênero, tampouco configuraria uma hibridização.

    Partindo deste princípio, proponho um modelo semelhante, voltado para as experiências de medo e estranhamento a partir dos recursos cinematográficos. Lovecraft (2008) inicia O Horror Sobrenatural na Literatura afirmando que essa antiga e poderosa emoção humana está intimamente ligada ao medo do desconhecido – e mesmo que se argumente que o medo não é o único componente do que compreendemos como horror, decerto é o elemento mais imediatamente associado às suas narrativas. Ao confrontar a imprevisibilidade do mundo que nos circunda e do qual fazemos parte, um mundo no qual a ameaça da extinção está sempre à espreita, confrontaríamos também nossa habilidade de compreender este universo, e seria justamente na falha em compreendê-lo que o gênero horror teria se constituído.

    Mais especificamente no cinema, por mais que dado público anseie por surpresas e reviravoltas que as narrativas possam (ou não) apresentar, ainda se faz necessário que o gênero e suas marcas funcionem como um mapa, em um processo no qual suas expectativas até podem ser frustradas, mas apenas até certo ponto de reconhecimento, visto que gêneros consistem em mais do que apenas os filmes, mas igualmente “de sistemas específicos de expectativa e hipóteses que os espectadores trazem consigo ao cinema e que interagem com os próprios filmes durante o processo de assisti-los” (NEALE, 2003, p.161). São, enfim, sistemas que proporcionam aos espectadores meios de reconhecimento e compreensão, além de oferecerem também bases para novas antecipações.

    Desta maneira, o uso modal do horror está intimamente ligado com uma espécie de rompimento parcial deste pacto entre espectador e gênero. É, enfim, um conjunto de rastros empregados através das mais variadas ferramentas narrativas que reconfigura o pacto em novos termos, ainda que o horror jamais seja totalmente descaracterizado.

    A aplicação e aprofundamento desta discussão se dará a partir da análise dos longas-metragens “A Fita Branca” (Das Weisse Band, Alemanha, 2010), “Aquarius” (Brasil, 2016) e “O Sacrifício do Cervo Sagrado” (The Killing of a Sacred Deer, Inglaterra, 2017). São filmes nos quais, apesar de um aparente distanciamento com o gênero horror, é possível observar outras tantas aproximações que se dão pelo viés do modo, oferecendo, assim, um terreno inicial fértil para que este estudo avance.

Bibliografia

    ALTMAN, Rick. Los géneros cinematograficos. Barcelona: Paidós, 2000.

    BROOKS, P. The melodramatic imagination: Balzac, Henry James, melodrama, and the mode of excess. New Haven: Yale University Press, 1976.

    LOVECRAFT, Howard. P. O horror sobrenatural na literatura. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. 160 p.

    NEALE, S. Genre and Hollywood. Londres: Routledge, 2000. 344 p.

    RUSSEL, David J. Monster roundup: reintegrating the horror genre. In: BROWNE, Nick. Refiguring american film genres – theory and history. Berkeley: University of California Press, 1998, p. 233-248.

    WILLIAMS, L. Melodrama Revised. In: BROWNE, N. (org.), Refiguring American Film Genres: History and Theory, University of California Pr, 1998: 42-88.