Trabalhos Aprovados 2018

Ficha do Proponente

Proponente

    Carolina de Oliveira Silva (UPM)

Minicurrículo

    Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em História da Arte pela Faculdade Paulista de Artes e bacharel em Rádio e TV (UAM), trabalha como redatora de texto, editora de vídeo e professora de Rádio e TV do SENAC. É membro do grupo de estudos sobre Cultura Pop (UAM) e atualmente pesquisa a construção do corpo feminino nos filmes de ficção científica brasileiros.

Ficha do Trabalho

Título

    À SOMBRA DA FEMME FATALE: algumas personagens femininas em Tarantino

Seminário

    Mulheres no cinema e audiovisual

Resumo

    Este artigo discute aspectos da infantilidade como construção das personagens femininas nos filmes Kill Bill, À Prova de Morte e Django Livre de Quentin Tarantino. Ao analisar as protagonistas, explicamos os desdobramentos designados a figura da femme fatale em meio as prerrogativas do pós-feminismo. Utilizando autores como Helen Hanson (2007), Slavoj Zizek (2009) e Beatriz Preciado (2014), expomos não apenas a ênfase na vitimização ou sexualização da figura feminina, mas em sua criticidade.

Resumo expandido

    Em “Hollywood Heroine – Women in Film Noir and the Female Gothic Film” (2007), Helen Hanson explica o surgimento da femme fatale como uma representação da ansiedade masculina sobre a liberdade sexual e econômica das mulheres na sociedade do pós-guerra. Embora essa figura tenha sido importante para os debates feministas sobre as políticas de representação em Hollywood, ela não se resume as polaridades. A crítica feminista da segunda onda na década de 1970 argumentava essa representação complexa da figura da femme fatale: olhar para o momento contemporâneo é reconhecer a sua variedade.
    Slavoj Zizek (2009) apresenta uma discussão para as possíveis interpretações advindas do espectador, utilizando a figura da femme fatale como exemplo de subversão. Zizek inclui a neo-femme fatale como uma figura mais eficaz na ameaça ao patriarcado que a sua espectral clássica, já que ela possui a consciência de que os homens fantasiam sobre ela e utiliza esse informação a seu favor. O estudo acerca dos arquétipos do gênero noir realizado por Lloyd Hughes (2005), enumera outras figuras femininas: a moll ou a “garota da sociedade”, um tipo de mulher que era seduzida pelo poder e riqueza, mortífera e a mother ou mãe, uma combinação de ingenuidade e cumplicidade, mas que ainda assim é corrompida pelos pecados em sua índole de dominação.
    Tais alternativas, prosseguem e são restituídas por Tarantino em um reconhecimento e ampliação de suas próprias personagens, agora aliadas a um comportamento histérico atribuído a uma possível fraqueza emocional feminina, mas que, na verdade, é também reconhecido até nas paranoicas personagens masculinas. A femme fatale é quase sempre condensada a competências negativas, introduzindo uma desordem no plácido mundo masculino, que é, também, subvertida: a mulher pode tomar diversas formas para atrair o homem. Logo, a modificação da figura feminina nos filmes de crime acontece devido a uma transformação das regras do que é privado e particular, são as mudanças históricas e sociais que imperam uma nova identidade para a mulher, suscetível de ser transferida, reapropriada ou invertida.
    Como argumenta Kate Stables (1998) o filme pós-moderno emprega a femme fatale como um arquétipo universal da ansiedade – uma figura que exibe as novas preocupações culturais. Atrevida e forte, a neo-femme fatale leva as mulheres a um novo território, ainda que para Helen Hanson muitos filmes não sustentem uma relação direta com a experiência real das mulheres, a análise proposta aqui, indica o contrário.
    As protagonistas femininas em Kill Bill (2003/2004), À Prova de Morte (2007) e Django Livre (2012) estão submetidas a um tipo de construção complexa, ainda confundidas como apenas uma forma deleitosa à visão masculina, mas quando analisadas em seu lugar de opressão e resistência – reverberam espaços que pretendem conceber o sujeito feminino como autônomo. Nesse caso, um dos aspectos contemporâneos mais relevantes, é a tendência em poder neutralizar as interpretações misóginas que leem o corpo feminino de forma submissa.
    A subordinação feminina não é totalmente execrada nessas histórias de Tarantino, a exploração de concepções obsoletas que dão ênfase na vitimização ou na figura feminina como uma intérprete sexual, são trabalhadas não no sentido de confirmá-las, mas expô-las justamente de maneira crítica. O pós-feminismo, responsável pelo sujeito independente e criador de suas regras de conduta, não elimina seus estorvos – as esposas, amigas, vítimas e vulneráveis – elas serão incorporadas a identidade da neo-femme fatale, trazendo um leque de personagens sob à sombra, olhando para o momento atual e reconhecendo a sua diversidade.

Bibliografia

    COPJEC, Joan. Shades of Noir. London: Verso, 1993.

    FEMENÍAS, Maria Luisa. Pós-feminismo através de Judith Butler. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, vol.14, n.2, pp.549-571, 2006. Disponível em . Acesso em 10/07/17.

    HANSON, Heles. Hollywoody Heroines – Women in Film Noir and the Female Gothic Film. New York: I.B. Tauris, 2007.

    KAPLAN, Ann E. Women in Film Noir. London: BFI, 1998.

    KRISTEVA, Julia. The Kristeva Reader. New York: Columbia University Press, 1986.

    MULVEY, Laura; ROGERS, Anna Backman (orgs). Feminisms: Diversity, Difference and Multiplicity in Contemporary Film Cultures. Amsterdam: Amsterdam Univ. Press, 2015.
    PRECIADO, Beatriz. O manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

    BUIKEMA, Rosemarie; TUIN, Iris van der (ed.). Doing Gender in Media, Art and Culture. London: Routledge, 2009, pp.178-192.

    ZIZEK, Slavoj. Lacrimae rerum: ensaios sobre cinema moderno. São Paulo: Boitempo, 2009.