VII Fórum Discente

Tema: Sobre os lugares que ocupamos, construímos e desejamos

08/11 – 18h – Sala C203

Nós, representantes discentes, nos reunimos para pensar quais seriam os pontos de pauta para o nosso VII Fórum Discente. Diante da renovação política no Brasil, a angústia do último fórum, realizado em meio a retrocessos políticos e sociais, de certa maneira, fora amenizada. Contudo, nossas preocupações enquanto discentes, pesquisadores e futuros docentes em um país que pouco valoriza o fazer científico na área de humanas, ainda é um pesadelo que nos acompanha dia e noite.

Não podemos deixar de apontar os avanços: o ajuste das bolsas de pesquisa que são, para muitos, cruciais do ponto de vista da dedicação e sobrevivência em nosso momento de formação. E no meio disso, ainda que comemorações estejam no horizonte, é importante frisar que o ajuste, aguardado por anos, ainda não é suficiente diante das inúmeras atividades que nos são exigidas durante o período de pesquisa. Além disso, as incertezas nos programas de pós-graduação no que se refere à falta de investimentos e, consequentemente, das infraestruturas adequadas às necessidades de pesquisa, são situações que nos deixam ainda mais insatisfeitos.

É nesse horizonte nebuloso e incerto que devemos, mais do que nunca, pensar sobre quais os lugares que queremos ocupar e, principalmente, como vamos construí-los de forma que sejam mais acolhedores, diversos e menos hierarquizados. Como construir um ambiente acadêmico de troca e diálogo que, de fato, valorize seus discentes, tendo em vista que, na própria Socine – um dos espaços mais importantes de compartilhamento e debates de pesquisas na área de cinema e audiovisual do país -, mestranda/o/es e doutoranda/o/es representam pelo menos, 55% de associados ativos?

Dessa maneira, aproveitamos para propor um debate para o nosso VII Fórum Discente sobre o papel e o lugar que os discentes associados à Socine ocupam e desejam ocupar ainda mais. Incentivamos que nossos colegas tragam suas demandas e ideias a serem tocadas pela próxima gestão do conselho deliberativo. É bom lembrar que esta foi a primeira vez que tivemos cinco vagas para representantes discentes, então, desejamos que cada vez mais esses lugares sejam ocupados por vozes diversas espalhadas pelo Brasil.

O Fórum Discente, além de convidar ao diálogo sobre as questões do encontro, é um momento importante para trocarmos experiências, atualizarmos a comunidade sobre a atuação discente e promovermos um momento de escuta coletiva diante de nosso campo de pesquisa.

Atenciosamente,

Álvaro Renan José de Brito Alves (UFPE)

Carolina de Oliveira Silva (UNICAMP)

Kamilla Medeiros do Nascimento (UFRJ)

Lívia Maria Gonçalves Cabrera (UFF)

Sonia Maria Santos Pereira da Rocha (UFRGS)

Representantes Discentes da SOCINE (2021-2023)

VII Fórum Discente

Category: Notícias
41 views