Trabalhos Aprovados 2018

Ficha do Proponente

Proponente

    Anna Paula Soares Lemos (UNIGRANRIO)

Minicurrículo

    Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras – Depto. de Ciência da Literatura da UFRJ, atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Inter-Humanitas, PPGHCA/UNIGRANRIO. Defendeu no Mestrado a dissertação “Ariano Suassuna, o palhaço-professor” publicada pela Editora Multifoco. No Doutorado — com bolsa de pesquisa CNPq e PDEE- Capes – defendeu a tese Anotações de um diretor: o cinema de Federico Fellini na televisão.

Ficha do Trabalho

Título

    Federico Fellini: anotações de um diretor.

Mesa

    Estudos do roteiro: para além dos manuais e dos filmes realizados

Resumo

    Neste trabalho, faremos um close reading dos textos avulsos e roteiros originaisdo cineasta italiano Federico Fellini. Os argumentos L’ attore, L’ inferno e Mandrake foram originalmente direcionadas ao projeto Blocknotes di un Regista (Anotações de um diretor) de 1965. Eles serão em parte observados nos roteiros originais, nos textos avulsos e desenhos que estabelecem uma arquitetura muito reveladora dos últimos filmes de Fellini, Ginger e Fred (1985) e Entrevista (1987).

Resumo expandido

    Na medida do espetáculo, em estrutura figurativa, expressiva, dilatada, o cineasta Federico Fellini lança um olhar crítico, autossuficiente, autoral e desafiador ao mundo da indústria cultural do qual faz parte. Faz do seu estúdio 5 do complexo de cinema Cinecittà, uma “policlínica” que reestrutura as imagens do seu pensamento, de sua memória, de sua recordação, do seu mundo. Um cuidado artesanal que inicia o processo de reconstrução, desconstruindo, no texto, estruturas pré-estabelecidas. Em detalhados traços e blocos de anotações que estimulam não imagens, mas evocações, e não evocações diretas, mas sentidos, spectrus – cheiros, cores, gostos, sons – Fellini dilata os fracassos do mundo contemporâneo.
    A partir de Blocknotes di un regista pela primeira vez ele entra propriamente em cena, se colocando como espelho e agente das suas próprias críticas com não-roteiros, não-atores, não sequências. Renzo Renzi, crítico cinematográfico, documentarista e escritor, afirma que Fellini é ele mesmo um espelho: “Fellini, então, é um grande, às vezes entusiasmante, espelho. Um espelho de condições de vida deterioradas que ele sabe reviver internamente porque ele mesmo se reconhece nela com seus instrumentos instintivos…” (RENZI, 1994: 9)
    Metodologicamente, faremos um close reading das anotações originalmente direcionadas ao projeto Blocknotes di un Regista (Anotações de um diretor), de parte dos roteiros originais dos filmes selecionados e dos textos avulsos e desenhos que estabelecem uma arquitetura muito reveladora a partir do não filmado.
    Há três argumentos, considerados não filmados, que estão em parte nos filmes Ginger e Fred (1985) e Entrevista (1987). São eles L’attore, L’inferno e Mandrake.
    L’attore, o último projeto em que Fellini efetivamente trabalhou, faz uma reflexão sobre o mistério e a especial psicologia de um ator. Idealizado ao tom coloquial de um bate-papo com as imagens, o filme traz, como é frequente em Fellini, elementos autobiográficos e a melancolia do envelhecimento. Seus fragmentos transparecem a ideia de uma opera para a construção de sua autoficção.
    Já L’Inferno de A Divina Comédia se transforma em um inferno visto por Fellini, assediado por produtores televisivos americanos e japoneses que querem uma versão para o cinema do livro de Dante.
    Finalmente em Mandrake, Fellini propõe o personagem em variadas óticas possíveis: pela ótica realista, em ópera, em forma de sonho infantil, em chave de conto fantástico.
    Em cada um deles, se nota a crítica que se dá também nos roteiros originais, em suas anotações.
    Fellini, o cartunista dos neorrealistas, faz o jogo de acusar o contexto do qual faz parte com a ponta do lápis. E assim, o seu cinema é um ator ao estilo clown que fazendo parte do espetáculo exacerba as incertezas deslocando fotogramas, apagando as luzes, criticando o próprio espetáculo ao dilatar suas maiores fragilidades e ao fazer contraste com as suas certezas.

Bibliografia

    BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
    CAILLOIS, Rogers. I giochi e gli uomini – La maschera e la vertigine. Con note di
    Giampaolo Dossena. Milano: NuovoPortico Bompiani, 1981.
    FELLINI, Federico. Block-notes di un regista. Postfazione di Jacqueline Risset. Milano:
    Longanesi & C., 1988.
    FELLINI, Federico. Ginger e Fred. Rendiconto di un film a cura di Mino Guerrini.
    Sceneggiatura di Federico Fellini, Tonino Guerra e Tullio Pinelli. Milano: Longanesi & C.,
    1986.
    Documentos originas e anotações de roteiro dos filmes Intervista, Ginger e Fred e
    Roma (Fonte: Arquivo Fondazione Federico Fellini, Rimini, IT. / Centro Sperimentale
    di Cinematografia di Roma, Roma, IT. Consulta em Set/Out/Nov/Dez de 2011 com
    fomento de pesquisa PDEE/ Capes).
    FELLINI, Federico. A arte da visão. Tradução: Sergio Maduro. São Paulo: Martins
    Fontes (Selo Martins), 2012.
    FELLINI, Federico. Fazer um filme. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.