Trabalhos Aprovados 2018

Ficha do Proponente

Proponente

    Jeniffer Alves Cuty (UFRGS)

Minicurrículo

    Doutora Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora lotada no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio UFRGS. É pesquisadora junto ao Núcleo de Antropologia Visual do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Tem interesse nos seguintes temas: imaginário e memória coletiva, cinema, inclusão social, direitos humanos.

Ficha do Trabalho

Título

    ÓDIO E CORRUPÇÃO EM TELA: O MASSACRE EM RUANDA, 1994

Resumo

    Este trabalho visa analisar categorias identificadas na leitura fílmica de duas películas ficcionais, as quais se debruçam sobre o genocídio ocorrido em Ruanda, na África, em 1994. Os filmes escolhidos para a análise são Hotel Ruanda (2004) e Shake hands with the devil (2007), ambos realizados no país africano que inspirou os filmes e conduzidos pela visão dos seus protagonistas. A base metodológica são os estudos de análise fílmica e a teoria da memória e do imaginário coletivo.

Resumo expandido

    Este trabalho parte dos estudos desenvolvidos junto ao projeto M.I.D.I.A: Memória, Imaginário, Direitos, Inclusão e Acessibilidade, o qual coordeno na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MIDIA se dedica à memória da dor em Estados de Exceção e em situações de vulnerabilidades, por conta da violência urbana, considerando o referencial teórico da Memória e do Imaginário Coletivo em Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, e Gilbert Durand, bem como e, sobretudo, nos Direitos Humanos, por meio da leitura da doutrina no Direito Internacional e das cartas e dos tratados internacionais que vigoram desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). O projeto ainda aborda estudos de violência urbana e extrema vulnerabilidade relativa a mulheres com deficiência, em seus deslocamentos cotidianos pela cidade. No âmbito dos Direitos Humanos, sabe-se que existem três Sistemas Regionais no mundo, sendo eles o Interamericano, o Africano e o Europeu. O grupo de pesquisa está igualmente interessado em investigar situações de lesa-humanidade e suas representações em imagem audiovisual e fílmica nos contextos da América Latina e da África.
    Diante dessa proposta e com uma trajetória de estudos sobre processos de violência simbólica e ética (ler Judith Butler) em representações fílmicas de cidades, a pesquisadora se dedicou à análise de filmes focados no genocídio ocorrido em Ruanda, em 1994, no qual resultou em aproximadamente um milhão de mortos tut-sis e hutus moderados. Foram selecionados dois filmes ficcionais baseados neste fato, sendo eles, Hotel Ruanda (2004, direção de Terry George) e Shake hands with the devil (traduzido como A História de um Massacre, de 2007, dirigido por Roger Spottswoode). Ambos retratam a tragédia humana a partir da visão de dois homens, sendo um deles um africano Paul, gerente de um hotel de luxo e, o outro, o oficial canadense da ONU Romeo Dallaire, enviado ao país em missão de paz. A metodologia de análise segue a descrição fílmica, a análise de fotogramas (Aumont e Martin) e a análise da dinâmica e das opções fílmicas em relação ao fato relatado. Cabe o destaque à fala do personagem de Dallaire, o qual, ao final do filme, afirma que “o silêncio é muito alto”, o que o impossibilita de ficar só após tantos anos passados ao genocídio, aproximando esta cena às questões trabalhadas por Benjamin nos textos “Experiência e Pobreza” e “O narrador” (1993).
    Na busca do estado da arte acerca do tema do genocídio em Ruanda e temas correlatos, localizamos setenta trabalhos listados na Plataforma Capes. Os aspectos de crimes de lesa-humanidade, crimes de guerra, crimes de estupro e evidente contexto impregnado da cultura da corrupção estão abordados nas pesquisas localizadas, mas não, necessariamente, inter-relacionadas. Esta pesquisa, portanto, visa identificar as correlações da corrupção e dos processos de lutas étnicas representados pelas películas estudadas e verificar como o cinema, neste caso, pode ser difundido na educação e nas práticas cotidianas dos direitos humanos. O estudo segue ainda a lógica de lembrar para que nunca mais aconteça, respeitando os preceitos do Direito à Memória.

Bibliografia

    ALVES, Ana Cristina Araujo. CONTOS SOBRE RUANDA: uma análise crítica das narrativas sobre o genocídio ruandês de 1994. 01/05/2005 158 f. Mestrado em Relações Internacionais. PUC:RJ, RJ. Biblioteca Depositária: Biblioteca Central.
    AUMONT, J.; MARIE, M. Análisis del film. 2. ed. Barcelona: Paidós, 1993.
    BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. 6. ed. Petropolis : Vozes, 2009.
    BENJAMIN, Walter. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov” In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre Literatura e Historia da Cultura. São Paulo, Brasiliense, 1993. p. 197 a 221.
    DURAND, Gilbert. Campos do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
    HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
    JUNIOR, João Samuel Rodrigues dos Santos. Condicionantes Históricos e sociológicos do genocídio de Ruanda em 1994: escrito da dor. 01/11/2012 1 f. Mestrado em Sociologia. UFSCar, São Carlos. Biblioteca Depositária: Biblioteca Comunitária/UFSCar.