Trabalhos Aprovados 2018

Ficha do Proponente

Proponente

    Guilherme Bento de Faria Lima (PUC-Rio / UFF)

Minicurrículo

    Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), do curso de Comunicação Social – Publicidade. Autor do livro: “Imagens de arquivo: montagem e ressignificação no documentário Ônibus 174”. Profissional com experiência de produção de conteúdo e organização de acervo audiovisual em empresas nacionais e internacionais, atuantes na área de Comunicação, Entretenimento, Conhecimento e Informação.

Ficha do Trabalho

Título

    Getty Images – Banco de dados e Montagem de filmes publicitários

Seminário

    Montagem Audiovisual: reflexões e experiências

Resumo

    Softwares de edição funcionam a partir de uma lógica não-linear. Ou seja, o processo de criação não necessita respeitar uma cronologia. Desta forma, assim como as imagens em acervos digitais estão disponibilizadas como lista de itens sem uma ordenação prévia, como proposto por Manovich, os programas de edição reproduzem este padrão. Através de uma visualização em thumbnails, informações numéricas apresentadas como imagens são selecionadas para uma posterior organização narrativa digital.

Resumo expandido

    Em um período marcado pela contínua atualização tecnológica, pela proliferação das câmeras digitais e pela democratização e barateamento dos softwares de edição não-linear, parece ser fundamental investigarmos as opções estéticas de utilização e, principalmente, de reutilização das imagens contemporâneas através de uma perspectiva de arqueologia da mídia, como apresentado por Wolfgang Ernst.
    Surgem, assim, novos desafios e novas oportunidades no que tange o tratamento e a curadoria de imagens. Como o próprio Manovich aponta em seu artigo “Metadata, Mon Amour”, não significa deixar de lado as questões semióticas e hermenêuticas, mas recalibrá-las. Torna-se essencial observar a larga escala do banco de dados (database) de imagens disponíveis, ao invés de uma única imagem. Para elucidar sua perspectiva, o autor russo utiliza como exemplo três filmes – Close-up (Antonioni, 1996), Blade Runner (Scott, 1982) e Minority Report (Spielberg, 2002) – e destaca a relação dos protagonistas com as imagens. Nos dois primeiros filmes há a observação detalhada (reenquadramentos e reposicionamentos) de apenas uma única imagem, enquanto no terceiro filme o personagem busca por informações através da combinação de imagens disponíveis em um banco de dados. “The message is clear: by itself, a single image is useless – it only acquires significance in relation to a larger database.” (Manovich, 2002, p.4).
    Desta maneira, partindo do princípio que os bancos de dados podem funcionar como um repositório de memória coletiva que, por sua vez, pode vir a impactar no enorme acervo eletrônico audiovisual utilizado nas práticas publicitárias atuais, de que maneira as imagens disponibilizadas pela Getty Images, por exemplo, afetam o mercado publicitário? Como consequência, quais são as características específicas e diferenciais de um arquivo, de um banco de imagens e de uma coleção?
    No contexto de multiplicidade imagética os conglomerados de mídia e a própria publicidade vivenciam novos paradigmas e buscam por novas estratégias para estabelecer pontos de contato com o novo consumidor e novas linguagens narrativas para estimular o diálogo e o envolvimento com as marcas, de forma geral. A persuasão publicitária vai aos poucos transformando-se em entretenimento interativo.
    Os bancos de dados audiovisuais crescem, justamente, por conta da lógica arquivista de acúmulo de conteúdo favorecida pelas novas tecnologias. Lev Manovich aponta a existência de inúmeros objetos midiáticos que sequer contam histórias, que parecem funcionar apenas como coleções de itens individuais sem qualquer tipo de organização hierárquica entre seus elementos. Propõem, entre outras estratégias, uma nova metodologia de visualização de imagens que é marcada, essencialmente, pela multiplicidade e que possibilita novas investigações de arranjos e montagens não-lineares.
    É precisamente sobre os “objetos midiáticos” apontados por Lev Manovich que parece ser importante se debruçar e refletir criticamente. A coleção de itens audiovisuais que alguns profissionais de publicidade buscam utilizar como fonte de trabalhos criativos e premissas estéticas de suas narrativas torna-se, assim, objeto central do artigo aqui proposto.
    As fissuras e as incompletudes das imagens são expostas em novos arranjos e novas montagens publicitárias. Logo, seria possível pensar o cenário contemporâneo a partir de uma reconfiguração tecnológica que se processa e se evidencia na linha de montagem e na escolha de imagens através dos thumbnails, como por exemplo em três campanhas institucionais da Getty Images elaboradas pela AlmpBBDO (uma das principais agências publicitárias do Brasil).
    Sendo assim, este trabalho pretendo discutir, analisar e problematizar as imagens utilizadas e o processo de realização dos filmes; “From Love to Bingo”, “Endless Possibilities – Getty Images” e “85 Seconds” como uma estratégia para pensar novas práticas de montagem e de comunicação publicitária em um cenário marcado pelo digital.

Bibliografia

    ELSAESSER, Thomas. Harun Farocki – Working on the Sightlines. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2004.
    ERNST, Wolfgang. Digital Memory and the archive. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.
    Found Footage Magazine – issue#1 – October 2015 www.foundfootagemagazine.com
    HUYSSEN, Andréas. Seduzidos pela Memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
    LUNDEMO, Trond. Archives and Technological Selection. https://www.erudit.org/fr/revues/cine/2014-v24-n2-3-cine01417/1025147ar/. Acessado em: 30 mar. 2018.
    MANOVICH, Lev. The Language of New Media. The MIT Press, 2001.
    ___. Metadata, Mon Amour. 2002. http://manovich.net/index.php/projects/metadata-mon-amour. Acessado em: 06 abr. 2018.
    ___. How to compare one million images? 2011. http://manovich.net/index.php/projects/how-to-compare. Acessado em 16 abr. 2018.
    ___. O Banco de Dados. Revista ECO-Pós. v.18, n.1, 2015.
    MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.