Trabalhos Aprovados 2018

Ficha do Proponente

Proponente

    Ignacio Del Valle Dávila (UNILA)

Minicurrículo

    Professor da graduação em Cinema e Audiovisual da UNILA e professor colaborador da pós-graduação em Multimeios da UNICAMP. Doutor em Cinema e Mestre em Artes do Espetáculo e Mídias, ambos pela Université Toulouse II. Pós-doutor em História pela USP (bolsista FAPESP) e pós-doutor em Multimeios pela UNICAMP (bolsista PNPD/CAPES). É autor dos livros Cámaras en trance: el nuevo cine latino-americano, un proyecto cinematográfico subcontinental (2014) e Le Nouveau cinéma latino-américain (2015).

Ficha do Trabalho

Título

    Transferências culturais dos cinemas latino-americanos dos anos 1968

Seminário

    Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados

Resumo

    Nesta apresentação propomos uma reflexão metodológica sobre o estudo dos cinemas políticos latino-americanos dos “anos 1968” a partir da análise das transferências culturais existentes entre eles, considerando uma escala transnacional e de longa duração. Sustentamos que a historiografia dos cinemas latino-americanos dos anos 1968 se enriqueceria ao privilegiar o estudo dos fenômenos, objetos e agentes que circularam entre espaços nacionais, bem como das negociações de sentidos que surgem dessas

Resumo expandido

    O objetivo desta apresentação é propor uma reflexão sobre as potencialidades metodológicas do estudo histórico das transferências e circulações culturais entre os cinemas latino-americanos de do final dos anos 1960 e começo dos anos 1970. Em meio à rememoração dos cinquenta anos do “momento 1968”, pretende-se estudar esse período nos cinemas latino-americanos a partir de uma dimensão transnacional e de uma perspectiva de longa duração. Nesse sentido, propomos um olhar para “os anos 1968” que conceba esse “marco” em uma escala temporal e geográfica que não se limita ao famoso Maio francês nem ao ano calendário, mas que abranja também os processos políticos e culturais imediatamente anteriores e posteriores a 1968, dos quais o cinema foi uma das principais manifestações artísticas e comunicacionais (FRANK, 2000).
    Desde a publicação dos primeiros livros na América Latina sobre a história dos nossos cinemas, no final dos anos 1950, a pesquisa historiográfica vernácula privilegiou o estudo da esfera nacional, enfatizando os vínculos entre os cinemas vernáculos e a identidade nacional, inclusive para pensar momentos de forte circulação e intercâmbio cultural, como os anos 1968. Em uma proporção menor, existem também, a partir dos anos 1980, estudos que adotam uma perspectiva comparativa para analisar como um fenômeno se manifesta em distintos espaços nacionais. Porém, a publicação de trabalhos comparativos sobre os cinemas latino-americanos foram muito mais frequentes na Europa e nos Estados Unidos do que na América Latina, pois nesses outros espaços geográficos e culturais existe uma tendência a considerar este subcontinente na sua globalidade. Somente nos últimos dez anos, em países como Brasil e Argentina, esta aproximação metodológica foi valorizada de modo mais frequente na hora de pesquisar os cinemas políticos latino-americanos dos anos 1968. Uma mostra desse relativo peso que vem ganhando o comparatismo é precisamente o seminário da Socine no qual se inscreve esta proposta.
    Sem pretender abrir mão das vantagens metodológicas de uma aproximação comparativa, proponho complementá-la com um estudo não apenas das semelhanças e diferenças entre casos distintos – proposta do comparatismo clássico –, mas também das suas conexões. A historiografia dos cinemas latino-americanos dos anos 1968 se enriqueceria se fosse adotada uma perspectiva que analisasse as transferências “entre” as fronteiras (ESPAGNE, 2013), ou seja, um estudo em detalhe dos fenômenos, objetos e agentes que circularam entre espaços nacionais, e dos processos de negociação de sentidos que surgem dessas trocas. Essas transferências trazem consigo processos de re-semantização, re-significação, tradução de debates teóricos, práticas estéticas e posicionamentos políticos, discutidos em espaços de socialização transnacional (como festivais ou revistas especializadas), mas que foram, ao mesmo tempo, adaptados às particularidades dos diversos contextos nacionais.
    Longe de ignorar a identidade nacional, tais debates integram preocupação com esse debate a um espaço de intercâmbios transnacionais. O estudo desses intercâmbios não significa apagar as diferenças entre dois ou mais espaços separados, mas potencializar a análise das trocas, das negociações, das tensões e, dependendo dos casos, dos conflitos subjacentes à circulação. Dessa maneira, fenômenos característicos dos cinemas políticos e militantes dos anos 1968, que apareciam inicialmente como próprios de uma cinematografia específica – como, por exemplo, a crítica à noção de autor cinematográfico ou a defesa do filme como obra aberta – se revelam problemáticas transnacionais que formam parte de uma discussão global sobre o cinema. Assim, o estudo das transferências possibilita novas perspectivas de se acercar dos cinemas latino-americanos sem, por isso, esquecer as particularidades de cada contexto nacional ou regional.

Bibliografia

    BUCHSBAUM, J. “Militant Third World film distribution in the United States, 1970-1980”. Canadian Journal of Film Studies, vol. 24, n. 2, 2015, p. 51-65.
    FRANK, R. “Introduction”. In. Dreyfus-Armand, G., Frank, R., Lévy, M.-F., Zancarini-Fournel, M. (org.). Les années 68: Le temps de la contestation. Bruxelas: Complexe, 2000, p. 13-21.
    GOBILLE, B. “Introduction. Circulations révolutionnaires. Une histoire connectée et ‘à parts égales’ des ‘années 1968’”. Monde(s), Rennes, n. 11, 2017, p. 13-36.
    JAMESON, F. “Periodizing the 60s”. Social Text, The 60’s without Apology. Durham, n. 9/10, 1984, p. 178-209.
    AVELLAR, J. C. A ponte clandestina, teorias de cinema na América Latina. São Paulo: Editora 34, 1995.
    MESTMAN, M. (org.). Las rupturas del 68 en el cine de América Latina. Buenos Aires: Akal, 2016.
    VILLAÇA, M. “Os acontecimentos de 1968 e seu impacto na produção e circulação do Nuevo Cine Latinoamericano”. Anais Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC, Vitória, 2008.