Trabalhos Aprovados 2018

Ficha do Proponente

Proponente

    Marco Túlio de Sousa Ulhôa (UFF)

Minicurrículo

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Ficha do Trabalho

Título

    José Lezama Lima e o anacronismo no cinema latino-americano

Seminário

    Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados

Resumo

    O estudo analisa as categorias estéticas e historiográficas produzidas pela obra e a teoria literárias do poeta e escritor cubano, José Lezama Lima, como aportes para a investigação do conceito de anacronismo e suas implicações no cinema latino-americano. As relações tecidas na teoria lezamiana entre a imagem, o tempo e a alteridade, embasam a análise do filme O Viajante Imóvel, adaptação do romance Paradiso, propondo uma perspectiva sobre o anacronismo no espaço-tempo cinematográfico.

Resumo expandido

    Propondo a existência de um campo relações passíveis de serem estabelecidas entre a produção teórica e literária do poeta e escritor cubano, José Lezama Lima, e os estudos estéticos e históricos do cinema latino-americano, o presente trabalho aborda as categorias criadas por Lezama Lima como elementos privilegiados na investigação do conceito de anacronismo e sua adesão aos fatos da cultura latino-americana. Partindo da definição do conceito de imagem cunhado pelo escritor em seus ensaios, aquele define a imagem como um domínio da alteridade existente na forma de um fenômeno, o texto associa o estatuto anacrônico da imagem na teoria lezamiana aos fundamentos diegéticos da narrativa cinematográfica, a fim traçar perspectivas estéticas, históricas e culturais que embasam a experiência das imagens no cinema latino-americano. Para isso, o estudo analisa a adaptação do romance Paradiso, publicado por Lezama Lima em 1966, no filme O Viajante Imóvel (2008), do cineasta cubano e pesquisador da obra de Lezama, Tomás Piard. A partir da película, os efeitos anacrônicos da linguagem cinematográfica são associados à escrita e ao pensamento teórico do autor cubano, produzindo uma interlocução consistente entre a obra de Lezama Lima e o campo cinematográfico. Tal empreitada fomenta a análise comparada do filme em questão, com outras produções inspiradas no viés anacrônico da literatura hispano-americana como, por exemplo, a adaptação do romance Concerto Barroco (1974), do escritor cubano Alejo Carpentier, o filme Barroco (1989), do cineasta mexicano, Paul Leduc, ou o filme baseado no conto homônimo de Gabriel García Márquez, Um senhor muito velho com asas enormes (1988), realizado pelo diretor argentino, Fernando Birri.
    Estabelecendo, portanto, um método de apreciação dos efeitos do anacronismo na linguagem cinematográfica que, por sua vez, encontra-se envolto das questões históricas e culturais que fundamentam os conceitos estéticos de José Lezama Lima e o discurso americanista da literatura hispano-americana produzida no século XX, almeja-se traçar uma perspectiva sobre a alteridade dos povos latino-americos e seus pontos de convergência com postura criativa dos cineastas latino-americanos, cujas produções dialogaram com a teoria literária. O anacronismo é o conceito que embasa tal investigação, na medida em que apresenta tanto uma perspectiva estético-cultural dos domínios da arte latino-americana, quanto um fundamento historiográfico das narrativas produzidas no continente. É, contudo, por estarem vinculados ao que Lezama Lima compreende como a existência sensível e fenomênica da própria imagem que a alteridade e o anacronismo apresentam as chaves para a compreensão de uma papel estético e político do cinema latino-americano, sobretudo, quando tais produções se propõem à dialogarem com a literatura fantástica e suas demais vertentes, como modo de questionar os princípios ontológicos do realismo.

Bibliografia

    BEJEL, Emilio. José Lezama Lima, poeta de la imagen. Madrid: Huerga y Fierro, Editores, 1994.
    CHIAMPI, Irlemar. A história tecida pela imagem. In: LEZAMA LIMA, José. A expressão americana; tradução Irlemar Chiampi. São Paulo: Brasiliense, 1988
    DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.
    DIDI-HUBERMAN. Georges. Diante do tempo: história da arte anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
    LEZAMA LIMA, José. A expressão americana; tradução Irlemar Chiampi. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.
    ____________. Las eras imaginarias. Madrid: Fundamentos, 1971.
    ____________. Paradiso. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Estação Liberdade, 2012.
    RANCIÈRE, Jacques. O conceito de anacronismo e a verdade do historiador. In: História, verdade e tempo. Org. Marlo Salomon. Chapecó: Argos, 2011.
    SOARES, Luis Eustáquio. José Lezama Lima: anacronia, lepra, barroco e utopia. Vitória: EDUFES, 2007.