Trabalhos Aprovados 2018

Ficha do Proponente

Proponente

    Renato Pannacci (Unicamp)

Minicurrículo

    Doutorando e mestre em Multimeios pela Unicamp. Em livro publicou “O cinema e a crítica de Jairo Ferreira” (Alameda/FAPESP, 2015) e organizou “Luiz Rosemberg Filho: Encontros” (Azougue, 2015). Realizou curtas-metragens em Super 8mm como “O cinema segundo Luiz Rô” (2013), “Trem” (2015) e “A propósito de Willer” (2016).

Ficha do Trabalho

Título

    Antropofagia e distanciamento em “A$suntina das Amérikas” (1975)

Resumo

    “A$suntina das Amerikas” (1975), de Luiz Rosemberg Filho, subverte convenções do gênero musical hollywoodiano, numa perspectiva própria ao conceito de Antropofagia Cultural para refletir acerca da influência da cultura de massa e do cinema norte-americano na sociedade brasileira. O filme dialoga também com o “V-effekt” (efeito de distanciamento) pensado por Bertold Brecht. Interditado integralmente pela censura federal, “A$suntina” foi liberado apenas para exibições no exterior.

Resumo expandido

    “A$suntina das Amérikas”, filme realizado por Luiz Rosemberg Filho em 1975, lida com a questão do escracho própria aos filmes do período do Cinema Marginal. Bebe na fonte da chanchada e subverte convenções do musical hollywoodiano, refletindo sobre o país e sobre as questões de sua época com certo humor e viés nonsense, em contraposição aos filmes anteriores do autor, como “O jardim das espumas” (1970) e “Imagens” (1972), obras imbuídas de tom mais sério e amargo. O longa possui cunho antropofágico – no sentido da Antropofagia Cultural proposta por Oswald de Andrade – comum às artes e ao cinema brasileiro no período. A estética da colagem, característica que se aprofundará na obra posterior de Rosemberg, já se faz presente, através da utilização de imagens e sons de arquivo e de citações diversas ao cinema norte-americano e à cultura pop. O contato do diretor com o trabalho de Analu Prestes no teatro foi crucial para a concepção do filme, escrito especialmente para a atriz, que anteriormente atuou em peças do Teatro Oficina em sua fase mais radical, como “Gracias, Señor”, encenada em 1972. Obra anárquica e de verve libertária e contestadora, com vazão para o improviso e atuações performáticas, “A$suntina das Amérikas” “é um filme explosivo, um antimusical sobre as influências de Hollywood na realidade brasileira”, como definiu à época Jairo Ferreira. Desde a infância Rosemberg sempre admirou o cinema musical norte-americano, e a partir do momento que tomou contato com as peças musicais escritas por Bertold Brecht, tinha em mente que o gênero clássico hollywoodiano poderia ter suas convenções subvertidas e transformadas em reflexões mais aprofundadas acerca da realidade brasileira. De fato, trata-se de uma obra que trabalha intensamente com os procedimentos de distanciamento / desilusão propostos por Brecht. “A$suntina das Amérikas” foi filmado e montado em 1974, tendo sua produção interrompida no ano seguinte por falta de verba. Rosemberg conseguiu financiamento com a Embrafilme no ano seguinte, para a finalização e distribuição do longa. Porém, antes que pudesse estrear no circuito de exibição comercial, “A$untina” foi interditado integralmente pela censura federal, posteriormente sendo liberado apenas para exibições em festivais de cinema no exterior. Durante a comunicação abordaremos os laudos da censura e parte da fortuna crítica sobre o filme, artigos de críticos como Jairo Ferreira (Folha de S. Paulo) e Jean-Claude Bernardet (Última Hora), que documentaram e refletiram acerca do filme e sua interdição.

Bibliografia

    ANDRADE, Oswald de. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 2011.
    BERNARDET, Jean-Claude. Contra a importação do modelo americano in Última Hora. Rio de Janeiro, 14/03/1976.
    COELHO, Renato (org.). Mostra Jairo Ferreira: Cinema de Invenção. São Paulo: CCBB, 2012.
    _______; BETTIM, Priscyla (org.). Luiz Rosemberg Filho – Encontros. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.
    _______; ESTEVES, Leonardo (org.). Rosemberg 70: Cinema de afeto. Rio de Janeiro: Cavídeo, 2015.
    FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo: Max Limoad, 1986.
    _______; A$$untina das Amerikas só para estrangeiros in Folha de S. Paulo, 28/06/1978.
    _______; Luiz Rosemberg amaldiçoa a Embrafilme por causa de A$$suntina das Amérikas in Folha de S.Paulo, 25/03/1976.
    RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973): A representação em seu limite. São Paulo: Brasiliense, 1987.
    ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo, Perspectiva, 1985.