Trabalhos Aprovados 2018

“New Queer Cinema” e traços de heroísmo no cinema gay de Karim Aïnouz

Painel
Proponente: Everaldo Asevedo Mattos

“Sibila” e “O Pacto de Adriana”: encontro documental entre mulheres

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Laís de Lorenço Teixeira

‘A deusa negra.’ Imaginários em torno da Africa no Brasil dos 1970.

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Paula Halperin

(Des)Construindo a função do pesquisador na Teoria dos Cineastas

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Marcelo Carvalho da Silva

1968 no cinema latino-americano: contracultura e vanguarda

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Estevão de Pinho Garcia

1968 – O Silêncio de Glauber.

Inscrição Individual
Proponente: José Umbelino de Sousa Pinheiro Brasil

1968: Paulo Emílio e o diabo solto, a tolice e os incentivos.

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Adriana Mabel Fresquet

48, DE SUSANA SOUSA DIAS: VIRTUALIDADES DAS IMAGENS DE UMA DITADURA

Painel
Proponente: Ilma Carla Zarotti Guideroli

50ANOS DE TERRAEM TRANSE:PARADOXOS DA CONSCIÊNCIA DO POPULAR EMGLAUBER

Inscrição Individual
Proponente: Fernão Pessoa Ramos

A “Salomé” de Oscar Wilde e o (in)consciente criativo de Al Pacino

Inscrição Individual
Proponente: Alex Beigui de Paiva Cavalcante

A agência das mulheres indígenas com o cinema

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Clarisse Maria Castro de Alvarenga

A auto-mise-en-scène no cinema de Eduardo Coutinho

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Luíza Zaidan

A batalha do passinho: corpo, performance, mise-en-scène documentária

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Cristiane da Silveira Lima

A busca por Stimmung no roteiro de Chicanery, de Better Call Saul.

Painel
Proponente: RODRIGO ARAGAO QUIRINO

A Casa: Mário Peixoto e o ensaio fílmico

Inscrição Individual
Proponente: Palmireno Couto Moreira Neto

A catástrofe do agora em A Terra das Almas Errantes

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Andressa Caires Pinto

A Cinematografia e a Plasticidade Dramatúrgica

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Rogério Luiz Silva de Oliveira

A cinematografia realista de Walter Carvalho em “Justiça”

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Alexandre Gomes do Nascimento

A construção do espaço comum em Kelly Reichardt e Henry David Thoreau

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Cesar de Siqueira Castanha

A cultura pop na ambiência queer do filme Elvis & Madona

Inscrição Individual
Proponente: Gelson Santana

A Direção de Arte e as Águas dos Sentidos em Tarkovsky

Inscrição Individual
Proponente: Ivan Ferrer Maia

A disputa territorial (da) doméstica no cinema latino-americano

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Licia Marta da Silva Pinto

A domesticação de imagens públicas em No intenso agora.

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Patricia Furtado Mendes MachadoCoautor: Thais Blank

A dramaturgia da presença de Albert Serra

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Leonardo Couto da Silva

A dublagem AFETADA de Doce Amianto (2013)

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Joice Scavone Costa

A emergência do personagem nordestino no cinema brasileiro (1923-1969)

Painel
Proponente: Nuno Camilo Balduce Lindoso

A encenação na trilogia da justiça, de Maria Augusta Ramos

Inscrição Individual
Proponente: Daniela Duarte Dumaresq

A encruzilhada do arquivo: cinema, história e pós-modernidade

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Diego Morais Vieira Franco

A Erva do Rato: quando a luz e a sombra criam sentidos

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Ana Carolina Roure Malta de SáCoautor: Susana Dobal

A estética da imobilidade na Trilogia do Ser Humano, de Roy Andersson.

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Natália Flávia Maia Lima

A estética de álbum na montagem de “No pasarán, album souvenir”

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Mili Bursztyn de Oliveira Santos

A estética no documentário rondoniense

Trabalho em Mesa: Processos de formação cultural no audiovisual amazônico e nordestino
Proponente: Juliano José de Araújo

A experiência do movimento Mulheres no Audiovisual PE

Inscrição Individual
Proponente: Cristina Teixeira Vieira de Melo

A experiência pioneira de Rita Moreira

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Lívia Perez de Paula

A experimentação estética e o engajamento político de Santiago Alvarez

Painel
Proponente: Tainá Carvalho Ottoni de Menezes

A febre das ficções no cinema contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Bomfim Pedrosa

A figura da repetição no cinema: três momentos

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Wahrhaftig

A força dos fracos é seu tempo lento: notas de um processo de trabalho

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Alexandre Brasil de Matos Guedes

A FORMULAÇÃO TEÓRICA DO(NO) CINEMA COREOGRÁFICO DE MAYA DEREN

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Cristiane do Rocio Wosniak

A fotografia e a narrativa fantástica em O Fantasma da Sicília

Painel
Proponente: LAIZ MARIA DOS SANTOS DE MESQUITA SOUZA

A iconografia suja em O Jardim das Espumas: contribuições à videodança

Painel
Proponente: Elisson Tiago Barros Amate

A imaginação no poder? Olhares sobre o Maio de 1968 parisiense

Inscrição Individual
Proponente: Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues

A INVENÇÃO DE IMAGINÁRIOS PERIFÉRICOS NO CINEMA HÍBRIDO CONTEMPORÂNEO

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: juliana serfaty

A Lei do Curta: do documentarismo militante a “Primavera” ficcional

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Simplicio Neto Ramos de Sousa

A máquina de escrever como objeto metonímico da escrita

Inscrição Individual
Proponente: Maria Castanho Caú

A micropolítica dos gestos e afetos em “Las Acacias”

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Mariana Dias Miranda

A migração das imagens e os lugares de passagem em John Akomfrah

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Eduarda Kuhnert

A MISE-EN-SCÈNE DA ESPERA NO CINEMA DE MARIA RAMOS

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Andrea França Martins

A montagem como gesto político: leitura do filme O Desolado

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Vanessa Cordeiro Marques

A MONTAGEM EM SIMULTANEIDADE E EM MULTICAMADAS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Maria Dora Genis Mourão

A montagem nos documentários sergipanos (2005 – 2015).

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Luzileide Silva

A montagem operística de King Hu

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Cecília Antakly de Mello

A morte em Titicut Follies: O nada como ferramenta dialética

Painel
Proponente: Bruno Alves Ferreira

A mulher na animação brasileira: Representação em curtas-metragens

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Laryssa Gabriele Moreira do PradoCoautor: Erika Savernini

A Mulher que Inventou o Amor: em busca do sensorial e da ambivalência

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Luciano Carneiro de Oliveira Junior

A música de Livio Tragtenberg em Latitude Zero

Painel
Proponente: Pablo Mendoza

A Música e a Narrativa Fílmica: o Papel da Canção Popular em Aquarius

Painel
Proponente: Breno Mota Alvarenga

A nação partida: desenvolvimento e cosmopolitismo

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Raul Lemos Arthuso

A natureza do gesto do [no] cinema: corpos e instrumentos conjugados

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Andrea C. Scansani

A noção de verdade na obra documentária de Werner Herzog

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Jéssica Pereira Frazão

A outra voz: o uso da língua de sinais na linguagem cinematográfica

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: TATIANE MONTEIRO DA CRUZ

A paisagem urbana e o não pertencimento no cinema de Chantal Akerman

Painel
Proponente: Larissa Veloso Assunção

A pedagogia do dispositivo

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Cezar Migliorin

A pedra no sapato de Carlos: leituras camuseanas em São Paulo S.A.

Inscrição Individual
Proponente: Juliano Rodrigues Pimentel

A performance dos atores em Auto da Compadecida

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Rodrigo Cássio Oliveira

A Poética do Espaço em Quando eu Era Vivo

Inscrição Individual
Proponente: Nílbio Thé

A política e a poética nos filmes de Henrique Dantas

Inscrição Individual
Proponente: Marise Berta de Souza

A presença negra em Abolição: uma perspectiva pedagógica Decolonial

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Fábio José Paz da Rosa

A profundidade de campo como recurso narrativo e estilístico

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Bertrand de Souza Lira

A projeção por transparência nos cinemas brasileiros no período mudo

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Rafael de Luna Freire

A Protagonista Nordestina no Cinema Brasileiro Contemporâneo

Painel
Proponente: Maysa Santos da Silva

A questão da autoria: um problema atual

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Jorge Luiz Cruz

A realização de “filmes de Improvisação” com os povos da floresta

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: LUIZ ADRIANO DAMINELLO

A recepção da “Trilogia de frutas tropicais” do cinema brasileiro

Painel
Proponente: Vitor Ferreira Pedrassi

A Representação Feminina em Narcos e El Chapo

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marina Soler Jorge

A resistência do corpo: artifício e alegoria em Medo do Escuro e Imo

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Camila Vieira da Silva

A Resposta das Trevas: regime afetivo em História(s) do Cinema

Inscrição Individual
Proponente: PABLO GONZALEZ RAMALHO

A Revitalização do Cangaço no Cinema Brasileiro Contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Marcelo Dídimo Souza Vieira

A temporalidade do “quase” na comédia romântica seriada

Inscrição Individual
Proponente: CAROLINA OLIVEIRA DO AMARAL

A viagem permanente de Herbert Duschenes, educador e cineasta

Inscrição Individual
Proponente: Paola Prestes Penney

A vida secreta dos aparelhos: o ruído como regime de opacidade

Painel
Proponente: Igor Araújo Porto

A vigilância no cinema documentário contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Viviana Echávez Molina

A virada colonial do cinema latino-americano: Jauja, Zama e Vazante

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Angela Freire Prysthon

A Virtude do Pragmatismo: analisando o melodrama em “House of Cards”

Painel
Proponente: Giancarlo Casellato Gozzi

Abstração e Memória no Cinema Brasileiro Contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Denise Trindade

Aceno da Aura no Cinema Expandido de Bill Morisson

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Barbara Bergamaschi Novaes

Afogando em Números: Digitalização e a Força de Trabalho da Montagem

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Silvia Okumura Hayashi

Afroperspectivismo e documentário: artepensamento decolonial

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Gilberto Alexandre Sobrinho

Algumas perspectivas sobre a filmagem de objetos estáticos

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Ian de Vasconcellos Schuler

Alguns ramas: a onda anamórfica chega ao Brasil

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: João Luiz Vieira

Alma educadora: Carmen Santos e a produção de Inconfidência Mineira

Painel
Proponente: Lívia Maria Gonçalves Cabrera

André Abujamra e a autoria camaleônica em trilhas do cinema brasileiro

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: GEÓRGIA CYNARA COELHO DE SOUZA

Antropofagia e distanciamento em “A$suntina das Amérikas” (1975)

Inscrição Individual
Proponente: Renato Pannacci

Apontamentos sobre nacional/popular no cinema independente brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Couto Melo

Apropriações da cultura pop em Batman Pobre e Hitler III Mundo

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Anderson Luis Ribeiro Moreira

Arábia. O narrador que tarda, as pessoas que falam devagar

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Fernando Morais da Costa

Arquivo e roteiro: a precariedade a partir de Glauber Rocha

Trabalho em Mesa: Estudos do roteiro: para além dos manuais e dos filmes realizados
Proponente: Nayla Mendes Ramalho

Arranjos produtivos regionais no Fundo Setorial do Audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: MARTA CORREA MACHADO

As cores vivas das lembranças – a Quase memória de Ruy Guerra

Trabalho em Mesa: A poética da cor e da luz no exercício da direção de arte
Proponente: Carolina Bassi de Moura

As estratégias estéticas de “Arábia” em perspectiva comparada

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Pedro Vaz Perez

As muitas camadas de uma imagem de arquivo

Painel
Proponente: Vanessa Maria Rodrigues

As músicas de “Ne Change Rien” (2009)

Painel
Proponente: Luiz Fernando Coutinho de Oliveira

As visões de Brasil pela crítica estrangeira de Que Horas Ela Volta?

Painel
Proponente: Tomas Santos Lopes de Freitas

Assimetrias raciais e de gênero sob a perspectiva da recepção fílmica

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Ceiça Ferreira [Conceição de Maria Ferreira Silva]

Audiodescrição nas salas de cinema: o que mudou e o que falta mudar.

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Andreson Silva de Carvalho

Autobiografia, autoficção e autorretrato. A Babel Boris Lehman

Trabalho em Mesa: Eu, na tela, ser o outro. Aproximações ao filme em primeira pessoa.
Proponente: Marcius Freire

Autoria e criação coletiva em três filmes feministas da década de 1970

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Mariana Ribeiro da Silva Tavares

Avacalha e se esculhamba? Cinema Cafajeste, paródia e mal-estar

Inscrição Individual
Proponente: Daniel P. V. Caetano

À Procura de Um Lugar Silencioso Nas Salas de Cinema

Inscrição Individual
Proponente: Mauricio Gomes da Silva Fonteles

À SOMBRA DA FEMME FATALE: algumas personagens femininas em Tarantino

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Carolina de Oliveira Silva

Baixada filma – a periferia, da representação à autoapresentação

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Liliane Leroux

Baronesa: por uma política da amizade feminina

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Carla Ludmila Maia Martins

Beleza imperfeita: “Outsiders” e Expressionismo em Guillermo Del Toro

Inscrição Individual
Proponente: Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff

BLACK PANTHER (2018): O RENASCIMENTO DA NEGRITUDE E DO PAN-AFRICANISMO

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Jéssica Fabrícia da Silva

Blockbuster Multicultural: O Caso de Pantera Negra

Inscrição Individual
Proponente: Vilson André Moreira Gonçalves

Brakhage, Deren, Mekas: o “amateur” como concepção poética

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: RAFAEL ROSINATO VALLES

Brasil de tempos em tempos: Memórias, Tradições e Releituras

Inscrição Individual
Proponente: Elizabeth Maria Mendonça Real

BRASÍLIA, BRASÍLIA. Dois olhares sobre juventude no cinema brasileiro.

Inscrição Individual
Proponente: Flávia Seligman

Caminhos documentais em espaços amazônicos

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Uriel Nascimento Santos Pinho

Câmara de Espelhos e o Feminismo do Cinema Independente Contemporâneo

Painel
Proponente: Yanara Cavalcanti Galvão

Câmera como Olhar, Não Apenas Espelho: Linguagem Audiovisual e Youtube

Inscrição Individual
Proponente: Marco Antonio Pereira do Vale

Céu sobre Água: O Corpo coletivo de Agrippino e Maria Esther Stockler

Inscrição Individual
Proponente: Geraldo Blay Roizman

Chiaroscuro na cinematografia de Cabra Marcado Para Morrer

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: André Fonseca Besen

Cine peruano hecho por mujeres: trajetórias e ausências em políticas

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Carla Daniela Rabelo Rodrigues

Cinema Científico – possíveis poéticas

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Maria Luiza Dias de Almeida Marques

Cinema de horror, infância e o governo de corpos femininos

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Diogo Oliveira TelesCoautor: Marcos Ribeiro de MeloCoautor: Raul Marx Rabelo Araujo

Cinema e escritura: o caso da (auto)trapaça em Lars Von Trier

Painel
Proponente: Maiara Mascarenhas

Cinema e História: análise dos filmes iniciais de Scorsese (1967/1973)

Painel
Proponente: Caroline Liamare Magnaguagno Pereira

Cinema e infância e pesquisa: em modos de re-existência

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: César Donizetti Pereira Leite

CINEMA E VIOLÊNCIA: O TEATRO POLÍTICO DO MEDO NO FILME ALEMÃO (2014)

Inscrição Individual
Proponente: Andrei Maurey

Cinema indígena: transbordamentos estéticos e políticos

Inscrição Individual
Proponente: GILSON MORAES DA COSTA

Cinema Negro brasileiro hoje: narrativas e experiências estéticas.

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Janaína Oliveira

Cinema político italiano, dimensões: Daniele Luchetti e Nanni Moretti

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Gabriela Kvacek Betella

Cinema Tentacular: Poéticas das Profundezas e a Imagem do Octópode

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Erick Felinto de Oliveira

Cinema, Amazônia e Colonialidade

Trabalho em Mesa: Processos de formação cultural no audiovisual amazônico e nordestino
Proponente: Claudio Aurelio Leal Dias Filho

Cinema, corpos e território: a fotografia dos filmes Paulina e Guarani

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Francieli Rebelatto

Cinema, micronarrativas e internet: um olhar sobre o app Studio+

Painel
Proponente: Emilly Belarmino

Cinema-ensaio e memória: ensaísmo como prática pedagógica

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Álvaro Renan José de Brito Alves

Cinemação: temas sociais na produção paraibana dos anos 60, 70 e 80

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Trevas Falcone

Cinemações – entre o cinema e o espaço

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Gustavo Jardim

Cinemas em Paris: práticas de exibição e espectação nas periferias

Inscrição Individual
Proponente: Ryan Brandão Barbosa Reinh de Assis

Cinemateca do MAM e Cinemateca Uruguaia: resistência cultural

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Fabián Rodrigo Magioli Núñez

CIRCUITO UNIVERSITÁRIO DE EXIBIÇÃO E O PROJETO CINEMAS EM REDE

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Cíntia Langie Araujo

Collage: voz, found-footage e filme-ensaio

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Rafael de Almeida

Com Aleta Valente de Jogo de cena a Ex_Miss_FEBEM

Painel
Proponente: Amanda Brum de Moraes Ponce Devulsky

Como o cinema tornou-se duracional?

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Hermano Arraes Callou

Comparar energias figurais: PM e Arrasta a Bandeira Colorida

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Victor Ribeiro Guimarães

COMPARAR: ANÁLISE E HISTÓRIA – O CASO “SUZANA: LA MUJER DIABÓLICA”

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: YANET AGUILERA VIRUEZ FRANKLIN DE MATOS

Composição do plano cinematográfico em “O Renascimento” e “Beaubourg”

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Nikola Matevski

Constelação e série histórica: uma análise de fantasmagorias no cinema

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Mariana Souto

Contra esteriótipos: Cinema negro no Brasil e nos Estados Unidos

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Aida Rodrigues Feitosa

Corpo e personagem feminina reinventados na trajetória de Helena Ignez

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: ANNA KARINNE MARTINS BALLALAI

Corpo, natureza e afeto em Tônus (2012) e O peixe (2016)

Inscrição Individual
Proponente: Mariana Arruda Carneiro da Cunha

Corpoeidade negra, performance e religião no cinema afrocaribenho

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Thiago de Abreu e Lima Florencio

Corporeidades e espacialidades nos filmes históricos de Nagisa Oshima

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Pedro de Araujo Nogueira Tinen

Corpos Fronteiriços: Identidade e Alteridade no Cinema de Claire Denis

Painel
Proponente: Juliana Soares Lima

Corpos secos e molhados: entre pampas húmidos e sertão cerarense

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Natacha Muriel López Gallucci

Da ausência: um diálogo entre os cinemas de Antonioni e Zvyagintsev

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Henrique Codato

Da educação bancária ao modelo sociológico: uma ética da imagem

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Isaac Pipano Alcantarilla

Da invisibilidade à materialidade: videoinstalações e data centers

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Ruy Cézar Campos Figueiredo

Da mise-en-scène à mise-en-salle: cinema violento e violentado

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Leonardo Esteves

Darwin nos palcos: entre cômicos, telepatas, fantoches e Pixinguinha

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Sancler Ebert

David Lynch (2016): documentário auto-retrato “intercinearte”

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Denize Correa Araujo

De Yvones e de Margaridas: Compartilhando Memórias Desencantadas de Mo

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Cid Vasconcelos de Carvalho

Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado

Inscrição Individual
Proponente: Julio Bezerra

Descolonização do olhar em Angola

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: LEANDRO SANTOS BULHÕES DE JESUS

Desenho animado analógico: antiga nova mídia

Painel
Proponente: Augusto Ramos Bozzetti

Deslocamentos, distensões e nostalgia: relações temporais em TwinPeaks

Inscrição Individual
Proponente: Letícia Xavier de Lemos Capanema

DESMONTAR PARA RECONTAR

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Fernanda Bastos Braga Marques

Destruir os monumentos: o super8 no Brasil e no México nos anos 1970

Inscrição Individual
Proponente: Marina da Costa Campos

Desvelando o espaço da dupla autoria nos making ofs documentários

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Patricia de Oliveira Iuva

Devir histórico e imagens arquivo: Retratos de Identificação

Inscrição Individual
Proponente: Raquel do Monte Silva

Diante da tela: o espectador entre a imersão e a consciência

Painel
Proponente: Daniel Filipe de Souza Santos

Diferenças e Similitudes do“Coreocinema” em Maya Deren e Busby Berkley

Inscrição Individual
Proponente: Maria de Lurdes Barros da Paixão

Dispositivo, ambiente web e estrutura narrativa em Amizade Desfeita

Inscrição Individual
Proponente: Jamer Guterres de MelloCoautor: Juliana Monteiro

DISTOPIA E REPARAÇÃO POLÍTICA NA CEILIÂNDIA DE ADRIRLEY QUEIRÓS.

Painel
Proponente: Mariana Lucas

Diversidade sexual no videoclipe Flutua

Inscrição Individual
Proponente: Wilton Garcia Sobrinho

DO CINEMATÓGRAFO AO CELULAR: tão longe e tão perto

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Adriano Chagas dos Santos

Do Teatro ao Cinema de Poesia – Primeiros Movimentos

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Flavio Kactuz (Flávio C. P. de Brito)

Documentário e ação direta em Ressurgentes e Lute como uma menina!

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Pedro Augusto Beiler de Siqueira Garcia

Documentário, Autobiografia e a contingência da morte: Silverlake Life

Trabalho em Mesa: Eu, na tela, ser o outro. Aproximações ao filme em primeira pessoa.
Proponente: Gabriel Kitofi Tonelo

Documentário, novela e vídeoarte: corporalidades em Televizinho

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Esther Hamburger

Documentários de filiação: uma aproximação a Rocha que Voa

Inscrição Individual
Proponente: Francisco Alves dos Santos Junior

Drama e Representação em Edifício Master

Painel
Proponente: Wendell Marcel Alves da Costa

Economia da dádiva como marca na produção de cinema para web

Inscrição Individual
Proponente: Miriam de Souza Rossini

Ecos sinfônicos de Berlim em São Paulo nos anos 1920.

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior

Efeito de igualdade em Alain Resnais

Inscrição Individual
Proponente: Isadora Meneses Rodrigues

Efeitos visuais de transição nos vencedores do Oscar de Montagem

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Vinicius Augusto Carvalho

El hombre que nació dos veces: o filme argentino de Oduvaldo Vianna

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Arthur Autran Franco de Sá Neto

Encenando o monstro queer: aspectos sensórios e engajamentos corporais

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Erly Milton Vieira Junior

Encenar deslocamentos, povoar imagens: o cinema de A. Sissako

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Hannah Serrat de Souza Santos

Encontros e fraturas: do testemunho verbal ao visual

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Maria Bogado

Encruzilhadas de sentido: RIOOIR, de Meireles, e Ouvir o Rio, de Lordy

Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Mendes

Ensaiar o vídeo, montar a marcha, forjar o gesto, devolver o olhar

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Alessandra Soares BrandãoCoautor: Ramayana Lira de Sousa

ENSAIOS SOBRE O VIDIGAL: O CINEMA, A ESCOLA, E A MEMÓRIA DA FAVELA

Inscrição Individual
Proponente: Marta Cardoso Guedes

Entre a Performance expandida e o Cinema expandido.

Inscrição Individual
Proponente: Roderick Steel

Entre a reforma e a demolição: Era o Hotel Cambridge e o indiscernível

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: PEDRO PEREIRA DRUMOND

Entre amizade e história: Uma vez entrei num jardim, de Avi Mograbi

Painel
Proponente: Ana Luiza Rocha de Siqueira

Entre Bronson e Memória Impura: A adaptação literária no cinema.

Inscrição Individual
Proponente: Roberto Gustavo Reiniger Neto

Entre espécies: uma reflexão sobre animais não humanos e cinema

Inscrição Individual
Proponente: Eveline dos Santos Teixeira Baptistella

Entre o não ser e o ser outro: o cinema decolonal de André Novais

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Juliano Gomes

Envolvimentos, redutos e indisciplinas no presente

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: VINICIOS KABRAL RIBEIRO

Eros + Massacre: Presença Corporal do Ator no Retorno ao Passado.

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Felipe Leal Almeida Resende

Eryk Rocha, João Moreira Salles e os arquivos audiovisuais

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Arlindo Rebechi Junior

Escapando da Colonia: Zama e Joaquim

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva

Esconder e revelar: narrativas do corpo no Super 8 experimental

Inscrição Individual
Proponente: Christiane Quaresma Medeiros

ESCREVER COM A CÂMERA: AÇÃO CRIATIVA E POLÍTICA NO ENSINO TÉCNICO

Inscrição Individual
Proponente: Edvânea Maria da Silva

ESPAÇO, TEMPO E TECNOLOGIA EM 2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO

Inscrição Individual
Proponente: João Guilherme Barone Reis e Silva

Espaços no Escuro

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Espectadores gays, salas de cinema e estratégias de sociabilidade

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: JOCIMAR SOARES DIAS JUNIOR

Espectros do real: silêncios e fantasmas em três cinemas insólitos

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Fabrício Basílio Pacheco da Silva

Estética e formas de representação em Uma aventura no Semiárido (2016)

Trabalho em Mesa: Processos de formação cultural no audiovisual amazônico e nordestino
Proponente: Carla Conceição da Silva Paiva

Esticando o som para ajudar os ouvidos a sentir

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Filipe Barros Beltrão

Estilo como possibilidade de metodologia de análise da ficção seriada

Inscrição Individual
Proponente: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Eu tô bandida: protagonismo feminino no audiovisual latino-americano

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Luiza Cristina Lusvarghi

EU, A PIOR DE TODAS: UMA RELAÇÃO ENTRE CINEMA E FEMINISMO

Painel
Proponente: Priscila Rigoni

eXistenZ, de Cronenberg: chamado pouco ouvido a repensar o sexo hetero

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Mascarello

Experiências com o Cinema na Educação: crianças com câmeras nas mãos

Painel
Proponente: ARTHUR FELIPE DE OLIVEIRA FIEL

Fazer ver, fazer cidade: o reemprego como desvio e invenção

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Aline Bittencourt PortugalCoautor: Érico Oliveira de Araújo Lima

Federico Fellini: anotações de um diretor.

Trabalho em Mesa: Estudos do roteiro: para além dos manuais e dos filmes realizados
Proponente: Anna Paula Soares Lemos

Fellini segundo a crítica paulista e carioca

Inscrição Individual
Proponente: Mariarosaria Fabris

FESTIVAL DO RIO E O CINEMA ODEON: MEMÓRIA, GLAMOUR E CINEFILIA

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tetê Mattos (Maria Teresa Mattos de Moraes)

Ficção seriada e falso documentário em Community

Painel
Proponente: Melissa Fontenele

Figurações do corpo refugiado em Ressonâncias (Nicolas Khoury, 2017)

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: PEDRO HENRIQUE ANDRADE DE SOUZA

FILMAR SÃO PAULO E O CINEMA CORSÁRIO DE CARLOS REICHENBACH

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Vieira Lottelli

Filme experimental e antropologia: Lothar Baumgarten

Inscrição Individual
Proponente: Lucas de Castro Murari

Filme-ensaio e subjetividade

Inscrição Individual
Proponente: Francisco Elinaldo Teixeira

Filmes de conversação: uma proposta

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Alexandre Rafael Garcia

FILMES-COREOGRAFIAS: CORPOS COREOPOLÍTICOS

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: JOUBERT DE ALBUQUERQUE ARRAIS

FINANCIAMENTO E FOMENTO PÚBLICO AO AUDIOVISUAL: REFLEXÕES INICIAIS

Inscrição Individual
Proponente: André Ricardo Araujo Virgens

Fissuras afrodiaspóricas nos filmes O Tempo dos Orixás e Parish Bull

Inscrição Individual
Proponente: LILIANE PEREIRA BRAGA

Fissuras na representação da sexualidade feminina: Desejo e Repressão

Painel
Proponente: Virgínia Jangrossi

Fora do Jogo: A adolescência no cinema brasileiro contemporanêo

Painel
Proponente: Lucas Rocha Coimbra da Silva

Fotografia cinematográfica no filme documentário

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Matheus José Pessoa de Andrade

Francisco Sérgio Moreira, montador

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Elianne Ivo Barroso

Fresa y Chocolate: uma análise das músicas não-originais diegéticas

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Marina de Morais Faria Novais

Fronteiras audiovisuais: cruzamentos clandestinos México – EUA

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Maurício de Bragança

Genealogia imaginativa do cinema afro-diaspórico: Maldoror e Bulbul

Inscrição Individual
Proponente: Izabel de Fátima Cruz MeloCoautor: Lúcia Ramos Monteiro

Getty Images – Banco de dados e Montagem de filmes publicitários

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Guilherme Bento de Faria Lima

Gênero e sexualidade: uma análise a partir da direção de fotografia

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Agnes Cristine Souza Vilseki

GIFs sobre “cinemas de rua”, loops projetados: visualismo in progress

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Wilson Oliveira da Silva FilhoCoautor: Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)

Glauber Rocha, Teat(r)o Oficina e a Epifania Final

Inscrição Individual
Proponente: Josafá Marcelino Veloso

Glauber, Saraceni e as origens do Cinema Novo (1959 e 1962)

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Livia Azevedo Lima

GODARD Y EL MAYO FRANCÉS

Inscrição Individual
Proponente: Alejandro Ventura Comas

Hello World! Regime de atração e retórica da novidade no i-doc

Inscrição Individual
Proponente: Gianna Gobbo Larocca

Heloisa Passos: interpelando uma trajetória a partir do gênero

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Marina Cavalcanti Tedesco

Heranças do popular e do cinema de Leon Hirszman no filme “Arábia”

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Reinaldo Cardenuto Filho

Hito Steyerl e Virginie Despentes: cinema como estética de resistência

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Gabriela Machado Ramos de Almeida

Horror e novo realismo no cinema brasileiro do século XXI

Trabalho em Mesa: Perspectivas contemporâneas sobre horror e audiovisual
Proponente: Laura Loguercio CánepaCoautor: Genio de Paulo Alves Nascimento

Horror e questões de gênero em A mulher que inventou o amor (1980)

Trabalho em Mesa: Perspectivas contemporâneas sobre horror e audiovisual
Proponente: Tiago José Lemos Monteiro

Ideais de Modernidade no Cinema Brasileiro de Ficção Científica

Painel
Proponente: Maria Estela Silva Andrade

Identidade e Humanismo: ecos do projeto “Os Gigantes do Douro”.

Inscrição Individual
Proponente: Mariana Veiga Copertino Ferreira da Silva

Imagens complexas da alteridade em narrativas audiovisuais de conflito

Inscrição Individual
Proponente: José Augusto Mendes Lobato

Imagens do Desvario: narrativa visual de estados alterados

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: TAIS A S NARDI

Imagens-espaço: uma forma alternativa de análise espacial fílmica

Inscrição Individual
Proponente: diogo cavalcanti velasco

INFLUÊNCIA PAULISTA NO CINEMA GAÚCHO: CLUBE SILÊNCIO E DRAMA FILMES

Inscrição Individual
Proponente: Ivanir Migotto (Boca Migotto)

Inovação em políticas públicas para o cinema – o caso Spcine

Inscrição Individual
Proponente: Noel dos Santos Carvalho

Inserções clandestinas nas mídias: em busca da imagem que falta

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: leandro pimentel abreu

Insurreições: estética e política em “Feminino Plural” (1976)

Trabalho em Mesa: 1968-2018: insurreições e imagens da história no cinema brasileiro
Proponente: Alcilene Cavalcante

Intensidade da imagem: procedimentos fotográficos em Central do Brasil

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Cyntia Gomes Calhado

Intensidades do tempo em Bill Viola: articulações na história

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Christine Pires Nelson de Mello

Intermedialidade e Imagem-síntese em As Mil e Uma Noites- volume 2

Inscrição Individual
Proponente: Thalita Cruz Bastos

Intermidialidade realista, realismo de confronto e historiografia

Inscrição Individual
Proponente: Marcela de Souza Amaral

Interseções entre o cinema documentário e o cinema experimental.

Painel
Proponente: ANTOINE NICOLAS GONOD D ARTEMARE

Jean Rouch e os filmes que mudaram meu passado.

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Luciane Garcia Moreira Bustamante

José Lezama Lima e o anacronismo no cinema latino-americano

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marco Túlio de Sousa Ulhôa

Juventude e cotidiano em “O levante da juventude – maio 1968”

Inscrição Individual
Proponente: FABIO RADDI UCHOA

LA CIÉNAGA: HORIZONTALIDADES ANESTÉSICAS E CONVÍVIOS FAMILIARES

Inscrição Individual
Proponente: Sandra FischerCoautor: Aline Vaz

Là-bas: a performance da voz como expressão do Acontecimento

Painel
Proponente: Daniela Moreira de Faria de Oliveira Rosa

Live Doc: a documentalidade nas performances audiovisuais

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Rodrigo Corrêa Gontijo

Los 40 Cuartos, Era o Hotel Cambridge e os sem-teto latino-americanos

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marcelo Vieira Prioste

Luiz Fernando Carvalho e os Brasis saídos do galpão de arte

Painel
Proponente: Victória Ester Tavares da Costa

Maio. Dezembro. Sessenta e Oitos.

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Marcus Vinicius Fainer Bastos

Mapeamento dos núcleos de animação brasileiros

Inscrição Individual
Proponente: Marcos Buccini Pio Ribeiro

Marzo de 1968, Mar del Plata. El cine entre la vigilancia y la censura

Inscrição Individual
Proponente: Paulina Alejandra BettendorffCoautor: Agustina Pérez Rial

Meditações sobre um primeiro cinema: O caso dos filmes estruturais

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Lucas Bastos Guimarães Baptista

Medos imaginados: o modo horror no cinema brasileiro contemporâneo

Painel
Proponente: Lucas Procópio Caetano

Memória, identidade e corpo em Vênus Negra

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Catarina Andrade

Menos roupa e mais pão. Uma dançarina e suas cobras

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Karla Bessa

Metraje encontrado, filmaciones familiares, música y derivas afectivas

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Irene Depetris Chauvin

Meu nome é ninguém: imagem, (re)existência e luta política.

Inscrição Individual
Proponente: Roberto Robalinho Lima

Mil e uma noites na cidade industrial: A figura do operário em Arábia

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: LUÍS FELIPE DUARTE FLORES

Mise-en-presença em um vídeo-ensaio de Rogério Sganzerla.

Inscrição Individual
Proponente: Régis Orlando Rasia

Montadores @ BR: práxis, aesthesis e techné

Proponente:

MONTAGEM ACELERADA E TENDÊNCIAS ESTILÍSTICAS EM DESPERTAR DOS MORTOS

Inscrição Individual
Proponente: Filipe Tavares Falcão Maciel

Montagem e estratégias políticas do cinema brasileiro entre 68 e 70

Trabalho em Mesa: 1968-2018: insurreições e imagens da história no cinema brasileiro
Proponente: Anita Leandro

Montagem e pensamento nas imagens do real: ensaio, hipertexto e VR360

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Alberto Greciano Merino

Montagem icônica na cinemática audiovisual

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Irene de Araújo Machado

Montagem, ética e adversário

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: ana rosa marques

Monte Hellman: visadas trágicas e a crise da imagem-ação

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Arthur Fernandes Andrade Lins

Morte e fotografia em A Erva do Rato e O Estranho Caso de Angélica

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Liciane Timoteo de Mamede

Morte e Sangue Menstrual – O Abjeto em: Amor, Palavra Prostituta

Painel
Proponente: RODRIGO AUGUSTO FERREIRA DE MORAES

Motivos visuais do cinema: um exercício de igualdade de inteligências

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Leonardo Cesar Alves Moreira

MULHERES CINEASTAS E ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA: TESSITURAS DA OBRA-VIDA

Inscrição Individual
Proponente: Juslaine de Fátima Abreu Nogueira

Mulheres difíceis nas séries policiais britânicas, o caso de The Fall

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Maira Cinthya Nascimento Ezequiel

Mulheres em luta e em cena

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Geisa Rodrigues

Mundos possíveis na ficção científica: analisando Stranger Things

Painel
Proponente: Jéssica Maria Brasileiro de Figueiredo

Música Anacrônica e Modernidade: do Western Italiano ao filme de Wuxia

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Gabriel Bueno Lisboa

Narrativas constelacionais: o cinema desmonstado de Allan Sekula

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Fernando do Nascimento Gonçalves

NARRATIVAS DA PAISAGEM URBANA NO SEGMENTO DONA FULANA / RIO, EU TE AMO

Inscrição Individual
Proponente: Maria Helena Braga e Vaz da Costa

Narrativas do urbano nos cinemas africanos – Uma análise de “Félicité”

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Ana Camila de Souza Esteves

Narrativas e Representações sobre fluxos migratórios: o caso FESPACO.

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Maíra Zenun Almada de Oliveira

Narrativas inquietantes do horror: o estranhamento em Haneke e Lynch

Trabalho em Mesa: Perspectivas contemporâneas sobre horror e audiovisual
Proponente: Rogério FerrarazCoautor: Gabriel Perrone Vianna

Narrativas sociais no Cinema popular da Guiné-Bissau

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Paulo Cunha

Nas fronteiras do Western contemporâneo: De McCarthy aos irmãos Coen

Painel
Proponente: Luiz Felipe Rocha Baute

Nas margens dos momentos musicais: outros ângulos da música em cena.

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Suzana Reck Miranda

Não Tem Tradução? O Cinema Falado de Noel, Rogério e Caetano

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Marcos Pierry

NEPA: EXPERIÊNCIAS VISUAIS E POÉTICAS COM AUDIOVISUAL

Inscrição Individual
Proponente: Rosiane de Jesus Dourado

No entre o pré e o pós-cinema: Comunidades cinéfilas em performance

Inscrição Individual
Proponente: Geovano Moreira Chaves

No intenso agora: rastros e restos na história a contrapelo de 1968

Painel
Proponente: Rafael de Souza Barbosa

No papel: o roteiro no cinema brasileiro dos anos 1950

Painel
Proponente: Natasha Romanzoti Graziano

Notações feministas no cinema de Helena Solberg

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Roberta Veiga

Notas de pensar no documentário: Trilogia do Luto, de Cristiano Burlan

Inscrição Individual
Proponente: Patricia Rebello da Silva

Notas do cinema brasileiro pós-golpe e a crise discursiva

Inscrição Individual
Proponente: Lia Bahia

Notas sobre a crítica ao cinema brasileiro contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Regina Lucia Gomes Souza e Silva

O anacronismo nas montagens de “Tom Tom, the piper’s son” (1905-2008)

Inscrição Individual
Proponente: Arthur Ribeiro Frazão

O animal errante: natureza, corpo e paisagem em O Ornitólogo

Inscrição Individual
Proponente: João Victor de Sousa Cavalcante

O ator como forma na mocap e na performance capture

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: CASSIO HENRIQUE STARLING CARLOS

O ator experimental no cinema

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Pedro Maciel Guimaraes JuniorCoautor: Sandro de Oliveira

O AUDIOVISUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DO ENDEREÇAMENTO

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Renato Campos VieiraCoautor: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

O cabelo afro e sua re-existência nos filmes Kbela e Deixa na Régua

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Marcell Carrasco David

O céu reluzente e ressoante: o brega de Hermila

Painel
Proponente: Iasha Nur Oliveira Salerno

O cinema antropomórfico de Visconti: ambiguidades e possibilidades

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Luis Fernando Severo

O cinema contemporâneo do entrelugar e o retorno da experiência

Inscrição Individual
Proponente: Angelita Maria Bogado

O cinema de conversação e efeito de presença na produção de Coutinho

Painel
Proponente: César Ramos Macedo

O cinema de Evaldo Mocarzel sob a ótica da teoria dos cineastas

Painel
Proponente: Tatiana Vieira Lucinda

O Cinema de Marta Nassar e Jorane Castro

Inscrição Individual
Proponente: Alexandra Castro Conceicao

O cinema na escola como processo e possibilidade de criação coletiva

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Douglas Resende

O CINEMA NOVO NO INTENSO 1968

Inscrição Individual
Proponente: Maria do Socorro Sillva Carvalho

O clássico e a forma panorama ante a compressão espaço-tempo

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Denise Costa Lopes

O close-up e o homem reinventado: à procura do personagem de cinema

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: João Vitor Resende Leal

O crítico-cineasta das mil faces

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Figueirôa FerreiraCoautor: Claudio Roberto de Araujo Bezerra

O dispositivo “performance” no documentário de Eduardo Coutinho

Painel
Proponente: Lucas Hideki da Silva Nakamura

O documentário francês e a televisão, uma cooperação vital

Inscrição Individual
Proponente: Teresa Noll Trindade

O duelo de Marie Menken e Andy Warhol: por uma arte anti-romântica?

Painel
Proponente: Ivan Amaral dos Reis

O Ensaio fílmico segundo René Descartes: uma sugestão filosófica

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Mateus Araujo Silva

O ensaísmo em Sans Soleil e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo

Painel
Proponente: Natália Lago Adams

O enterro da discórdia: notas sobre consumo cinematográfico carioca

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Vinicius Asterito Lapera

O enunciado teórico e o sensível das imagens na Teoria dos Cineastas

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Leites

O Espírito da Mídia: assombrações digitais no cinema de horror

Inscrição Individual
Proponente: Klaus Berg Nippes Bragança

O estranho que canta: momentos musicais, corpos dissidentes e fraturas

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Luiz Fernando Wlian

O Eu é o mundo: Correspondência(s) de si em José Luis Guerín e Jonas Mekas

Inscrição Individual
Proponente: Barbara Cristina Marques

O filme científico de B. J. Duarte: apontamentos consonantes ao som

Painel
Proponente: Fernanda Teixeira Mendes

O Foley entre o ator, o artista de Foley e o editor

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: debora regina opolskiCoautor: Luis Bourscheidt

O Fora de Campo como Dobra da Mise-en-Scène nos filmes de André Novais

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: felipe maciel xavier diniz

O genocídio no rio Putumayo em filmes da Amazônia brasileira e peruana

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Sávio Luis Stoco

O gesto dos mortos: a imagem-zombie e o cinema mainstream dos anos 90.

Inscrição Individual
Proponente: Diego Paleólogo

O imaginário do indigesto no cinema brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Guilherme Lobão de Queiroz

O Menino, a Voz e o Sentido: uma análise da voz em O Menino e o Mundo

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Fabiana Paula Bubniak

O milagre como fenômeno cinematográfico

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Pedro de Andrade Lima Faissol

O nascimento de uma nação e o horror: EL MOVIMIENTO, de Benjamín Naish

Inscrição Individual
Proponente: Natalia Christofoletti Barrenha

O olhar ameaçado: a fotografia dos found footage de horror

Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Paulo Souza dos Santos Junior

O passo atrás de Lucrecia: disputas discursivas entre cinema e séries

Inscrição Individual
Proponente: Marcel Vieira Barreto Silva

O pensamento cinematográfico de Alberto Cavalcanti

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Tania Arrais de Campos

O Processo (ou ¿Pandora: Do Digital Aesthetics Dream of Mouldy Cloud?)

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: MILENA SZAFIR

O Processo de Agenda-Setting nas Políticas para Audiovisual no Brasil

Painel
Proponente: Giovanni Francischelli

O quarteto de filmes de Miriam Weinstein e o feminismo

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Coraci Bartman Ruiz

O que entendemos por indústria? Uma revisão das publicações da Socine.

Inscrição Individual
Proponente: Debora Regina Taño

O relato pessoal no documentário em primeira pessoa

Painel
Proponente: Raquel Valadares de Campos

O Ritual dos Sádicos entre maio de 68 e a ditadura militar no Brasil

Painel
Proponente: Giancarlo Backes Couto

O Sabbat das Bruxas: “Corra!” e os 50 anos de “O Bebê de Rosemary”.

Inscrição Individual
Proponente: Douglas Deó Ribeiro

O SEGREDO DO FILME: a construção da voz do filme através da montagem.

Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Laís Lima Pinho

O sexo contra os dogmas na simpatia da bitola superoitista de JMB.

Painel
Proponente: Emilia Santos

O simbolismo da música do teatro kabuki no cinema de fantasma japonês

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Demian Albuquerque Garcia

O som do cinema não ficcional mudo

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Renan Paiva Chaves

O sujeito (extra)ordinário: ética e estética em Eduardo Coutinho

Inscrição Individual
Proponente: Josué da Silva Bochi

O tempo de espera em Os óculos do vovô: anotações de um historiador

Inscrição Individual
Proponente: Eduardo Victorio Morettin

O texto instável em Rivette (1968-74): uma abordagem comparativa

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Maria Leite Chiaretti

O uso eficiente do foto-filme no cinema de Kleber Mendonça Filho

Painel
Proponente: Reginaldo do Carmo Aguiar

O “Estado promocional” americano e o mercado de exibição no Brasil

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Butcher

Oficina de cinema com mulheres: na busca por uma pedagogia feminista

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Maíra Norton

Olhares Móveis: experiências e experimentAções entre cinema e educação

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Marcelo Henrique da Costa

One Way Street e Notas Flanantes: o cinema australiano e brasileiro

Painel
Proponente: Sofia Carolina da Silva

Ora direis, ouvir histórias…(O banal e o extraordinário em…)

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: denise tavares da silva

Os cinemas de Vitória da Conquista e o mercado exibidor brasileiro

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Filipe Brito Gama

OS CORPOS E O TEMPO EM ULYSSE, DE AGNÈS VARDA

Inscrição Individual
Proponente: Ana Costa Ribeiro

Os diálogos intratextuais de Woody Allen em Roda Gigante.

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Silva Wolf

OS MULTIPLEXES DE CAMPINAS NO CENÁRIO DE PÓS-DIGITALIZAÇÃO

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Eduarda Wilhelm Possenti

Os pobres no cinema épico de Glauber Rocha e no de Manoel de Oliveira

Inscrição Individual
Proponente: Renata Soares Junqueira

Os símbolos em A forma da água: uma mitocrítica de gêneros

Painel
Proponente: Esmejoano Lincol da Silva de França

ÓDIO E CORRUPÇÃO EM TELA: O MASSACRE EM RUANDA, 1994

Inscrição Individual
Proponente: Jeniffer Alves Cuty

Órun Áiyé – Tessituras de memória e ancestralidade no Cinema Negro

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Edileuza Penha de Souza

Palavras de ordem: a relação imagem-texto em “A chinesa” e “L’été”

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Luiz Carlos Oliveira Junior

Palco e intermidialidade no filme O Ébrio (1946) de Gilda de Abreu

Inscrição Individual
Proponente: Margarida Maria Adamatti

Pane no sistema: o pós-humano em “2001: uma odisseia no espaço”

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Camarneiro

Para além do ingresso: ida ao cinema e a memorabilia

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Peixoto CuriCoautor: Talitha Gomes Ferraz

Para ver o silêncio: direção de arte e atmosfera fílmica em Soundtrack

Inscrição Individual
Proponente: Theresa Christina Barbosa de Medeiros

Patrimônio cinematográfico: dilemas e fragilidades conceituais

Inscrição Individual
Proponente: NEZI HEVERTON CAMPOS DE OLIVEIRA

Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966)

Inscrição Individual
Proponente: Rafael Morato Zanatto

Phoenix (2014) e o percurso melodramático de Christian Petzold

Painel
Proponente: David Ken Gomes Terao

Políticas Públicas do Audiovisual-A experiência dos núcleos criativos

Inscrição Individual
Proponente: Angélica Coutinho

Polo Audiovisual da Zona da Mata: Aceleradora Transmídia

Inscrição Individual
Proponente: João Carlos Massarolo

Por que não falar de flores? A cor em Amor à flor da pele de Kar-Wai

Trabalho em Mesa: A poética da cor e da luz no exercício da direção de arte
Proponente: Elizabeth Motta Jacob

Por uma arqueologia especulativa dos roteiros não filmados

Trabalho em Mesa: Estudos do roteiro: para além dos manuais e dos filmes realizados
Proponente: Pablo Gonçalo

Por uma Ciência da Imagem

Painel
Proponente: Alan Campos Araújo

POR UMA ESCUTA DO SILÊNCIO:O ESTILO SONORO DE LISANDRO ALONSO

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: ROBERTA AMBROZIO DE AZEREDO COUTINHO

Possibilidades de interação: o lugar de fala em Crazy Ex-Girlfriend

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: ELEONORA MENEZES DEL BIANCHI

Pós-colonialismo(s) e o cinema brasileiro

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Michelle Cunha Sales

Pós-Horror Brasileiro: Propostas para uma História

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Matheus Batista Massias

Prata Palomares (1971): censura e tropicalismo no contexto pós-1968

Painel
Proponente: Adriano Del Duca

Preservar, restaurar, difundir: de volta às telas, o caso de KEAN

Inscrição Individual
Proponente: Vivian Malusá

Primeiras Experiências: o Cineclube e a Educação em Direitos Humanos

Inscrição Individual
Proponente: Karine Joulie Martins

Produção de audiovisuais brasileiros da década de 1970

Inscrição Individual
Proponente: ROSANE ANDRADE DE CARVALHO

Produção de presença em formas narrativas de cinema

Inscrição Individual
Proponente: Guilherme de Souza Castro

Produção de presença nos filmes sobre periferias de Carlos Reichenbach

Painel
Proponente: Geovany Hércules Mendes Limão

Professores e Cineastas: a escola indígena sob o risco do cinema

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Samuel Leal Barquete

Proximidade e afastamento com o legado do cinema na realidade virtual

Inscrição Individual
Proponente: Roberto Tietzmann

Quase memória – representações da memória na adaptação

Inscrição Individual
Proponente: MARCELA DUTRA DE OLIVEIRA SOALHEIRO CRUZ

Quinta essência: cineclubismo e práxis cinematográfica

Inscrição Individual
Proponente: Maria Noemi de Araujo

Raça e classe em A nova mulher (1974)

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Karla Holanda

Radar dos Estudos de Cinema e Audiovisual no Brasil

Inscrição Individual
Proponente: Alfredo Luiz Paes de Oliveira SuppiaCoautor: Paula Gomes

Rastros de arquivo, restos de revoluções: “No intenso agora” (2017)

Inscrição Individual
Proponente: Mariana Duccini Junqueira da Silva

Raul Solnado, comediante, entertainer e one-man-show português

Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Afrânio Mendes Catani

Rebentos do Cinema Ayoreo

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Bernard Belisário

Recepção de Garotas do ABC – entre a ousadia e a apelação

Painel
Proponente: Lorena Duarte de Oliveira

REGIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: um olhar sobre o Norte

Inscrição Individual
Proponente: Angela Nelly dos Santos Gomes

Relações de gênero e representação em filmes de Ozualdo Candeias

Painel
Proponente: Susana Aparecida dos Santos

Retomar o passado: a escravidão em filmes africanos

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro

Retratos de identificação: entre mug shots e imagens clandestinas

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Ricardo Lessa Filho

RETROTOPIA E O DIACRONISMO EM IMAGENS: MIRADAS POLÍTICAS SOBRE O …

Inscrição Individual
Proponente: WLADIMIR BLOS

REVISÃO DA VALIDADE DA PSICANÁLISE COMO FERRAMENTA NA ANÁLISE FÍLMICA

Inscrição Individual
Proponente: Carlos Gerbase

Ruído como representação: do grão ao código

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Patricia Moran Fernandes

RUMOS DO DOCUMENTÁRIO: FILME DE FAMÍLIA, DO PARTICULAR PARA O PÚBLICO

Inscrição Individual
Proponente: Eliane Vasconcelos DiógenesCoautor: Bruno Chiarioni

Sankofa: Afrofuturismo, diáspora negra e temporalidade

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS

Sentir com: o espectador empático das instalações em realidade virtual

Inscrição Individual
Proponente: CRISTIANE MOREIRA VENTURA

Ser negra na tela: a construção de um olhar de enfrentamento

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Lygia Pereira dos Santos Costa

Sinfonia de uma metrópole – as cidades filmadas

Painel
Proponente: Thaís Itaboraí Vasconcelos

SONÁRIO DO SERTÃO: experiências sonoras no sertão nordestino

Painel
Proponente: camila machado garcia de lima

Só um tapinha? Corpo e política no audiovisual nas redes sociais

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Adil Giovanni Lepri

Star Trek: Entre a paz perpétua kantiana e a falibilidade humana

Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Tsutomu Matsuzawa

Subjetividade feminina e uso dos arquivos na ditadura civil-militar

Painel
Proponente: Letícia Marotta Pedersoli de Oliveira

Surto&Deslumbramento: perversão estética e narrativa em filmes queer

Inscrição Individual
Proponente: Bernadette Lyra

Súbitas aparições de Jafar Panahi

Painel
Proponente: Breno Almeida Brito Reis

Tableau vivant como dispositivo: uma análise de Na Ventania

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: NINA VELASCO E CRUZ

Telenovelas brasileiras, mulheres e o problema da drogadição

Painel
Proponente: MARIANA DE ALMEIDA FERREIRA

Tempo narrativo cinematográfico: o caso de “O som ao redor”

Inscrição Individual
Proponente: Vitor Soster

Tempo, observação e poesia no pensamento e na arte de Andrei Tarkovski

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Beatriz Avila Vasconcelos

Teoria, autor e cineasta: observações sobre uma abordagem do cinema

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Eduardo Tulio Baggio

Territorialidades audiovisuais: narrativas sobre um desastre ambiental

Inscrição Individual
Proponente: DANIELA ZANETTI

The UFA in Brazil: cinemas, entrepreneurs, and audiences

Inscrição Individual
Proponente: Wolfgang Fuhrmann

Tinha sangue por todo lado. Imagem artifício em Mate-me por Favor.

Trabalho em Mesa: A poética da cor e da luz no exercício da direção de arte
Proponente: TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD

Título: Cinema e Memória – Uma Aproximação Entre Campos

Inscrição Individual
Proponente: Carolina Goncalves pinto

Toshiro Mifune, no rastro do tigre.

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Guryva Cordeiro Portela

Tóquio e o imaginário de 1968: filmes de Matsumoto, Oshima e Terayama

Inscrição Individual
Proponente: Regiane Akemi Ishii

Transbordamentos do cinema Pernambucano

Inscrição Individual
Proponente: Iomana Rocha de Araújo Silva

Transetnografia em Xapiri: experimentações fílmicas no ritual yanomami

Inscrição Individual
Proponente: Caio de Salvi LazaneoCoautor: Thomaz Marcondes Garcia Pedro

Transferências culturais dos cinemas latino-americanos dos anos 1968

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Ignacio Del Valle Dávila

Travessia do herói e pertencimento a ordem do coletivo

Trabalho em Mesa: Eu, na tela, ser o outro. Aproximações ao filme em primeira pessoa.
Proponente: Henri Arraes de Alencar Gervaiseau

Trânsitos narrativos e produtivos entre pornochanchada e telenovela

Inscrição Individual
Proponente: Guilherme Fumeo AlmeidaCoautor: Vanessa Kalindra Labre de Oliveira

Três estratégias do fotográfico no cinema

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annádia Leite Brito

Tropical Underground: A noção de Trópico em filmes-manifestos

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Ivana Bentes

Um cinema nacional em levante: sintomáticos gestos desobedientes

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Ana Caroline de Almeida

Um Disney antidisneiano

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annateresa Fabris

Um lugar não tão silencioso: mecanismos de domesticação da plateia

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: JOSE CLAUDIO S CASTANHEIRA

Um militante cinema para um filme militante: “Era o Hotel Cambridge”

Inscrição Individual
Proponente: Marília Xavier de Lima

Um modo Elekô de pensar e fazer cinema

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Luciana Oliveira Vieira

Um país operário: a recepção crítica de Arábia

Inscrição Individual
Proponente: Eduardo Paschoal de Sousa

Um passeio pelo espaço de Nunca Fomos Tão Felizes

Inscrição Individual
Proponente: Fabiano Grendene de Souza

Uma alquimia do informe: o cinema ruidoso de Jürgen Reble

Painel
Proponente: Rodrigo Faustini dos Santos

Uma construção “mestiça”

Inscrição Individual
Proponente: Nizia Villaça

Uma guerra infinita: narrativas mitológicas no Universo Marvel

Inscrição Individual
Proponente: Renné Oliveira França

Uma imagem política: o cinema de Andrea Tonacci entre eu e o outro

Inscrição Individual
Proponente: Laís Ferreira Oliveira

Uma longa viagem, de Lucia Murat: mulheres, corpo e punição

Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Gabriela Santos Alves

Uma longa viagem, de Lucia Murat: um exercício narrativo epistolar.

Inscrição Individual
Proponente: Josette maria alves de souza monzaniCoautor: Rafaella Maria Bossonello Bianchini

Uma peregrinação crítica por O Lucky Man!, de Lindsay Anderson

Inscrição Individual
Proponente: Patrícia Kruger

Uma segunda “última dança”: realismo, morte e memória no cinema

Inscrição Individual
Proponente: Nicholas Andueza

Urgência, imaginários fílmicos e construção da memória em “O Processo”

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Gabriela Alcântara de Siqueira Silva

Uso e abuso da referência a Casa-Grande & Senzala pelo campo do cinema

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Vitor Zan

Vadiação e Dança de Guerra: a capoeira no cinema

Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Ana Luisa de Castro Coimbra

Vai Que Cola: complexidade de estilo televisivo?

Inscrição Individual
Proponente: ANA MÁRCIA ANDRADE

Vanitas: decomposição da matéria, recomposição do tempo

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Manuela de Mattos Salazar

VIOLÊNCIA NA ESCOLA – O QUE O CINEMA TEM A VER COM ISSO?

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Alexandre Silva Guerreiro

Voz over e colagens musicais em documentários de Marker e Varda

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim

“Entre o Norte e o Sul. Entre o quente o frio. Nada é tão simples”:

Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Jusciele Conceição Almeida de Oliveira

“Jonas e o circo sem lona”: a escola, o cinema, a estética do risco

Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Fernanda Omelczuk Walter

“Os subversivos”: sua representação no Cinema Brasileiro (1968-2013)

Trabalho em Mesa: 1968-2018: insurreições e imagens da história no cinema brasileiro
Proponente: Sheila Schvarzman

“Por Trás dos Escudos”: A violência do Estado e a posição do Cinema

Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado

“Um lugar silencioso” e o som como protagonista

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Rodrigo Carreiro

“VOLTAM OS QUE NÃO MORRERAM, VÃO EMBORA OS QUE AQUI FICARAM (…)”

Inscrição Individual
Proponente: Alex Santana França

“¡Escándalo!” e “A última noite” ou Pode o cinema ser levado a sério?

Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Luís Alberto Rocha Melo

TOTAL: 480 PROPOSTAS