Trabalhos Aprovados 2018

Ficha do Proponente

Proponente

    Alexandre Wahrhaftig (ECA-USP)

Minicurrículo

    Alexandre Wahrhaftig é doutorando desde 2018 do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, pelo qual concluiu mestrado em 2015 com pesquisa sobre o cinema de Abbas Kiarostami. Atualmente estuda a figura da repetição no cinema brasileiro moderno. É também montador, diretor e fotógrafo.

Ficha do Trabalho

Título

    A figura da repetição no cinema: três momentos

Resumo

    Com o intuito de realizar uma investigação sobre a figura da repetição no cinema, propomos aqui um percurso inicial por três momentos distintos. Primeiramente, abordaremos a “lógica da repetição” presente no primeiro cinema, a partir das observações de Doane. Em seguida, no contexto das vanguardas dos anos 20, o filme Balé mecânico (1923-4) aparece como caso incontronável. E, por fim, há a afirmação de peso de Luc Moullet de que a repetição é uma característica central para o cinema moderno.

Resumo expandido

    Um meio artístico fundado na duração, como é o caso do cinema, torna possível a existência da repetição em suas obras – os filmes. O termo repetição, contudo, soa bastante genérico se não melhor especificado. Sem uma restrição terminológica, ele pode ser aplicado para as mais distintas operações crítico-teóricas, servindo, por exemplo, tanto para o estudo dos gêneros cinematográficos – a repetição de temáticas e procedimentos estilísticos dentro de um mesmo gênero narrativo (como o western) – quanto para o estudo da materialidade fílmica – a repetição de fotogramas estáticos com sutis diferenças concretizando, na imagem, movimento e duração. Para além das questões intertextuais e materiais da repetição, deparamo-nos com a singularidade de filmes que, no interior de seu texto fílmico, exploram a figura da repetição. Se seguirmos as divisões propostas por Bellour (1979), em sua análise das “cine-repetições”, estaremos aqui diante de um tipo particular da “terceira repetição interna” ou repetição textual, um tipo que poderíamos chamar de repetição “intra-textual”.
    Uma abordagem possível de tal repetição poderia começar, seguindo um fio histórico, pelo primeiro cinema. O advento do corte no cinema, da montagem entre planos, deu vazão a diferentes lógicas de articulação espaço-temporais no primeiro cinema, dentre as quais uma pode ser vista exatamente como a “lógica da repetição”, segundo Mary Ann Doane (2002, p. 187). O filme Life of an American Fireman (1903), de Edwin Porter, fornece um exemplo significativo: a cena principal, em que um bombeiro entra em um prédio em chamas para resgatar pessoas presas, é mostrada duas vezes, integralmente, por dois pontos de vista distintos. Em retrospecto, tal lógica soa como uma antilógica narrativa, uma violação das regras de construção espaço-temporais. Tais “regras”, contudo, sequer haviam sido formuladas: pensar em violação seria um anacronismo. O que existe, positivamente, é uma literalidade na representação temporal.
    Em um salto para as vanguardas da década de 20, encontramos a repetição como figura constante da linguagem poético-musical de muitos filmes. O caso de Balé mecânico (1923-4), onde um determinado plano de poucos segundos de uma mulher subindo uma escada é repetido inúmeras vezes, aponta para um outro caráter da repetição. Fernand Léger escreve, especificamente sobre tal sequência, que sua intenção era inquietar o público e levá-lo à exasperação (1989, p. 160–1). Da literalidade de uma representação temporal, passamos para uma certa agressividade formal.
    Em ambos os casos, com suas significativas diferenças, a repetição se manifesta em fricção com o desenvolvimento linear temporal. Ela impõe o retorno enquanto princípio de organização temporal dos eventos no filme; um retorno não justificado pelos parâmetros narrativos tradicionais, cujo caso mais canônico seria o do flashback, e um retorno que inclusive representa uma agressividade dentro da própria poética de vanguarda dos anos 20.
    Não é surpresa, portanto, encontrarmos a figura da repetição qualificada, em formulação de Luc Moullet, como uma das características centrais da modernidade cinematográfica. A repetição de que fala Moullet é aquela que possibilita ao cinema moderno justificar sua “missão” de “fazer com que se aceite a noção de duração”; e que possibilita, pela estagnação das personagens, “verificarmos se o realizador, privado do álibi da evolução anedótica das personagens, é capaz ou não de evoluir ele mesmo” (1969, p. 61).
    Cabe indagarmos, com base na afirmação de Moullet, a possibilidade de um atravessamento histórico da manifestação da figura da repetição através do primeiro cinema, das vanguardas dos anos 20 e do cinema moderno. Nesse sentido, estabelecer as diferenças e semelhanças da repetição moderna em relação às repetições do primeiro cinema e das vanguardas é estimulante para uma investigação desse procedimento formal à luz da história.

Bibliografia

    BELLOUR, R. Cine-Repetitions. Screen, v. 20, n. 2, p. 65–72, verão 1979.
    DANEY, S. A rampa. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
    DOANE, M. A. The emergence of cinematic time: modernity, contingency, the archive. Cambridge, London: Harvard University Press, 2002.
    DUBOIS, P. Cinema, vídeo e Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
    ELSAESSER, T. (org.). Early cinema: space, frame, narrative. London: BFI Pub, 1990.
    KUENZLI, R. E. (org.). Dada and Surrealist Film. [s.l.] MIT Press, 1996.
    LÉGER, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989.
    MOULLET, L. Entretien aven Luc Moullet. Cahiers du Cinéma, n. 216, p. 40–49; 56–62, outubro 1969.
    XAVIER, I. Sétima arte: um culto moderno. São Paulo: Perspectiva, 1978.