VI Fórum de Discentes de Pós-Graduação da SOCINE

Passado, presente e futuro: memória, ação e esperança na construção de uma perspectiva coletiva

 

Dia 09/11 – 19h – Sala 105 CTR

 

Nós, representantes discentes, diante de um momento crucial para a história recente do Brasil, nos reunimos para definir o tema e os pontos de pauta do VI Fórum de Discentes de Pós-Graduação da SOCINE. Poucos são os dias que separaram o resultado do segundo turno das eleições presidenciais e o nosso encontro anual, desta vez realizado em São Paulo, presencialmente, entre os dias 8 e 11 de novembro e 14 e 15 de novembro de forma remota.

Seria difícil não levantar o histórico do que já foi discutido nos últimos Fóruns realizados e com isso constatar um cenário social de retrocessos e violências, cada vez mais, desenfreados e incentivados por um projeto político antidemocrático que vem se alastrando de forma mais escancarada pelo menos desde 2016. Incertezas e esperanças se amontoam por todos os lados e é por isso que esta é uma pequena carta endereçada ao nosso futuro que está logo ali, virando a esquina.

Inventar esse futuro coletivo nos parece ser uma das formas mais urgentes de enfrentamento para quebrar esse ciclo que levou o país a índices alarmantes de desigualdades de todos os tipos e graus. Contudo, isso não é possível sem um profundo resgate da nossa memória e da consciência de que para haver tal invenção, precisamos agir no aqui e agora.

 

Nesse sentido, aproveitamos para propor alguns debates:

(1) Momento de escuta: política de permanência para os estudantes nos programas de pós-graduação, reajuste das bolsas, oferecimento de estruturas e recursos pelos programas, pesquisa diante da instabilidade da área e outros temas que possam surgir;

(2) Ações da SOCINE para promover a participação dos alunos – o que foi feito até agora, expectativas e novas possibilidades;

(3) Como fomentar a nossa identidade como pesquisadores da área de Comunicação, Cinema e Audiovisual?

 

O Fórum Discente, além de convidar ao diálogo sobre as questões do encontro, é um momento importante para trocarmos experiências, atualizarmos a comunidade sobre a atuação discente e promovermos um momento de escuta coletiva diante de nosso campo de pesquisa.

 

Atenciosamente,

 

Álvaro Renan José de Brito Alves (UFPE)

Carolina de Oliveira Silva (UNICAMP)

Kamilla Medeiros do Nascimento (UFRJ)

Lívia Maria Gonçalves Cabrera (UFF)

Sonia Maria Santos Pereira da Rocha (UFRGS)

Representantes Discentes da SOCINE (2021-2023)

VI Fórum de Discentes de Pós-Graduação da SOCINE

Category: Notícias
82 views