NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que a SOCINE comunica o falecimento do nosso amigo Osmar Gonçalves, professor da UFC e membro da Diretoria na gestão de 2021 a 2023.

Amigo de personalidade generosa, sensível, de olhar perspicaz para a dimensão das correlações arte contemporânea, especialmente entre a fotografia e o cinema; Osmar foi imprescindível para a elaboração e realização do Prêmio Socine, cuja primeira edição ocorreu em 2023.

Professor da Universidade Federal do Ceará e do programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM-UFC), é doutor em Comunicação pela UFMG, com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Alemanha). Realizou pós-doutorado em Arte Contemporânea na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2015) e  foi pesquisador visitante na New York University (2022).

Além das parcerias com colegas de diversas universidades brasileiras (UFRJ, da UnB, da USP e da UFPE), Osmar mantinha cooperações acadêmicas com LIRA – Laboratoire International de Recherches en Arts da Sorbonne Nouvelle (França), da Ruhr-Universität Bochum (Alemanha). Contribuiu como pesquisador e como Diretor Científico da Compós, onde coordenou o GT Comunicação, Artes e Tecnologias da Imagem. Na Socine, além de participar de Conselhos e Diretoria, coordenou o ST Interseções Cinema e Arte.

Organizou os livros “Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea” (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, “Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões” (Casa das Musas, 2013). Em 2019, Osmar recebeu um o prêmio de fotografia PrixPhoto da Aliança Francesa.

A densidade, serenidade e delicadeza que marcaram a trajetória de Osmar, como fotógrafo, professor, pesquisador, companheiro de Diretoria, de trabalho e, principalmente, como amigo, deixará imensa saudade!

Que seus ensinamentos, reflexões e sua memória sigam vivas!

Nossos sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos de Osmar.

Diretoria Socine

Nota de pesar

Category: Notícias
17 views